Pular para o conteúdo principal

Manchete do momento - PF investigará câmeras escondidas em apartamento de deputada federal Mecanismo estava em pleno funcionamento, em Brasília

  Polícia Federal (PF) investigará a instalação de câmeras escondidas encontradas em um apartamento da deputada federal Dayany Bittencourt (foto) (União-CE), em Brasília. O caso já estava sendo apurado pela Polícia Civil do Distrito Federal, após o equipamento ter sido encontrado escondido em meio a disparadores de água e sensores de fumaça, em 2023. A entrada da PF no caso foi por determinação do ministro interino da Justiça e Segurança Pública, Manoel Carlos de Almeida Neto, após reunir-se com a parlamentar. No ofício, Almeida Neto cita “suposta prática dos crimes de violação de domicílio e registro não autorizado de intimidade, cometidos contra a deputada durante o exercício do seu mandato e de sua atividade política”. Registros audiovisuais As câmeras foram encontradas por assessores da parlamentar em um apartamento alugado por ela na Asa Norte, em agosto do ano passado. Além de quatro câmeras espiãs, havia, no local, microfones, cabos de internet e um aparelho gravador DVR e um mo

Observatório de Juazeiro do Norte envia fotos da lua para projeto astronômico mundial

NOTÍCIAS
"Por Sílvio Mauro
Da Agência Funcap

A Estação Astronômica PieGise, de Juazeiro do Norte, representou o Brasil no projeto “The moon for all mankind” (A lua para toda a humanidade)”, que criou um mosaico da lua com imagens enviadas por 40 países. Lançada pelo comitê de Astronomia da ilha de Malta, localizada no Mar Mediterrâneo (ao sul da Itália), a campanha mobilizou, ao todo, 40 países para produzir um mosaico de 1,25 da lua cheia a partir de fotos feitas nos dias dias 9 de maio e 7 de junho.


Segundo o astrônomo Valmir Morais, proprietário da estação, muitos observatórios tentaram obter as imagens mas alguns, por causa das condições meteorológicas, não conseguiram bons resultados. Ele explica que no caso de Juazeiro do Norte, por causa da estação chuvosa, foi preciso tirar fotos alguns dias antes e depois das datas fixadas pelo comitê, para formar a imagem enviada para o projeto.

O trabalho, vale destacar, não foi simples. “Foram obtidas duas mil imagens. Depois, através de softwares, chegamos a 1.616”, lembra Valmir. Foi feita nova composição, com a ajuda do computador, e o resultado foram 79 fotos aproveitadas. Dessas, foi formada a parte brasileira do mosaico, mais uma vez através de programas de tratamento de imagens.

O projeto “The moon for all mankind” faz parte das comemorações do Ano Internacional da Astronomia (celebrado em 2009) e foi lançado pelo comitê de Malta para lembrar o 40º aniversário da chegada do Homem à Lua e os 400 anos da primeira utilização da luneta por Galileu Gallilei. Ao Brasil, de acordo com Valmir, foi atribuída a tarefa de fotografar a seção lunar 40, uma área situada nas proximidades da cratera Tycho que tem 86 km diâmetro e uma profundidade que chega a 4.800 metros.

Uma das informações interessantes sobre o projeto é que nem todos os países mandaram fotos recentes. A Itália, por exemplo, enviou imagens feitas há 400 anos pelo próprio Galileu Galilei. Outro dado curioso é que a fonte usada pelos organizadores é a mesma da placa fixada na lua pelos astronautas da Apollo 11, em 1969, que trazia uma mensagem de paz (“here men from the planet earth first set foot upon the moon. We came in peace for all mankind” – aqui, homens do planeta terra pisaram pela primeira vez na lua. Viemos em paz em nome de toda a humanidade). Mais informações estão disponíveis no endereço iya2009malta.page.tl/The-moon-for-all-mankind.htm. O conteúdo é em inglês.


Iniciativa para divulgar a ciência
Segundo Valmir Morais, existem cinco pontos de observação astronômica no Ceará. Além do principal, em Fortaleza, há observatórios em Sobral, Jijoca de Jericoacoara, Limoeiro do Norte e Juazeiro do Norte – esta última, sede da estação PieGise. O local, mantido sem apoio de instituições públicas, é aberto ao público e se destina a divulgar a Astronomia entre a população.

Em maio último, a estação se filiou à organização Astronomers Without Borders (Astrônomos Sem Fronteira), uma Organização Não Governamental (ONG) com 166 filiados em todo o mundo, sendo 12 do Brasil, que se dedica a promover o compartilhamento de recursos e informações relacionadas à Astronomia. Além do projeto “The moon for all mankind”, a estação também integra outros projetos mundiais. Mais informações podem ser obtidas no endereço astro-piegise.blogspot.com.

Valmir destaca que, apesar de mantida com recursos privados, a Estação Piegise não cobra nada pelo uso dos equipamentos e está aberta a qualquer pessoa interessada em Astronomia. Visitas podem ser agendadas através do telefone (88) 3511-2738. O endereço é rua São Luís, 492, bairro São Miguel, Juazeiro do Norte."

Fonte:Site da Funcap

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.