sábado, 31 de outubro de 2009

Festa das Almas celebra finados em Ocara(CE)

"A tradicional Festa das Almas, que acontece anualmente na cidade de Ocara, distante 95km de Fortaleza, reúne os fieis para a celebração em homenagem aos que já passaram por esta vida. Realizada sempre nos dias em que antecedem o Dia de Finados, o evento já se consolidou na cidade e integra moradores de municípios vizinhos, como Aracoiaba, Guaiúba, Cascavel, Ibaretama, entre outros.

O surgimento da Festa das Almas coincide com a fundação da cidade e, por este motivo, é a preservação da identidade dos cidadãos de Ocara. O evento começou no dia 30 de outubro e terminará em 2 de novembro, com show em praça pública.

No entanto, a principal atração acontece na noite do domingo e durante a madrugada de segunda-feira, quando os fieis participam da missa realizada no cemitério e percorrem um pequeno trajeto com velas, no sentido de iluminar o caminho daqueles que já partiram, segundo destacam os organizadores.

Durante todo este período, permanecem em vigília e orações. O cemitério fica totalmente iluminado, em decorrência da quantidade de velas acesas. A novidade, de acordo com a secretária de Cultura, Esportes e Juventude de Ocara, Auricélia Alves, é a participação mais ativa da Igreja Católica, com a realização de confissões.

"Haverá também confissões nos bairros, recitação do terço das almas e a missa. Pela primeira vez, haverá a realização da Romaria das Almas", disse a secretária. Depois da missa, o grupo folclórico de Ocara, Pisada do Sertão, faz a apresentação do reisado "Boi Coração"."

Fonte:Prefeitura de Ocara

3 comentários:

Anônimo disse...

muito bom!!parabens a secretaria de cultura pelo belo trabalho.

Anônimo disse...

Ocara está de parabéns pela a organização da festa e pela estrutura montada.
O prefeito dessa cidade é nota 10.

Anônimo disse...

frequento essa festa a 9 anos e a cada ano que passa ela fica melhor! parabéns a organização da festa e a prefeitura de Ocara!