sexta-feira, 20 de novembro de 2009

José Serra confirma visita ao Ceará

"O governador de São Paulo, José Serra, um dos presidenciáveis tucanos ao lado do mineiro Aécio Neves, confirmou, nesta sexta-feira, por meio de sua assessoria de imprensa, que vem ao Ceará no próximo dia 27. Na agenda dele, palestra sobre o tema “Cenários Nacional e Internacional”, a partir das 11 horas, no auditório da Federação das Indústrias do Estado (Fiec).

José Serra vem como convidado do ciclo de palestras que o Centro Industrial do Cear[a (CIC) promove para festejar seus 90 anos de atividades. Serra deve aproveitar para um encontro com militantes do PSDB. O local ainda está em acerto.

No Ceará, ele divide com Aécio preferências dos tucanos em termos de candidatura presidencial. Há setores que consideram Serra pesado e estigmatizado com relação a questões do Nordeste, enquanto outros segmentos do PSDB o veem com qualidades de um bom gestor para o País."

Fonte:Blg do Eliomar de Lima

Juazeiro do Norte-CE: Apuração confirma pesquisa do Miséria: Cláuver e Valdetário vencem eleição da OAB local

"A pesquisa boca de urna feita pelo Site Miséria e divulgada por volta das 15 horas de hoje praticamente antecipou a vitória do advogado Cláuver Renê Luciano Barreto, de 29 anos, para presidir a Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Juazeiro do Norte. Se na pesquisa ele obteve 63,74 por cento, na apuração oficial o candidato vitorioso ficou com 61,76% e fez a festa tão logo o resultado foi totalizado pela urna eletrônica e anunciado pelo presidente do pleito, Carlos Alberto Milfont.

O advogado José Boaventura Filho, de 35 anos, ficou em segundo lugar com 32,94% ou um pouco menos que os 35,17% que lhe foram conferidos na pesquisa boca de urna do Miséria. De acordo com o boletim oficial os votos brancos e nulos totalizaram 5,2 por cento. Em nível de disputa pelo comando da OAB no Ceará, o candidato de Cláuver também foi vitorioso na urna de Juazeiro. Valdetário Monteiro obteve 54,11% contra 28,52% dados a Erinaldo Dantas e mais 10,58% para Edson Santana na terceira colocação.

Ao todo, votaram 340 advogados dos 366 aptos ao voto com 210 sufrágios em favor de Cláuver e outros 112 para Boaventura. A sexta-feira foi de grande movimentação na sede da OAB que funciona no Bairro Lagoa Seca. A votação começou as oito e foi encerrada às 16 horas. A vice na chapa de Cláuver é a advogada Zulene Guimarães que aparece na foto acima com ele e Valdetário que concorre para a presidência da Ordem no Ceará.

A posse do novo presidente deve ocorrer no mês de janeiro quando substituirá Quezado Neto. Logo após o anúncio do resultado, Cláuver conversou com a reportagem do Site Miséria e, brincando, disse: “quase que vocês acertavam o resultado. Ele confirmou a intenção de executar metas como a busca pela autonomia financeira da subseção de Juazeiro que depende de Fortaleza; a ampliação dos benefícios da CAACE (Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará); o resgate das prerrogativas do advogado e a interiorização da FESAC (Fundação Escola Superior de Advocacia do Ceará)."

Fonte:Site Miséria

O TWITTER ME CONTOU NOVIDADES

-Hipólito Machado:"A Rua Marechal Deodoro da Fonseca é um lugar extremamente fácil para roubos noturnos! Aonde está o Ronda do Quarteirão?"

-A festa do novo presidente da OAB-Ceará,Valdetário Monetiro,está acontecendo no bar Boteco.

-O jornalista Clóvis Holanda é o mais novo pai na redação do Jornal O Povo.

-Por falar em Jornal O Povo,alguns jornalistas da redação vão comemorar a conquista do prêmio Embratel.

-O jornalista Leal Mota Filho fez hoje sua estreia na bancada do Jornal Jangadeiro 2ª edição.

-O assunto da universitária hostilizada na Uniban,pelo vestido curto,vai ser abordado no surreal Programa João Inácio Show,da TV Diário,neste fim de semana.

OUTRAS MANCHETES POLICIAIS DO DIA

-Duas mulheres morreram atropeladas,nesta sexta,20,na Região Metropolitana de Fortaleza.

-Continua sequestrada a adolescente de 12 anos levada das proximidades do seu Colágio,no bairro Bela Vista,em Fortaleza.

EQUIPE DA TV DIÁRIO FLAGRA ASSALTO NA VIA EXPRESSA

Agora à noite,uma equipe da TV Diário o assalto de passageiros de caminhoneta,na Via Expressa,em Fortaleza.Mesmo notando a presença da equipe de reportagem,os bandidos não se intimidam e levam os pertences das vítimas.Eles seguiram rumo a Favela do Trilho.Momentos depois,apareceram duas motos do Ronda do Quarteirão,que sairam a caça dos bandidos,mas foi em vão.

Ceará pode conseguir acesso à Série A neste sábado

"A torcida do Ceará pode comemorar neste sábado (21) como não comemora há 16 anos. Isso porque, caso o time vença a Ponte Preta, em Campinas, o time garante matematicamente o acesso a Série A em 2010, sem depender de outros resultados. O alvinegro não disputa a competição desde 1993. Em caso de empate, o time garante o acesso se o Figueirense não vencer o Duque de Caxias. Até mesmo com derrota a Série A pode ser garantida neste sábado, caso Figueirense e Portuguesa percam seus respectivos desafios.

Para o desafio, o técnico Paulo César Gusmão faz mistério quanto a escalação, algo que não é do seu perfil. No ataque, a probabilidade é que Preto seja titular, mas Wellington Amorim, recuperado de um derrame pleural, viajou com o grupo e pode retomar seu posto no time titular. Na lateral direita, o técnico deu pistas de que Arlindo Maracanã poderia começar jogando, mas Boiadeiro vem sendo o titular da equipe durante a maior parte do campeonato.

Já a Ponte, que não tem mais nenhuma pretensão na Série B, deve fazer uma mescla entre titulares e reservas, já fazendo testes para a próxima temporada. Dentre os jogadores mais conhecidos, estão o zagueiro Dezinho, o meia Fabiano Gadelha e o atacante Evando. O atacante Finnazzi, ex-Fortaleza, deve ficar de fora.

Veja as possíveis escalações:

Ponte Preta: Gilson; Dedé, Dezinho, Renan e Vicente; Guilherme, Pirão, Tinga e Fabiano Gadelha; Evando (Leandrinho) e Reis. Téc: Wanderley Paiva.

Ceará: Lopes, Arlindo Maracanã (Boiadeiro), Fabricio, Erivelton e Fabio Vidal; Heleno, Michel, João Marcos e Geraldo; Preto (Wellington Amorim) e Mota. Téc: PC Gusmão."

Fonte:Portal Jangadeiro Online

Fortaleza corre o risco de descer já neste sábado

"O Fortaleza enfrenta o São Caetano neste sábado (21) com um único objetivo: vencer. O tricolor está em 18º na tabela da Série B com 37 pontos, cinco a menos que o América-RN, primeiro fora da zona de rebaixamento. Como restam apenas duas partidas, uma derrota significará sua queda para a Série C de 2010. O único modo de o time sonhar com a permanência na Série B é vencendo os dois últimos jogos, e torcer por resultados negativos de Brasiliense e América-RN.

Para a partida, o técnico Roberto Fernandes colocará em campo um time para frente, com Luiz Carlos (que foi absolvido pelo STJD na última quarta pela expulsão no jogo contra Bahia) e Marcelo Nicácio na frente. No meio, Élton e Rogerinho tem liberdade para subir ao ataque. O goleiro Douglas e o volante Leandro chegaram a sentir contusões durante a semana, foram poupados dos últimos treinos, mas tem presença garantida no jogo decisivo.

O São Caetano está 11º na tabela, com 48 pontos, e não tem mais chances de subir para a Série A e nem de ser rebaixado. Mesmo assim o time entrará em campo quase completo. O goleiro Luiz será poupado pelo técnico Antônio Carlos Zago, e o meia esquerda Éverto Ribeiro está fora pois foi expuldo na partida contra o Juventude.

Veja as possíveis escalações:

Fortaleza: Douglas, Dedé, Gilmak, Edson, Eusebio; Leandro, Coutinho, Elton e Rogerinho; Luiz Carlos e Marcelo Nicácio. Téc: Roberto Fernandes.

São Caetano: Leandro Santos; Artur, Marcelo Batatais, Anderson Marques e Bruno Recife; Jairo, Adriano, Eduardo Ramos e Xuxa; Cascata e Washington. Téc: Antônio Carlos Zago."

Foto: Fortaleza EC

Retirada de ambulantes da Praça da Lagoinha em debate na Câmara Municipal

"A secretaria executiva da Regional do Centro (Sercefor), Luiza Perdigão, participará, às 11 horas da próxima segunda-feira, de audiência pública na Câmara Municipal. O objetivo é tratar da retirada dos ambulantes da Praça Capistrano de Abreu (Lagoinha). Foram convidadas as lideranças dos ambulantes.

A retirada atende a uma determinação judicial da 7ª Vara da Fazenda Pública, que acatou um pedido de liminar do Ministério Público Estadual (MPE), para que o Município desocupe a praça. Luiza Perdigão dará entrevistas sobre o assunto após a reunião."

Fonte:blog do Eliomar de Lima

Campanha Natal de Luz é aberta sem a presença da prefeita

"Sem a presença da prefeita Luizianne Lins (PT), foi aberta nesta noite de sexta-feira, na Praça do Ferreira, a Campanha Natal de Luz. A promoção tradicional da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) reuniu milhares de pessoas que assistiram à chegada do Papai Noel, a apresentação do coral infantil da sacada do antigo prédio do Excelsior Hotel e confere agora show de Vanessa da Mata.

Luizianne foi representada pelo procurador-geral do Município, Martônio Mont’Alverne. Ela não compareceu porque, como postulante ao comando do PT estadual, está num debate, na sede municipal do partido, com a oponente Zezé Morais, segundo Martônio.

O governador Cid Gomes também não compareceu, pois tinha compromissos no Interior. O vice-governador Francisco Pinheiro (PT) conferiu a festa, ao lado de Honório Pinheiro, presidente da FCDL, Freitas Cordeiro, presidente da CDL, e de Pio Rodrigues, o coordenador do Natal de Luz. A secretária regional do Centro, Luiza Perdigão, compareceu ao ato."

Fonte:Blog do Eliomar de Lima

Valdetário Monteiro é eleito o novo presidente da OAB

"Valdetário Monteiro, presidente da Caixa de Assistência aos Advogados do Ceará (Caace) é o novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE). De acordo com informações iniciais divulgadas pelas assessorias dos candidatos, Valdetário venceu as eleições realizadas nesta sexta-feira (20) por uma pequena diferença de 23 votos em relação ao segundo colocado, Erinaldo Dantas. Edson Santana ficou em terceiro, e Francisco José Colares em quarto.

O vencedor obteve 3.761 votos, enquanto o segundo colocado obteve 3.738. Erinaldo venceu as eleições em Fortaleza, com uma diferença de mais de 300 votos em relação a Valdetário. No interior do Estado, houve a virada. A última urna a ser apurada, e que foi decisiva para o resultado final, foi contabilizada no município do Crato.

As votações foram tensas. Houve casos de boca-de-urna no Náutico Atlético Cearense (ponto de votação na capital), e no interior algumas urnas não funcionaram e a votação teve que ser feita no modelo antigo, através de cartelas de papel. A festa de comemoração acontece no Boteco Bar (Av. Antônio Sales, 3177, Dionísio Torres), local onde ocorreu a maior parte das festas durante a campanha.

Valdetário Monteiro é natural de Arneiroz. Foi estudar em Iguatu e concluiu Direito em Fortaleza. Na carreira como advogado, passou por vários escritórios e montou sociedade com o advogado Alexandre Goiana. Em 2000, apresentou o projeto para a criação da Comissão de Estudos Tributários na OAB-CE, ocupando a presidência por três anos. Foi secretário geral da entidade por três anos, atualmente exercendo a presidência da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE). Construiu a Casa do Advogado, ampliando a Hotel de Trânsito para advogados do Interior. Implantou serviços como a Odontologia, a Fonoaudiologia e a Fisioterapia, também desenvolvendo ferramentas como a pesquisa gratuita dos diários oficiais (LIBER) e o PROMAD. Site: www.oabpravaler.com.br."

Fonte:Portal Jangadeiro Online

Wind Brasil 2009: Ceará é referência com Mundial de Formula Windsurf

"Os fortes ventos do Ceará destacam novamente o Wind Brasil 2009 e mais uma etapa do Mundial de Formula Windsurf 2009. Realizado pela Arrow Marketing, o evento acontece de 25 a 29 de novembro, na raia do Marina Park Hotel, em Fortaleza. Mais de 60 velejadores do Brasil e do mundo, entre a categoria masculina e feminina, são esperados na competição que promete muita adrenalina e emoção. “Estamos há treze anos com o projeto Wind Brasil, promovendo o windsurf como o esporte náutico que mais agrega visibilidade, fomentando o turismo e a economia para o Estado”, explica o diretor da Arrow Marketing, Décio Sanford.

O Wind Brasil nasceu de uma parceria da Arrow Marketing com o Governo do Estado do Ceará no intuito de promover estrategicamente o destino turístico da região. O projeto foi inspirado no exemplo das Ilhas Canárias, na Espanha, considerada referência absoluta de sucesso da Indústria do Turismo.

O evento foi eleito pela Professional Windsurfers Association (PWA) como a etapa modelo do Circuito Mundial de Windsurf, com condições técnicas e naturais perfeitas para a competição, além da organização geral do evento. Segundo a organização, o retorno na mídia espontânea vem atingindo uma média de aproximadamente 15 milhões de dólares em cada edição.

Em outubro, o sucesso do Wind Brasil repercutiu pela primeira vez na praia de Ilha Bela, em São Paulo. O Mundial de Formula Windsurf 2009 reuniu os melhores velejadores do planeta em 12 dias de evento, que consagraram mais uma vez a Arrow Marketing. O diretor Décio Sanford, responsável por levar uma etapa do Campeonato Mundial de Formula pela primeira vez para São Paulo, disse que o evento superou todas as expectativas. "Ilhabela mostrou porque é a capital brasileira da vela e já está consolidada no calendário mundial do nosso esporte”, ressaltou o executivo. Representando o Ceará, o velejador Gabriel Browne, o Biel, de apenas 18 anos, foi um dos destaques na competição, ficando em sexto lugar na classificação geral em Ilhabela. O atleta é a grande promessa na etapa realizada no Marina Park, em Fortaleza.

De acordo com a estratégia do projeto Wind Brasil, a consolidação do esporte deverá alcançar novas localidades no litoral do país. Novas etapas no Brasil passam a fazer parte do calendário oficial do Campeonato Mundial. As velas do windsurf terão como destino em 2010, além das etapas de Fortaleza (CE) e Ilhabela (SP), a etapa de Búzios no Rio de Janeiro. O Projeto também tem como meta para 2011, a inclusão de mais duas etapas: uma em Florianópolis (SC) e outra em Natal (RN), “O objetivo é consolidar o esporte no país e que toda a costa brasileira seja bem representada no cenário mundial”, ressalta Sanford.

São grandes as expectativas para o Mundial de Formula Windsurf 2009, que tem como cenário a belíssima praia do conceituado hotel Marina Park. Nos sites das associações e parceiros é possível observar muitos atletas interagindo e acompanhando todos os preparativos do evento no Ceará, sede da última etapa do Campeonato Mundial. Alguns velejadores que participaram de Ilha Bela-SP, já estão em Fortaleza, onde aproveitam os bons ventos da capital para treinar para a grande competição. Dentre eles, Alberto Menegatti (Itália) e Sarah Hebert (França).

Convidado da Arrow Marketing, o velejador Ricardo Winicki, o Bimba, confirma sua participação no evento. Campeão Mundial na Classe RS:X Olímpica, Bimba é um dos principais nomes do windsurf mundial. De acordo com a organização, o mais premiado velejador de windsurf do Brasil, desenvolve um belo trabalho comunitário com jovens na sua escolinha de windsurf em Búzios no Rio de Janeiro.

Segundo a organização do Wind Brasil, um dos objetivos também é trabalhar em prol do amadurecimento da ação de um novo projeto ecológico, que deverá agregar resultados positivos em benefício da natureza. Idéias em torno da reciclagem de materiais utilizados pelos competidores já estão sendo analisadas pelos organizadores do evento.

O evento será aberto ao público e contará mais uma vez com o apoio do Governo Federal, Governo do Estado do Ceará e Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Para mais informações sobre o Wind Brasil e o acompanhamento de novidades dos velejadores: www.windbrasil.com."


Fonte:Ana Luzia Brito - VSM Comunicação – Assessoria de Imprensa do Wind Brasil – Mundial de Formula Windsurf 2009

Inspeções flagram irregularidades em 8 canteiros de obras de Fortaleza

"Seis canteiros de obras visitados, oito autos de infração aplicados e 878 trabalhadores protegidos contra eventuais acidentes de trabalho. Esse é o balanço da força-tarefa realizada conjuntamente pelo Ministério Público do Trabalho e pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) em Fortaleza desde a última segunda até sexta-feira (20).

Obras em seis bairros foram inspecionadas

A operação faz parte do Programa Nacional de Combate às Irregularidades Trabalhistas na Indústria da Construção Civil, lançado no início da semana e desenvolvido em todo o País pelo MPT. Em todo o Brasil, a força-tarefa contabilizou mais de 30 mil trabalhadores beneficiados com as inspeções em mais de 200 obras. No Ceará, foram inspecionadas obras em curso nos bairros Água Fria, Edson Queiroz, Cocó, Papicu, Meireles e Fátima.

Autos de infração aplicados em quatro itens

Segundo o procurador do Trabalho Carlos Leonardo, os autos de infração aplicados pelos auditores fiscais do Trabalho se deveram, entre outras irregularidades à:

•ausência de plataforma secundária que evitaria risco de queda em altura;
•falta de dispositivo de segurança em torre de elevador de passageiros (que impediria abertura da barreira quando o elevador não estiver no nível do pavimento);
•ausência ou insuficiência de equipamentos de proteção individual-EPIs (luvas, botas, máscaras, óculos);
•instalações elétricas baixas e sem proteção.
No Ceará, foram 8.421 acidentes registrados pela Previdência

Conforme dados da Previdência Social, em 2007, ocorreram no País 653 mil acidentes de trabalho, dos quais 36.467 na construção civil, provocando afastamento e morte de milhares de trabalhadores. No Ceará, foram 8.421 acidentes registrados pela Previdência, em 2007, com 39 óbitos, o que deixou o Estado em 12º lugar no ranking."

Fonte:Portal Verdes Mares

ICAPUÍ É DESTAQUE NO JORNAL HOJE DESTA SEXTA-FEIRA

"Conheça uma praia pouco explorada no Ceará
Quem descobre Icapuí, no litoral do Ceará aproveita o mar quentinho e muita lagosta fresca. O quadro Tô de Folga apresenta mais um roteiro de lazer para você.

Alessandro Torres - Fortaleza


Chegar a Icapuí, a 200 quilômetros de Fortaleza é fácil. Basta seguir as placas e escolher uma das 14 praias da última cidade cearense, quase chegando no Rio Grande do Norte. As mais famosas são Ponta Grossa e Redonda.

"As praias são lindas! São mais desertas, deixam a gente mais a vontade”, diz Fabiana Andrade, comerciante.

A caminhada até a ponta da praia e o refúgio nas grutas é relaxante. Lá você pode desvendar as grutas.

"É você vim pra cá, com seus amigos, ficar aqui brincando, curtindo, aqui é tudo de bom. Só paz mesmo, só beleza", fala Getúlio dos Santos, pescador

As diárias nas pousadas ficam entre R$ 50 e R$ 100.

Quem vai para Icapuí não pode ir embora sem experimentar a lagosta ao alho e óleo: R$ 30 e dá para três pessoas.

A praia de Ponta Grossa também tem história. Relíquias como uma âncora do século 19, antigos objetos de cerâmica e instrumentos pré-históricos encontrados por aqui ao longo dos anos estão sendo catalogados.

A ideia é montar um museu para o turista explorar este lugar que, antes do descobrimento do Brasil, fascinou o navegador espanhol Vicente Pinzon.

"Ele cita, segundo os historiadores, na sua carta náutica, uma passagem onde ele viu grandes fogos em cima de grandes muralhas. Estas muralhas ele teria comparado às falésias que têm uma similaridade muito grande, juntamente com as fogueiras que os índios faziam sobre as falésias", conta Ricardo Arruda, cineasta.

Hoje, os caiçaras pescam em jangadas. Com jeitinho dá para pedir uma carona e experimentar um passeio bem diferente.

"É um trabalho de herói você ir lá no mar e com pouca tecnologia, com uso de jangada, vela e pegar peixe. Bem legal”, comenta Elis Pereira, músico

Para onde quer que você olhe vai encontrar, aqui no cenário de Icapuí, as belezas naturais formadas por este mar sempre calmo. Enseadas rodeadas por paredões de falésias.

E, em cima delas, no fim da tarde, você pode conferir um outro atrativo natural: o pôr do sol que aqui, no clima do Ceará, é quase todo dia garantido.

E também pode ser apreciado no mirante de onde se vê a floresta de coqueiros ou no mangue que, todo ano, recebe aves migratórias. Elas estão entre os visitantes que aproveitam ao máximo este lugar onde o melhor não custa nada.

"Depois que a gente come tem uma rede belíssima pra gente dormir, descansar, ficar fora do stress da cidade", diz Cláudio Vieira Almeida, empresário."

Fonte:Portal G1

Juazeiro do Norte-CE: Vigilância Sanitária recolhe mercadorias estragadas em supermercado

" Funcionários do Departamento de Vigilância Sanitária, da Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte, estiveram hoje pela manhã no Supermercado Lagoa, que funciona na Rua da Conceição, no centro da cidade. Eles receberam denúncias sobre alguns produtos apresentando propriedades organolépticas (características dos objetos que podem ser percebidas pelos sentidos humanos).

Segundo Carlos Alberto de Azevedo, que saiu para atender a ocorrência, outras denúncias já haviam sido feitas, mas logo cedo, uma equipe esteve no supermercado e nada constatou. Na segunda vez, encontraram alguns alimentos como hambúrgueres e peixes apresentando características inadequadas para o consumo. Foi quando apanharam um carrinho e passaram a examinar e recolher.

De acordo com a Vigilância Sanitária, eram alimentos impróprios para o consumo humano e não podiam estar sendo comercializados por oferecer riscos à saúde humana. O peixe, por exemplo, exalava mau cheiro e apresentava característica escura, segundo Carlos Alberto. Eles estavam descongelados o que não é permitido, pois algumas câmaras frigoríficas podem estar com defeito. O gerente do supermercado pediu para não ser identificado e evitou dar esclarecimentos à Imprensa."

Fonte:Site Miséria

BOLETIM SEMANAL DA DENGUE

Dengue Hemorrágica
Notificados: foram notificados 97 casos, destes 50 casos na
capital e 47 casos no interior.
Confirmados: 22 casos de FHD (7 óbitos), 7 casos na capital
(4 óbitos) e 15 casos no interior (3 óbito).
Descartados: foram descartados 73 casos, 30 no interior e
43 na capital.
Investigação: 1 óbito no município de Maranguape e 1 caso
em Morada Nova.

Fonte:Portal do Governo do Ceará - Secretaria de Saúde

Ford anuncia investimentos no Ceará e na Bahia

“A Ford planeja investir R$ 4 bilhões no Brasil para aumentar a produção, diante do aumento da demanda por carros por conta dos juros nas mínimas recordes e de uma recuperação na maior economia da América Latina, disse nesta sexta-feira o presidente da companhia para as Américas, Mark Fields.
A maior parte dos recursos, R$ 2,8 bilhões, será direcionada a duas fábricas, no Ceará e na Bahia, disse Marcos de Oliveira, presidente-executivo da montadora para o Brasil e o Mercosul. A Ford espera que os investimentos criem 1.000 empregos e aumentem a produção das fábricas no Nordeste do Brasil dos atuais 250 mil para 300 mil veículos, acrescentou.

Como parte do plano de investimento, divulgado numa cerimônia com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governo ampliará benefícios fiscais estaduais e federais para a Ford. A montadora é a quarta maior em vendas no Brasil e ocupa o segundo lugar nos Estados Unidos, atrás apenas da General Motors.

O Brasil é um importante mercado para montadoras globais, como a italiana Fiat, a alemã Volkswagen e as norte-americanas GM e Ford. Companhias automobilísticas da Ásia e da França também estão demonstrando confiança crescente em que o Brasil compense a queda nas vendas em seus mercados locais.

O Brasil continua sendo visto como um local estratégico para montadoras globais, que sofrem muito mais nos principais mercados como Estados Unidos e Europa. Estima-se que as vendas de automóveis no país cresçam a um nível recorde em 2009, ajudadas por incentivos fiscais do governo que reduziram os preços dos veículos e atraíram consumidores às concessionárias.

A isenção fiscal deve acabar no fim de dezembro, mas a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) espera que as vendas cresçam mais 9 por cento em 2010.”

Fonte:Blog do Eliomar de Lima,com informações do Portal Uol

Deputado estadual na mira do Ministério Público Estadual por infidelidade

“A Procuradoria Regional Eleitoral enviou, ao Tribunal Regional Eleitoral, representação para perda de mandato eletivo contra o deputado estadual do Ceará, Stanley Leão, em razão da desfiliação partidária, sem justa causa, do Partido Social Democrata Cristão – PSDC. A desfiliação partidária sem justificativa legal causa pode implicar na perda de cargo eletivo, como previsto em resolução n* 22.610 do Tribunal Superior Eleitoral.

Segundo o procurador Regional Eleitoral Alessander Sales, o deputado estadual Stanley de Arêa Leão foi eleito suplente nas eleições de 2006,
mas ao analisar a documentação sobre a mudança de partido, o deputado estadual se desvinculou do PSDC sem justificativa, ao se filiar ao Partido Trabalhista Cristão – PTC.

A Procuradoria Regional Eleitoral solicita resposta do deputado estadual e do Partido Trabalhista Cristão em relação à representação e também tem como pedido a decretação da perda do cargo eletivo do parlamentar.

Além dos cinco parlamentares Em 10 de novembro, a Procuradoria Regional Eleitoral enviou, ao Tribunal Regional Eleitoral no Ceará, representações para perda de mandato eletivo contra cinco deputados estaduais cearenses. Os políticos trocaram de partido sem apresentação de justificativas legais para a mudança de legenda.

Na lista de deputados estaduais que podem perder o mandato estão: Ana Paula Gomes da Cruz Napoleão e Ronaldo Machado Martins, que saíram do
PMDB para o PRB; Edson Silva, que deixou o DEM pelo PSB;Guaracy Aguiar, ex-PMDB e atualmente no PRB; e José Vasques Landim, que se desfiliou do PMDB e está no PR. Os dois últimos são suplentes em exercício.

A Procuradoria Regional Eleitoral enviou comunicação à Procuradoria Geral Eleitoral para que a instituição apresente junto ao Tribunal
Superior Eleitoral (TSE) representação contra dois deputados federais que também mudaram de partido sem apresentar justificativa legal. São
eles: Flávio Bezerra, ex-PMDB e agora no PRP; e Pastor Pedro Ribeiro,atualmente no PR, mas que antes estava filiado ao PMDB.”

Fonte:Blog do Eliomar de Lima,com informações do Site do MPF-CE

Peteca obtém menção honrosa no Prêmio Anamatra de Direitos Humanos

"A Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) anunciou os três finalistas em cada uma das três categorias (“Judiciário Cidadão”, “Imprensa” e “Instituição”) da 3ª edição do Prêmio Anamatra de Direitos Humanos. Na categoria instituição, a Comissão Julgadora também conferiu menção honrosa a dois trabalhos, um da categoria Imprensa e um da categoria Instituição, este último o Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca), desenvolvido no Ceará a partir da iniciativa do Ministério Público do Trabalho (MPT), União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Universidade Federal do Ceará (UFC).

O Peteca foi lançado em outubro de 2008, quando 92 educadores de 51 municípios foram capacitados num curso de 40 horas/aula para atuarem como coordenadores do Programa em suas cidades. Na segunda etapa do programa, eles promoveram oficinas de 20 horas/aula para multiplicação do conteúdo recebido no curso aos demais professores das escolas de ensino fundamental da rede municipal. A terceira fase foi a abordagem do tema trabalho infantil em sala durante 12 horas/aula.

Ao longo de 2009, o Peteca superou as expectativas da coordenação estadual e alcançou mais de 2 mil professores e 90 mil estudantes cearenses. Após discutirem o tema com alunos, pais dos estudantes e a comunidade em geral, as escolas estimularam a produção de tarefas escolares, o que resultou em mais de 5 mil trabalhos divididos em categorias como artes cênicas, artes visuais (desenhos, fotomontagens), composição (música e paródia) e literatura (poesias e cordéis). Os estudantes, professores e escolas autores das melhores atividades foram premiados em evento realizado em outubro último em Fortaleza.

A menção honrosa conferiada agora pela Anamatra, segundo o procurador do Trabalho Antonio de Oliveira Lima, idealizador e um dos coordenadores estaduais do Peteca, é motivo de orgulho e satisfação de todos os educadores que se engajaram no Programa e a ele dedicaram valorosos esforços. Ele conta que, para 2010, o Programa atenderá um número ainda maior de cidades, tendo em vista que outros 44 municípios manifestaram adesão e enviaram educadores para o novo curso de capacitação realizado no mês passado. “Com isso, já chegam a noventa e cinco os municípios envolvidos”, comemora.

A homenagem prestada pela Anamatra vem se somar a outros reconhecimentos recebidos pelo Pete-ca. Há cerca de um mês, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) informou que o Programa de-senvolvido no Ceará irá constar do relatório produzido a cada dois anos pela Instituição, em que são apontados exemplos de boas práticas de combate ao trabalho infantil adotadas em diversas partes do mundo. No semestre passado, o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI) destacou a importância da iniciativa e convidou o procurador para apresentar o Peteca aos participantes da reunião ordinária da entidade em Brasília. O êxito do Peteca no Ceará também levou o MPT a estender os ideais do Programa a todos os demais estados do País, com a criação do Projeto MPT na Escola.

O 3º Prêmio Anamatra teve como finalistas indicados na categoria Judiciário Cidadão os projetos A-prendendo Direitinho (ministro Eros Grau, STF), Luta pelos Direitos dos Deficientes (TRT-RS) e Movi-mento Cornélio Solidário (Vara do Trabalho de Cornélio Procópio-PR). Na categoria Imprensa, os finalistas são reportagens produzidas e veiculadas pela TV Bandeirantes (SP), Sport TV/TV Globo (RJ) e Correio Braziliense (DF). Na categoria instituição, foram indicados o Comitê de Cidadania contra a Fome, Miséria e Pela Vida (RS), Comitê Pró-Infância (MT) e Fundação de Rotarianos de São Paulo (SP). Caberá ao Conselho de representantes da Anamatra, em reunião marcada para o dia 9 de dezembro, decidir sobre os 1º, 2º e 3º colocados em cada categoria. Além do Peteca, terá menção honrosa o Jornal Extra (RJ)."

Fonte:MPT-CE

Estreia de 'Lua Nova' movimenta cinemas de Fortaleza

"Estreou nesta sexta-feira (20), em Fortaleza, a tão aguardada produção cinematográfica "Lua Nova". Segunda parte da chamada saga "Crepúsculo" - título do primeiro livro de Stephenie Meyer, "Lua Nova" chega à cidade, gerando euforia de fãs e cinéfilos - bem que poderia dizer cinéfilas; afinal, o publico feminino é maioria - mais românticos.

Na madrugada desta sexta-feira (20), a pré-estreia do filme levou centenas de pessoas aos cinemas da cidade; tudo num clima de muita alegria e descontração. Nem mesmo as longas filas e horas de espera desanimaram o público que queria ver na telona, antes da maioria, as aventuras de Bella Swan e Edward Cullen."

Fonte:Portal Verdes Mares

Ao reagir a assalto, homem é baleado na frente da irmã pequena

"No início da tarde desta sexta-feira (20), Raimundo Soares Ribeiro Filho, de 27 anos, foi baleado ao reagir a um assalto em frente à Escola Municipal Lohan Marques Medeiros, localizada na Rua Creusa Rocha, no bairro Jardim Guanabara, em Fortaleza.

A vítima costumava levar todos os dias a irmã de cinco anos à escola. Hoje ele acabou sendo surpreendido por um homem armado com um revólver querendo sua bicicleta.

Após luta corporal com o assaltante, Raimundo acabou sendo baleado no pescoço. O bandido conseguiu fugir levando a bicicleta.

A vítima foi socorrida para o Instituto Doutor José Frota, no Centro de Fortaleza. Policiais Militares do 17º Distrito estão em diligência no bairro para prender o acusado."

Fonte:Portal Jangadeiro Online

Acusado de assassinar mulher será julgado pelo 2º Tribunal do Júri

"A 2ª Vara do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua levará a julgamento, nesta segunda-feira (23/11), às 13h30, Francisco Carlos de Sousa Alves. Ele é acusado de ter assassinado, no dia 10 de outubro de 2008, Maria Alzenir Paula da Costa, com quem mantinha relacionamento amoroso. Pela acusação, o réu foi enquadrado no artigo 121, parágrafo 2°, inciso IV, do Código Penal Brasileiro.

Segundo denúncia do Ministério Público, na noite do crime, a vítima chegou em casa, na rua Rio Nov, no bairro Quintino Cunha, na companhia de uma amiga. Lá, encontrou Francisco Carlos, já no interior da residência. Ao perceber que o acusado portava uma faca, a amiga fugiu, deixando Maria Alzenir e Francisco Carlos sozinhos.

No dia seguinte, a vítima foi encontrada morta, com duas perfurações no tórax, produzidas por faca, e um fio envolto no pescoço, sinalizando estrangulamento. Segundo testemunhas, a vítima e o réu costumavam ingerir grande quantidade de bebida alcoolica e, no dia do crime, Maria Alzenir teria vendido alguns objetos pessoais no intuito de comprar bebida. O acusado, que aguarda o julgamento em liberdade, nega a autoria do crime.

A sessão de julgamento será presidida pelo juiz Henrique Jorge de Holanda Silveira, titular da 2ª Vara do Júri. A acusação será feita pela promotora de justiça Joseana França e a defesa ficará sob a responsabilidade do defensor público Gelson Azevedo Rosa."

Fonte:TJ-CE

Flanelinha acusado de matar colega por disputa de ponto será levado a julgamento

"A 1ª Vara do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua levará a julgamento, nesta segunda-feira (23/11), às 13h30, o réu José Marcos Siqueira Gomes. Ele está sendo acusado do assassinato de Paulo César de Lima Pires, no dia 14 de maio de 2008. O réu responde por homicídio qualificado, tipificado no artigo 121, parágrafo 2º, inciso II (motivo fútil) do Código Penal Brasileiro.

A denúncia do Ministério Público, baseada na investigação policial, aponta que o crime teria acontecido por conta de uma discussão entre a vítima e o réu, que eram flanelinhas e disputavam um ponto em um semáforo da Avenida Bezerra de Menezes.

Consta nos autos que o réu usou um gargalo de garrafa para atingir a vítima com um violento golpe na nuca, causando sua morte imediata. Depois do crime, o acusado foi detido por pessoas que se encontravam no local, para que não fugisse, até a chegada da polícia, que efetuou sua prisão em flagrante. Atualmente, o réu se encontra detido na Casa de Privação Provisória de Liberdade Des. Francisco Adalberto de Oliveira Barros Leal.

A defesa do réu, sob a responsabilidade do defensor público Ian Mendonça Gomes, alega que a vítima teria anteriormente acertado José Marcos com dois golpes do rodo que usava para limpar o vidro dos carros, tendo o acusado reagido às agressões, inexistindo, portanto, a qualificadora (motivo fútil).

O Júri será presidido pelo juiz Francisco Mauro Ferreira Liberato e a acusação será patrocinada pelo promotor Francisco Marques Lima."

Fonte:TJ-CE

Recursos do Fermoju viabilizam 170 casamentos civis em Limoeiro do Norte

"Recursos do Fundo Especial de Reaparelhamento e Modernização do Poder Judiciário do Estado do Ceará (Fermoju) subsidiarão 170 casamentos civis de pessoas carentes em Limoeiro do Norte, a 194 km de Fortaleza. O casamento comunitário ocorrerá neste domingo (22/11), às 9h, na Pousada e Hotel Zé Bezerra, no bairro Santa Luzia, na sede daquele município.

A cessão de recursos do Fermoju para auxiliar nos custos cartoriais do casamento foi autorizada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Ernani Barreira Porto, com base no Artigo 16 da Portaria nº 1.006/2009, que admite, excepcionalmente, ações em favor da erradicação do sub-registro.

Entre os casais que terão a união formalizada neste domingo, há casos de famílias que realizaram o matrimônio apenas religioso ou que vivem apenas “juntos”. Cirelene Delfino de França e Macário Rodrigues de Menezes, por exemplo, são casados apenas na Igreja Católica há 35 anos. Já Rosileide Nunes Amorim e Dimas Bezerra da Silva vivem juntos há nove anos e têm cinco filhos.

As famílias beneficiadas com o casamento comunitário são todas vinculadas ao Programa Bolsa Família, do Governo Federal. A seleção dos casais foi feita pelo Rotary Club de Limoeiro do Norte, em parceria com a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e Cidadania de Limoeiro.

A solicitação de financiamento pelo Fermoju foi encaminhada ao titular da 2ª Vara da Comarca de Limoeiro do Norte, juiz de Direito João Dantas Carvalho, que encaminhou o pleito à Presidência do TJCE."

Fonte:TJ-CE

MPF/CE: TRF permite estudos sobre povos indígenas pela Funai

"A decisão do Tribunal Regional Federal da 5ª Região permitirá à Fundação Nacional do Índio- Funai continuar os estudos em torno da existência de indícios comprovando a ocupação de terras pelo povo indígena Tremembé, no município de Itapipoca, no Ceará. A conclusão do trabalho poderá resultar na demarcação do território indígena.

A partir disso, com esse agravo de instrumento representado pelo Ministério Público Federal em Sobral e a própria Funai e atendido pelo TRF, a empresa Nova Atlântica Ltda, interessada na exploração da área para fins comerciais, não poderá impedir a realização dos estudos pela Funai como aconteceu com uma liminar concedida pela Justiça Federal em 1ª instância, em outubro desse ano.

O procurador da República em Sobral Ricardo de Magalhães de Mendonça ao ingressar com o agravo de instrumento lembrou ao TRF sobre a existência de uma decisão da Justiça Federal diante da ação civil pública ajuizada, que determinou a suspensão do procedimento de licenciamento feito pela Secretaria do Meio Ambiente do Ceará para realização da construção do empreendimento projetado pela empresa Nova Atlântica.

Naquele mesmo instante, o juiz federal reconheceu a necessidade da comunidade indígena em estudo de não passar por qualquer constrangimento, pessoal ou patrimonial. O significado da atitude da justiça é a manutenção de modus vivendi dos índios Tremembé e a prática de atos que conduzam ao bem-estar dos seus membros, inclusive a sobrevivência deles pelo acesso à alimentação.

Segundo a portaria da Funai autorizando os estudos, o grupo técnico tem como objetivo a realização da primeira etapa dos estudos necessários à caracterização da ocupação do povo indígena Tremembé, visando a identificação e delimitação da Terra Indígena Tremembé de Itapipoca - São José e Buriti, situada no distrito de Marinheiros no município de Itapipoca, no estado do Ceará e estabelecer o prazo de para entrega da versão preliminar do relatório ambiental e para a entrega da versão preliminar do relatório circunstanciado de identificação e delimitação da referida terra indígena, após o retorno de campo."

Fonte:Assessoria de Comunicação Social - Procuradoria da República no Ceará

CID GOMES RECLAMA POR GOVERNO RECEBER APENAS QUATRO EMENDAS DE BANCADA

Do jornalista Donizete Arruda, do Portal Ceará Agora:
"O governador Cid Gomes ficou insatisfeito com a decisão da bancada federal do Ceará que decidiu em reunião ocorrida na noite de terça, 17, conceder apenas quatro emendas das dezenove que o Ceará tem direito no orçamento da União. Cid Gomes reclamou também do tratamento dado a ele, bem diferente do que foi concedido ao seu principal adversário, o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa.

Enquanto no voto - por oito a cinco - os deputados federais cearenses massacravam a possibilidade do Governo Cid ficar com cinco emendas, o Governador protestou em conversa com aliados o prestígio dado a Roberto Pessoa que teve direito a uma emenda de R$ 60 milhões para a construção de um novo estádio visando a Copa 2014 em Maracanaú.

Essa relação azeda entre o governador Cid Gomes e a bancada federal decorre do descumprimento - na visão de deputados federais - do acordo firmado em 2007 quando a bancada abriu mão de suas emendas a favor do Governo em troca da liberação do mesmo valor do recurso pelo Governo do Estado. Essa regra mudou na opinião dos deputados e as liberações só passaram a ocorrer após as emendas dos parlamentares terem sido empenhadas.

A consequência desse confronto é visível. Em 2009, o Governo Cid ficou com 16 das 19 emendas. Em 2010, ficará com apenas quatro emendas. O governador Cid Gomes não confirma mas ainda tentará reverter esse quadro conseguindo mais emendas da bancada. Para alcançar seu objetivo tem sido aconselhado a se reunir individualmente com os deputados federais e com os três senadores que também se recusaram a abrir mão de sua emenda de bancada dada a cada um deles. Um comportamento diferente do adotado no ano anterior."

Fonte:Portal Ceará Agora

PR COMEMORA MAIS DE 10 MIL FILIAÇÕES COM A CARAVANA 22

"O PR recebeu, nos últimos oito dias, após o início da Caravana 22, mais de 10 mil filiações. ''O resultado nos deixa entusiasmados com o fortalecimento do partido. São líderes políticos, comunitários e empresariais que acreditam na proposta do PR e decidiram se filiar ao partido'', comemora o prefeito de Maracanaú e pré-candidato ao Governo do Estado, Roberto Pessoa.

A Caravana 22 - movimento criado para percorrer cidades do Interior e Região Metropolitana de Fortaleza para ampliar os quadros do partido, fica encerrada no próximo domingo, dia 22, na cidade de Maracanaú. Os dirigentes regionais estiveram, nesta quinta-feira, em Mombaça e Quixeramobim e, hoje, passam por Quixadá (8:30) e Canindé (16 horas). O ciclo de visitas continua com a cidade de Caucaia, neste sábado e, no domingo, em Maracanaú.

O prefeito Roberto Pessoa considera positivo o resultado da Caravana 22 por ter dado mais visibilidade ao partido. O presidente da Executiva Regional do PR, ex-governador Lúcio Alcântara, em contato com este portal, reforçou as palavras de Roberto Pessoa e se disse surpreso com a manifestação de apoio que o partido vem recebendo."

Fonte:Portal Ceará Agora

I Conferência Estadual de Comunicação começa nesta sexta-feira

"A I Conferência Estadual de Comunicação – I Conecom começa nesta sexta-feira (20) e vai até domingo, no Ponta Mar Hotel, em Fortaleza. O evento, que acontece entre os dias 20 e 22 de novembro, discutirá o tema “Comunicação: Meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital”. A abertura está marcada para as 18h30min desta sexta (20).

O evento, que já conta com mais de 1 mil inscritos, terá a presença de profissionais de grande destaque local e nacional que discutirão as temáticas da mídia digital, os sistemas públicos de comunicação, mídia comunitária e publicidade. Além das palestras, os participantes também vão elaborar propostas dentro de grupos de trabalho com eixos temáticos específicos.

A I Conecom é uma etapa da etapa da Conferência Nacional de Comunicação que acontecerá em Brasília, no mês de dezembro."

Fonte:Portal Jangadeiro Online

Possível capa dos jornais de amanhã:Presidente da Petrobras compara refinaria do Ceará a uma gravidez

"O presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, pediu aos cearenses, nesta manhã de sexta-feira, durante sessão especial da Assembleia Legislativa, que tenham paciência no que diz respeito à execução da refinaria premium do Estado. Gabrielli disse entender a cobrança e chegou a comparar a concretização do empreendimento a uma gravidez, pois exigirá cumprimento de etapas e tempo.

“Entendo a angústia do cearense, que quer ver logo a coisa andando, mas é como gravidez. Não adianta querer ser mais rápido do que gravidez, que vai ter problema. Tem que ter tempo adequado para não ter problema”, disse.

Sérgio Gabrielli observou que, por ser complexo, o empreendimento terá que começar com análise e estudos de balanço de massa, fluxo, diferença de pressão, tipo de equipamentos necessários e processo quimico, além de aspectos ligados à logistica, terraplenagem e construção civil.Ele revelou que a refinaria está sendo tocada pela Petrobras, mas admitiu que, ao longo do processo, podem surgir parceiros privados.

Ele informou que a refinaria cearense deverá produzir 60% de diesel de altíssima qualidade e que virá muito mais complexa do que as atuais, o que exigirá novas tecnologias. Vai também produzir ainda, conforme Gabriell, 10% de nafta petroquimica,11% de querosene de aviação, 5% de gás de cozinha e 3% de manta."

Fonte:Blog do Eliomar de Lima

NOTÍCIAS DE MARACANAÚ

"FESTIVAL ABRE LEQUE DE
CULTURAS EM MARACANAÚ
A diversidade cultural de Maracanaú será projetada dos muros da escola para o palco da cidade. Começa hoje, 20, e prossegue neste sábado, 21, o II Festival de Arte e Cultura das Escolas Públicas, onde 46 unidades de ensino se apresentam no Centro Cultural Dorian Sampaio. Nos dois dias de evento, das 8 às 17 horas, a programação conta com exibições culturais e esportivas. Haverá 17 mostras teatrais, 46 números musicais, além de exposições fotográficas, em tela, desenho e grafite. Nas atividades esportivas, os estudantes demonstram habilidades nas lutas marciais e capoeira. Na entrada do Centro Cultural, também será montada a Feira de Artesanato, com tema e produtos de Natal. Nesta edição, são esperadas cerca de 3 mil pessoas da comunidade escolar e público em geral. O Festival é a oportunidade de reunir várias manifestações culturais presentes no Município, valorizadas nas oficinas promovidas pelos programas Escola Aberta e Mais Educação.


ABERTAS INSCRIÇÕES AO CONCURSO
DE PRESÉPIOS DO V NATAL DE BRILHO
Estão abertas as inscrições do V Concurso de Presépios do Natal de Brilho 2009. O prazo se estenderá até o próximo dia 30 de novembro, na Fundação de Cultura, que funciona dentro do Centro Cultural Dorian Sampaio. Para participar, é necessário residir em Maracanaú, não trabalhar na Fundação e preencher uma ficha cadastral com RG e CPF. Os presépios serão expostos de 5 a 20 de dezembro, em local a ser definido. O julgamento será feito no dia 14 de dezembro. Nos próximos dias, a Funcult vai divulgar as premiações. Mais informações pelo telefone 3371.4088. Solidariedade - O Natal de Brilho 2009 continua realizando uma campanha para ajudar instituições que trabalham com dependentes químicos. Os servidores municipais estão sendo convidados a participar da iniciativa, doando alimentos não perecíveis, que devem ser depositados nas caixas da Campanha, localizadas em cada Secretaria. O material arrecadado será entregue a quatro instituições na semana do Natal. A ação é coordenada pela Assessoria da Mulher.


MUNICÍPIO ESTÁ SELECIONANDO
PARA MAIS VAGAS DE EMPREGO
A Prefeitura está selecionando profissionais para assumir de imediato vagas em empresas recém-instaladas. Estão sendo selecionados auxiliares de escrita fiscal, de almoxarifado, administrativo ou assistente financeiro e eletricistas industriais. Os interessados devem procurar a Casa do Empreendedor, no Feira Center, até 17 horas desta sexta-feira, 20. É preciso levar o original dos seguintes documentos para efetivação de cadastro: identidade (RG), CPF, Título de Eleitor,Carteira de Trabalho,Comprovante de Endereço e currículos com foto. Somente profissionais que residem em Maracanaú podem participar da seleção. Somente profissionais que residem em Maracanaú podem participar da seleção. Mais informações no 3401.8001.

Fonte:Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Maracanaú

Preso por homicídio é linchado pela população de Ubajara

"Um homem que estava preso na cadeia pública de Ubajara, na serra da Ibiapaba, quase foi linchado na manhã desta sexta-feira (20). Ele é acusado de matar um adolescente, de 16 anos, após uma tentativa de assalto.

Revoltada com o crime, a população teria invadido a carceragem e ferido o detento. Antônio Sales de Lima, 28 anos, foi transferido para hospital de Tianguá."

Fonte:TV Diário

Mistério: Cadela aparece com pé e mão de corpo humano

"Mistério na cidade de Caridade, a 100 quilômetros de Fortaleza. Desde o início da semana, uma cadela grávida encontra restos de corpo humano na localidade de Arapuá, distante cerca de 7 quilômetros do centro do município.

Nesta sexta-feira (20), o animal encontrou um pé e um osso de perna (tíbia) em um matagal localizado perto da casa de seu dono. A cadela saiu à noite e, quando voltou de manhã, trazia os pedaços do corpo na boca. Na última segunda-feira (16), ela havia achado uma mão.

A Polícia não tem certeza se as partes encontradas são de um mesmo corpo. O IML trabalha nas investigações. Ainda conforme informou a Polícia local ao Jangadeiro Online, não dá para saber se a vítima é homem ou mulher. O pé achado nesta sexta-feira é pequeno e pode ser de uma mulher.

Na tarde de hoje, moradores da região se reúnem para fazer uma busca em conjunto dentro da fechada mata, no intuito de achar o corpo da pessoa cujos membros vêm sendo descobertos.

Há suspeitas de que se trata de um ex-presidiário, solto há pouco tempo. Ele não tinha residência fixa e dormia pelas calçadas ou na casa de amigos. Nos últimos dias, ele sumiu e ninguém sabe seu paradeiro."

Fonte:Portal Jangadeiro Online

Tentativa de roubo e assassinato causa pânico em escola no Pirambu

"Momentos de pânico, na noite desta quinta-feira (19), na Escola Francisco Domingos da Silva, localizada na Avenida Leste Oeste, bairro Pirambu, em Fortaleza. Por volta das 19 horas, quando alunos chegavam para a aula, o vigilante sofreu uma tentativa de assalto e assassinato.

Raimundo Nonato Teobaldo levou dois tiros – no braço e no abdômen – e teve que ser socorrido para o Instituto Doutor José Frota. O estado de saúde da vítima, conforme informou o IJF ao Jangadeiro Online, é estável. Raimundo está acordado, consciente e já passou por cirurgias. No momento, encontra-se na Sala de Recuperação do hospital.

Mesmo depois de atingido, o vigilante, correndo, ainda tentou reagir, atirando contra os criminosos, mas não acertou ninguém. Os alunos se desesperaram e o pânico foi alastrado por toda a escola.

O secretário do colégio, Francisco Rodrigues Viana, acredita que os bandidos queriam roubar a arma do vigilante terceirizado e, de acordo ele, não é a primeira vez que se registra um fato desta natureza na escola.

Há um mês, dois homens invadiram a instituição de ensino e roubaram vários objetos de funcionários e alunos. Já há seis anos, uma pessoa que também era vigilante morreu após ação de bandidos.

Segundo informou o secretário, a direção da escola já solicitou à Prefeitura o reforço de guardas municipais, mas não teve o pedido atendido.

Durante o dia, o vigilante responsável pela segurança dos alunos trabalha desarmado. Somente durante o período noturno, utiliza arma de fogo."

Fonte:Portal Jangadeiro Online

Raio invade quarto de motel e prende baiano

"Nadson Jorge Miranda Vinhas, 46, natural da Bahia e conhecido como “Baiano”, foi surpreendido por policiais do Raio na manhã desta sexta-feira (20), em um motel localizado no centro da cidade de Fortaleza.

Depois de receber denúncia de que o homem estaria com dois quilos de cocaína, a Polícia invadiu o quarto do motel que ele havia alugado há seis meses. No momento da invasão, Baiano ainda estava dormindo.

No local, não foi encontrado nenhum tipo de droga, mas os policiais acharam uma pistola .40, de uso exclusivo da Polícia, escondido em um fundo falso da cama do quarto.

Ele foi encaminhado ao 34º Distrito Policial."

Fonte:Portal Jangadeiro Online

PIADA DO DIA SOBRE O FUTEBOL CEARENSE

Dizem por ai que a C&A vai patrocinar o futebol cearense.O "A" vai estampar a camisa do Ceará e o "C" dO Fortaleza.Que maldade!!

Ferramenta inovadora apresenta programa de inclusão de micro e pequenas empresas no universo da comunicação

"Inovação é a palavra que define o Cresça e Apareça, idealizado, custeado e desenvolvido pela LS Estratégia. Com o objetivo inserir as 14,5 milhões de micro e pequenas empresas brasileiras no mercado competitivo, o projeto permite que os empresários tenham acesso aos conhecimentos fornecidos por uma agência de comunicação. A ferramenta traz ainda a possibilidade dessa inserção acontecer a partir de uma postura sustentável, comprometida com a qualidade de vida do planeta.



Acessado pela Internet (www.crescaeapareca.com) o projeto é o primeiro guia prático do mundo voltado para a comunicação integrada. Com atualização permanente na web, o Cresça e Apareça possui conteúdos de Publicidade e Propaganda, e Assessoria de Imprensa, oferecendo às micro e pequenas empresas brasileiras conhecimentos necessários para que ela consiga se comunicar com o seu público de interesse.



“Vamos atingir as empresas que até então nunca tiveram condições de pagar uma agência de propaganda. A partir de agora, essas empresas poderão ter acesso ao conteúdo e a um calendário publicitário e elas próprias terão como executar essas estratégias. A idéia é que os pequenos cresçam, apareçam e depois, quando puderem contratar uma agência, o façam e possam dialogar melhor com elas. Ou seja, é um programa de inclusão no universo da comunicação”, é o que destaca o publicitário Luiz Santos, Diretor da LS Estratégia.



Com uma linguagem didática, o Cresça e Apareça está disponível para assinatura mensal a um valor de R$ 99,00. Os assinantes poderão acessar ilimitadamente o conteúdo do guia pela Internet, além de receber atualizações constantes sobre estratégias e investimentos em comunicação direcionados ao seu segmento de atuação.



“Após anos evoluindo essa ideia, conseguimos chegar a um produto que funciona como prestador de serviço, mas não só isso, ele tem um valor acessível para quem está começando agora ou é pequeno, de modo que os empreendedores possam se comunicar com o seu público de forma estratégica e focada”, explica Luiz Santos.



O diferencial do Cresça e Apareça

Segundo Luiz Santos, o diferencial do produto é que os micro e pequenos empreendedores terão acesso a planejamentos de comunicação, envolvendo todos os processos dos serviços que as agências prestam de acordo com o calendário anual, adaptado ao segmento do seu negócio, algo já feito nas grandes empresas, por intermédio de agências de comunicação. A possibilidade de se formar uma nova geração de empreendedores com mentalidade voltada para responsabilidade social, sustentabilidade, meio ambiente, entendendo isso como diferenciais que vão fidelizar clientes e gerar negócios.



“Todas as áreas de uma agência estarão à disposição do assinante. O Cresça e Apareça representa anos e anos de amadurecimento na forma, no conteúdo, na inovação do canal de distribuição destes conhecimentos e, principalmente, no alcance de um baixíssimo custo final. O usuário terá como fazer perspectivas com bastante antecedência, como realizar promoções em datas comemorativas, por exemplo. É uma agência de comunicação dentro da empresa, mas com o dono ou algum funcionário operando”, destaca.



Importância e necessidade do Cresça e Apareça

Segundo dados do IBGE, os micros e pequenos empresários representam, no Brasil, 23% do total de vendas no comércio e serviços, mercado que garante o emprego de mais de 60% da mão-de-obra brasileira. “O Cresça e Apareça é um produto que dará ao usuário uma visão comprometida de comunicação, de modo que o empresário fortaleça o seu negócio e continue movimentando a economia do país. Toda ferramenta que contribua para fortalecer as pequenas empresas é fundamental”, conclui Luiz Santos."


Fonte:Karol Ximenes - Caramelo Comunicação

Caminhão de botijões roubado é recuperado pela PRF

"Um caminhão de entrega de botijões de gás da Ultragaz, que havia sido roubado na última quarta-feira (18) no Eusébio, foi recuperado pelo Núcleo de Inteligência da Polícia Rodoviária Federal (PRF/CE) próximo ao município de Morada Nova.
A carga, com 500 botijões, já havia sido levada. Segundo o motorista do caminhão, seis homens armados abordaram o veículo e praticaram o assalto.As informações são do Twitter da PRF/CE."

Fonte:Portal Verdes Mares

MUDANÇAS NA LINHA SUL DO TREM DO METROFOR A PARTIR SEGUNDA-FEIRA

Na próxima sexta-feira,23, mudam os horários dos trens da Estação Parangaba rumo a Estação Vila das Flores - Pacatuba.Os dois principais horário serão 6h43min e 7h58min.A Companhia de Trens Metropolitanos ainda vai se pronunciar,oficialmente,hoje.Outra informação é que a Estação da Vila Manuel Sátiro será desativada também na segunda-feira que vem.

Juazeiro do Norte: Raimundão cria Twitter para ampliar a comunicação

"O líder político e ex-prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo, decidiu criar o seu twitter para ampliar o raio de comunicação com a sociedade em nome dessa nova opção que a Internet proporciona. Assim, seus amigos e correligionários poderão acompanhar os seus passos e até interagir com o mesmo. Ele está cadastrado com o endereço: twitter.com/raimundomacedo se utilizando dos recursos da informática de olho numa comunicação mais rápida e eficiente.

Essa semana, por exemplo, Raimundão noticiou sua ida ao município de Brejo Santo, onde esteve com o seu correligionário Chico Sampaio, prefeito de Abaiara, bem como a Barbalha para encontro com o médico Paulo Ney, ex-vice prefeito daquela cidade. No seu twitter, destacou, também, a visita ao município de Milagres na companhia da deputada estadual Ana Paula Cruz para uma reunião política a qual considerou das mais proveitosas.

Por meio desse recurso, Raimundão vai antecipando e construindo a sua agenda do dia a dia compartilhando-a com todos que acessarem ao twitter. Uma situação quase que permanente é os atendimentos médicos nos hospitais São Lucas, Santo Inácio e Stephânia Rocha Lima. Além disso, comparece a bairros diferentes com o mesmo objetivo como foram os casos esta semana dos bairros Frei Damião, Vila Real e Sítio Brejo Seco."

Fonte:Site Miséria

Movimentação da Santa Casa de Sobral

"Nas últimas horas, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral registrou dez casos envolvendo acidente de moto, um atropelamento, além de colisões e um caso de envenenamento.

O caso de acidente de moto mais grave envolveu o agricultor da cidade de Cruz, Valdinei Silveira de Araújo, que sofreu politraumatismo e ferimentos por todo corpo além de fratura de fêmur. O agricultor permanece internado na Santa Casa."

Fonte:Blog do Wilson Gomes

APREENSÃO DE DROGAS E UMA MORTE MOVIMENTA O PLANTÃO NAS ESTRADAS CEARENSES

Nas últimas horas, a Polícia Rodoviária Federal contabilizou sete acidentes,sete feridos sem morte.Os policiais rodoviários federais registraram também a prisão de homem de 26 anos por direção perigosa,em Mlagres,e a apreensão de 778 gramas de maconha em um ônibus da empresa Redenção,no trajeto Fortaleza - Jericoacoara.Nas estadas estaduais,foram nove acidentes,com dois feridos e uma morte como resultado de um atropelamento de um senhor de 65 anos,atingido por uma moto,na CE-065- Estrada de Maranguape.

TRÊS ASSASSINATOS MOVIIMENTAM PLANTÃO POLICIAL NO INTERIOR

Três assassinatos foram registrados no interior cearense nas últimas horas.Em Umari,na divisa com a Paraíba,um agricultor de 33 anos foi morto a bala por desconhecidos.Em Ubajara,na Serra da Ibiapaba,um adolescente de 16 anos foi morto a facadas durante roubo a supermercado.Ele teria reagido.Em Tabuleiro do Norte,na Região Jaguaribana,um comerciante de 53 anos foi morto a bala por dois homens em duas motos.A polícia saiu em perseguição aos suspeito e fez o cerco na cidade de Baraúnas,no Rio Grande do Norte.Um morreu,outro foi preso e as armas foram apreendidas.

Suspensa a eleição para o Sintro

"Os trabalhadores em transportes rodoviários elegeriam hoje a nova direção do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado do Ceará (Sintro). No entanto, o Ministério Público do Trabalho (MPT), obteve da juíza substituta Rossana Tália a decisão que suspende a realização da eleição.

A juíza acatou o pedido do procurador chefe do MPT, Francisco Gérson Marques de Lima, propositor da Ação Civil Pública que solicita a condução da nova eleição pelo MPT."

Fonte:Diário do Nordeste

MANCHETE DO DIÁRIO DO NORDESTE NESTA SEXTA

Quadrilha com farda da Polícia volta a atacar

CARTA AO PRESIDENTE DA PETROBRÁS QUE PARTICIPA HOJE DE AUDIÊNCIA SOBRE O PRÉ-SAL NA ASSEMBLÉIA

Presidente Sérgio Gabrielle,
Qual a definição clara, afinal, da Petrobras sobre a Refinaria no Ceará? Mas assim uma definição clara, sem rodeios, sem viés político nenhum. Aliás, o presidente tem tido um discurso técnico nas suas posições, a despeito dos desgastes. Foi assim quando disse não ao preço acertado lá no Governo passado para o gás natural da então Siderúrgica do Pecém. O senhor ficou com o filme meio queimado na opinião pública local & nada bom para quem lida com inflamáveis. Depois de tantas idas e vindas, basta dizer com o máximo de clareza: o projeto está mantido mesmo. Tudo certo? Sabe o que é, há um certo trauma por aqui. Foram décadas de ansiedade, uma disputa feroz, pelo menos no imaginário das pessoas. A gente concorria com Pernambuco. Aí veio a refinaria de Pernambuco, terra do Lula. Ficou aquela sensação de que teve peso político e tal. Mas, enfim, o sócio lá é o Chávez, que já deu um trabalhão para a Petrobras. Aí a gente pensou no lado bom. Finalmente, veio o projeto de uma Premium. Só uma. E no Maranhão. Outro baque. Mas logo disseram: calma, gente! Tem a Premium 2 e até a 3. A 2 seria nossa. Ei-la. Aí entram as dúvidas: seriam 400 mil barris-dia, depois só 150 mil, subiu para 250 mil....E hoje? Qual é mesmo a projeção? Outra questão: a Petrobras investe na Lubnor, nossa minirrefinaria do Mucuripe. Não haveria aí um choque de refinarias? Ela fabrica asfalto, subproduto de refinaria. A outra também poderia fazer, portanto. E de onde virá o petróleo? É da Venezuela? Ou do continente africano? Não me diga que é do pré-sal ainda. Se for, vai levar uns 10 anos?
Com atenção,
O Curioso

Fonte:Coluna Vertical S&A do Jornal O Povo

MANCHETE DO JORNAL O POVO DESTA SEXTA

Trânsito mais seguro.Cai 21% o número de mortes

Infidelidade: parlamentar recebe notificação do TRE

"Tribunal Regional Eleitoral notificou ontem, o deputado estadual Ronaldo Martins (PRB) que esta sendo acusado de infidelidade partidária. A corrida da eleição do próxim ano proporcionou, no último mês, mudanças de legenda entre parlamentares.

Diante das noticias divulgadas pela mídia, o procurador eleitoral, Alessander Sales, objetivando cumprir a Resolução 22.610 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que disciplina a infidelidade partidária, protocolou no último, dia 10, uma representação contra cinco deputados estaduais cearenses que, mudaram de partido sem apresentar justificativas legais para troca de sigla.

Os deputados, Ana Paula Cruz e Guaracy Aguiar, que saíram do PMDB para o PRB; Edson Silva, que deixou o DEM pelo PSB e Vasques Landim, desfiliou-se do PMDB e está no PR, ainda não foram notificados pelo TRE. Ronaldo Martins confirmou o recebimento, mas preferiu não adiantar sua estratégia de defesa. “Por orientação dos advogados, não posso divulgar” afirmou o republicano. Ele acrescenta que está aguardando o desenrolar dos fatos."

Fonte:Jornal O Estado

Advogados elegem presidente da OAB/CE

"AOrdem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB/CE) realiza hoje, sexta-feira, (20), eleição para a escolha do seu presidente. São três candidatos: Valdetário Monteiro, Erinaldo Dantas, e Edson Santana. Cerca de 10.000 advogados adimplentes poderão votar, no Clube Náutico Atlético Cearense, em Fortaleza, de 08:00 às 16:00 horas. No mesmo horário, a eleição acontece também em nove municípios do interior do Estado: Crato, Juazeiro do Norte, Sobral, Aracati, Crateús, Itapipoca, Quixadá, Iguatu, Limoeiro do Norte. O resultado da eleição está previsto para às 19:00 horas.

Hélio Leitão, atual presidente da Ordem, afirma que a “campanha correu em alto nível, dando show de democracia. E na reta final, mesmo com as richas, flui bem. Espero que deem sequência ao trabalho que fiz, mantendo o bom e concretizando o que não consegui fazer”. Ele avalia vê a sucessão na OAB como “uma corrida de bastão”."

Fonte:Jornal O Estado

Exportações do Ceará crescem em outubro

"No mês de outubro, as exportações cearenses chegaram a US$ 107 milhões, um crescimento de 3,9% na comparação com o mesmo mês do ano passado (US$ 103 milhões). Levando-se em consideração o acumulado do ano de janeiro a outubro, no entanto, foi observada uma retração de 20,9% em relação ao mesmo período do ano passado.

A queda, no entanto, foi inferior aos percentuais do Nordeste (27,9%) e do Brasil (25,7%). Os dados são da pesquisa Ceará em Comex, elaborada pela Unidade de Promoção de Negócios do Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).

Como a queda das exportações foi inferior a do Nordeste, houve elevação da participação do Estado nas exportações nordestinas, passando de 8,1% para 9,2% em 2009. Apesar disso, o Estado continua ocupando a terceira posição na Região.
Segundo o superintendente do CIN (Centro Internacional de Negócios), Eduardo Bezerra, os números demonstram que a recuperação é substancial. “Você tem três meses seguidos de crescimento. Isso não significa mais uma mudança ocasional”, apontou lembrando que agosto fechou em R$ 81 milhões e setembro em R$ 93 milhões. Apesar da elevação nos últimos meses do ano, a expectativa é concluir 2009 com uma queda acumulada de 18% em relação a 2008.

Ainda segundo a pesquisa, observa-se que o Ceará aumentou sua participação nas exportações brasileiras: no período janeiro-outubro de 2008, o estado participava com 0,6%. No mesmo período de 2009, passou a participar com 0,7%. Mesmo com o pequeno aumento na participação das exportações nacionais, o Ceará continua a ocupar a 14ª posição dentre os estados exportadores."

Fonte:Jornal O Estado

MANCHETE DO JORNAL O ESTADO DESTA SEXTA

(In)consciência negra.Impunidade favorece crime de racismo

RAPIDINHA DESTA MANHÃ

-A partir da próxima semana, o DNIT recebe a licença para o ínício das obras de duplicação da BR-222.

AEROPORTOS

De acordo com o boletim da Infraeero,atualizado às 6 horas,dos 15 voos programados no Aeroporto de Fortaleza,ao menos dois estão em atraso.No Aeroporto de Juazeiro,o único voo previsto está no horário.

**De acordo com o repórter José Maria Melo,a situação no balcão de atendimento da TAM está normalizada.No setor de embarque e desembarque,muitos políticos,atores e turistas.

ANOTE NA SUA AGENDA NESTE DIA!!!

-A partir das 17 horas,na Praça do Ferreira,Lançamento do Natal de Luz,com projeções,coral do Excelsior e show da cantora Vanessa da Mata.

-A partir das 19 horas, a abertura da I Conferência Municipal de Comunicação.

-Ás 20 horas,lançamento do livro "A Máquina",de Patriolino Ribeiro,na Livraria Saraiva Mega Stores,no Iguatemi.

-Início da Mostra Sesc Cariri em Fortaleza.

AS PRIMEIRAS NOTÍCIAS DO DIA QUE COMEÇA

A partir de agora,o Blog Ceará é Notícia vira a página de ontem e coloca uma em branco para preencher com notícias deste dia que nasce.Quer ajudar a preenchê-la.Mande sua colaboração para cellusrocha@gmail.com.Ou escreva nos comentários abaixo das postagens.


** Hoje é o Dia da Consciência Negra.Quase todo o país está em feriado.Menos Fortaleza - Ceará.

NO TWITTER ** GOVERNADOR DIVULGA TABELA SOBRE VOLUME DE EXPORTAÇÕES NO CEARÁ





"Para quem se interessa por informações referentes ao volume de exportações cearenses, este gráfico mostra, em milhares de dólares, a evolução das nossas exportações, mês a mês, desde janeiro de 2006 até outubro de 2009."

(Twitter do governador Cid Gomes)

MELHORES DO ANO VEJA FORTALEZA(2009-2010)

"O "Sabores" traz em primeira mãos alguns dos melhores restaurantes do ano, segundo a revista Veja Fortaleza, apresentados nesta quinta-feira (19) no La Maison. Principalmente, os que eu concordei com a escolha.



Entre as comidinhas, destaque para o vencedor da categoria "Melhor padaria" que o Empório Delitália (Avenida Desembargador Moreira, 533 - Telefone: 85-3133.5000). Também vale destacar que o "Melhor sorvete" foi o da 50 sabores (Bairro de Fátima e Beira Mar).



Outra premiação merecida é a de "Melhor carne" para o restaurante Cabaña del Primo (Rua Maria Tomásia, 503 - Telefone: 85 - 3244.3691) que eu adorooo! O "Melhor oriental" ficou com o restaurante Soho (Av. Sen. Virgílio Távora, 999 - Telefone: 85 - 3224.7031).



O título de "Melhor pizzaria" mais uma vez ficou com o Vignoli (Rua Frederico Borges, 125, Varjota. Telefone: 85-3267.9450).



As revistas, que custam R$ 10,00, chegam às bancas no próximo domingo!"

Fonte:Blog Sabores da Cidade de Izaqueline Ribeiro

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

16º Classic cars de Fortaleza



Fonte:Blog Planeta Fusca

TAP com nova gerente de vendas em Fortaleza

"Anna Christina Tavares Menezes acaba de assumir a gerência regional de vendas da TAP em Fortaleza (CE).



Formada em Gestão Estratégica de Vendas pela FIC – Faculdades Integradas do Ceará traz sólido conhecimento profissional, está no segmento do turismo há dez anos, nas cidades de Fortaleza, Natal, Belém e Manaus.



Anna Christina já atuou como supervisora na TAM Linhas Aéreas, executiva de conta na WebJet Linhas Aéreas, executiva de conta na CVC Operador de Turismo, entre outras posições no turismo."

Fonte:Brasilturis Jornal

LAURIBERTO CONTA NOVIDADES DOS PREMIADOS DA REVISTA VEJA FORTALEZA

-Vejinha: Colher de Pau, Regina Diógenes, Crocobeach, Beach Park, Tocantins, Deguste, Vognilô, Vignolli, Soho, Le Dînner e Cabana do Primo.

-Melhor Vejinha Fortaleza: Cantina de Napole.


-Chef Vejinha 2009: Fernando Barroso (Mercado dos Pinhões.


-Vencedores de Vejinha Fortaleza: 50 Sabores, Santa Clara, Boteco, Balu, Real Sucos, Centro das Tapioqueiras, Picanha do Camboy, Mucuripe,,,


(Twitter Lauriberto Braga)

O TWITTER ME CONTOU NOVIDADES

-O jornalista Diego Benevides informa que no Sábado (21) o pessoal do site Twilighters estará na Saraiva Iguatemi Fortaleza realizando evento da saga "Crepúsculo", a partir das 16h.Vai rolar sorteio de brindes e tudo.

-Lauriberto Braga:Vejinha Comer & Beber: Maisa Vasconcelos, Emílio Moreno, Carmen Pompeu, Ian Gomes, Sônia Lage, Adriana Saboya, Luís Sérgio Santos...

BLOG RECEBE DICAS PARA AGENDAS DE EVENTOS E INFORMAÇÕES SOBRE A MÍDIA CEARENSE

Enviem notícias e dicas de eventos neste fim de ano para seção do Blog Ceará é Notícia "Anote na sua agenda neste dia".As sugestões podem ser enviadas para celLusrocha@gmail.com.Ou encaminhem notícias sobre profissionais e oportunidades na mídia cearense, nas áreas do jornalismo e publicidade.O Blog Ceará é Notícia posta de primeira.Encaminhe também essas colaborações para cellusrocha@gmail.com.

CAGECE INFORMA VAI TWITTER

"Começa, nesse momento, a entrega do Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS), na Fábrica de Negócios, em Fortaleza."

RAPIDINHA ESPORTIVA VIA TWITTER DO JOTA LACERCA

"Meninas de Caucaia (CE) 0 x 5 Meninas de São Francisco do Conde (BA), Copa Brasil de Futebol."

O TWITTER ME CONTOU NOVIDADES

- O blogueiro e futuro jornalista,Emílio Moreno,transmite,via twitter, o resultado dos melhores da cidade na festa da Veja Fortaleza.Acesse o twitter dele.

-Inácio Arruda:"Na sexta-feira (20) tenho encontro em Salvador com o Presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas."

-rafael_luis_ A Lotto enviou release de campanha para ajudar o Fortaleza. Detalhe: a empresa chama o clube de Rubro-Negro. Bastava olhar para o uniforme.

O TWITTER ME CONTOU NOVIDADES

- Portal Verdes Mares fazendo promoção de ingressos para cinema no twitter.

-Diário do Nordeste,TV Verdes Mares e TV Jangadeiro encaminharam repórteres para Campinas,em São Paulo, para cobrirem o jogo do Ceará no proximo sábado,21.

-Coelce transmite evento Energia Social no twitter.

-Chagas Vieira:"Depois do novo blog de esportes, novidades virão no Jangadeiro Online. O site que mais informa hoje ao cearense, renovando sempre."

Polícia prende bandidos com motos roubadas em Maracanaú

"Dois incidentes com motos roubadas aconteceram durante a tarde desta quinta-feira (19) no município de Maracanaú, região metropolitana de Fortaleza. Em um deles, o bandido acabou sendo baleado nas nádegas.

Em um dos casos José Walter Fernandes da Cruz, de 20 anos, e Francilino Barros da Silva (idade não revelada), roubaram uma mobilete. A polícia foi acionada e acabou iniciando uma perseguição. Houve troca de tiros, os bandidos caíram da mobilete, e José Walter acabou levando um tiro nas nádegas. Francilino, que é quem estava armado, conseguiu fugir. José Walter, que já havia sido preso por assaltos, foi encaminhado para o Hospital Municipal de Maracanaú.

Em outro caso, no Alto da Mangueira, policiais militares faziam uma bliz quando mandaram uma moto com dois homens parar, mas eles seguiram em frente. Houve perseguição e João Batista Moreiras Soares, de 19 anos, foi preso. O outro, Jefferson Daniel, de 18 anos, fugiu. A moto estava sem placa e os policiais constataram que ela havia sido roubada na última terça-feira (17), no município de Maranguape. Os dois já haviam cometido vários assaltos a postos de gasolina em Maracanaú e Maranguape."

Fonte:Portal Jangadeiro Online

Jovem é levada por bandidos na saída da escola

"Uma adolescente de 12 anos foi levada no início da noite desta quinta-feira (19) por homens armados na saída de uma grande escola particular de Fortaleza, localizada na Avenida Humberto Monte. A jovem, acompanhada do irmão, estava indo embora no carro dos pais, um Renault. Quando dobraram na Rua Uruguai, dois carros, um pela frente e outro por trás, trancaram um veículo.

Quatro homens armados desceram dos carros afirmando serem da polícia. O irmão da garota, de 15 anos, saiu correndo e os homens atiraram contra ele. Em seguida, eles retiraram a jovem do carro, e fugiram com ela. O rapaz não se feriu.

O delegado Andrade Júnior, diretor da Delegacia Anti-Sequestro (DAS) foi ao local e depois se dirigiu à residência da vítima. Caso seja confirmado como um sequestro, será o oitavo apenas este ano."

Fonte:Portal Jangadeiro Online

Nota do Blog: O colégio é o Christus!!!

Bandidos rendem funcionários em lava-jato e levam carro de cliente

"Na manhã desta quinta-feira (19), quatro homens invadiram um lava-jato localizado na rua Antonina do Norte, no bairro Monte Castelo. Os marginais rederam os funcionarios e levaram o carro de um cliente. Segundo as vítimas, todos os assaltantes estavam armados.


Ainda de acordo com uma vítima, os bandidos chegaram bastante violentos, trancaram os funcionários em um quarto e aproveitaram para levar o veículo Pálio de cor prata, que pertencia a um cliente. O proprietário do carro não estava no local. O homem ainda conta que os assaltantes ameçaram matar, caso os funcionários olhassem para eles.

Alto índice de violência no bairro

De acordo com um morador do bairro, o local é conhecido pelo alto índice de violência. Ainda segundo ele, um comerciante já foi vítima de assalto nove vezes."

Fonte:Portal Verdes Mares

Atraso de ônibus prejudica usuários no Antônio Bezerra

"Cerca de 70 usuários de ônibus da linha Antônio Bezerra/Unifor foram prejudicados, durante a tarde desta quinta-feira (19), devido a demora do transporte urbano, pertencente à empresa Via Máxima.

“Cheguei no Terminal do Antônio Bezerra desde às 13 horas, e somente depois de 1h15min, os ônibus chegaram. E detalhe: quatro de uma só vez”, reclama o estudante de Educação Física, Francisco Ferreira Sampaio, de 23 anos.

Francisco acredita que se a empresa distribuísse os ônibus e, se a Prefeitura fiscalizasse os horários, esse tipo de episódio não aconteceria.

“Precisamos de respeito, temos horários a cumprir e lamento as empresas não incentivarem os motoristas a serem mais desenrolados. Se acontece uma batida, eles não mudam nenhum pedaço da rota”.

O estudante também questionou o fato dos ônibus circularem juntos. “Fiquei indignado hoje, pois apesar da demora, quatro chegam ao mesmo tempo. Não há desculpa para isso. Respeito já”, lamenta.

Ao ser procurada pelo Portal Jangadeiro, a empresa Via Máxima disse que entraria em contato posteriormente para explicar sobre a demora."

Fonte:Portal Jangadeiro Online

Bandidos levam R$ 30 mil de construtora

"Dois homens armados com revolveres renderam funcionários de uma construtora, localizada na Rua Padre Chevalier, em Fortaleza, na tarde desta quinta-feira (19), e levaram cerca de R$ 30 mil.

Segundo informações da Polícia, os dois acusados chegaram ao prédio em uma moto twister, entraram como clientes e, logo após, anunciaram o assalto.

A quantia seria destinada ao pagamento dos funcionários. A Polícia do bairro Joaquim Távora irá investigar o caso."

Fonte:Portal Jangadeiro Online

Empresa é condenada a pagar indenização aos pais de criança vítima de acidente fatal

"A empresa Minere Engenharia foi condenada a pagar indenização no valor de R$ 6 mil por danos morais aos pais do menor A.S.C.S., vítima fatal de acidente automobilístico provocado por empregado da empresa. A decisão, unânime foi proferida pela 3ª Câmara Cível. O processo é da relatoria do desembargador Rômulo Moreira de Deus, presidente da Câmara.

Mostram os autos (nº 2002.0000.3987-7) que no dia 28 de novembro de 1999, o menor A.S.C.S. saiu em companhia da mãe para um passeio. O carro em que estavam envolveu-se em um acidente que vitimou fatalmente o menor, o motorista e outro ocupante do veículo.

A empresa alegou que o motorista do veículo não era seu empregado, prestava apenas serviço de mecânica. Disse ainda que ele utilizou o carro sem autorização e para seu próprio deleite. Depoimentos de testemunhas presentes nos autos dão conta de que o motorista dirigia embriagado. A mãe do menor, por sua vez, disse que tinha conhecimento sobre o estado de embriaguez do motorista, mas ainda assim decidiu sair com ele.

Além dos danos morais estipulados em R$ 6 mil, foram acrescidos danos materiais estipulados em dois terços do salário mínimo da época, a contar do dia do acidente até o dia em que a vítima completaria 25 anos. Daí por diante, reduzir para um terço até os prováveis 65 anos de idade.

Ao proferir seu voto, o desembargador Rômulo Moreira de Deus disse que “desculpar a imprudência da mãe é negar o óbvio. Viajar em companhia de motorista alcoolizado é no mínimo falta de zelo, pondo em risco a própria vida e a do filho, o que configura atitude inconseqüente e incompatível com o dever de guarda dos pais”. Em face do reconhecimento da culpa da mãe do menor, do valor total da indenização será destinado a ela 25%, devendo o restante ficar para o pai."

Fonte:TJ-CE

2º Tribunal do Júri absolve acusados de roubo e homicídio qualificados

"O Conselho de Sentença da 2ª Vara do Júri, do Fórum Clóvis Beviláqua, decidiu, em julgamento finalizado na noite desta quarta-feira (18/11), pela absolvição dos réus José Welington Costa Almeida e Francisco Fábio Alves. Os dois estavam sendo acusados do assassinato de Marcelo Costa Almeida, em outubro de 2005, no bairro Alagadiço Novo, na capital cearense.

A tese dos defensores públicos Gelson Azevedo Rosa e João Irton Veloso Frota, que fizeram a defesa dos réus, era de absolvição por negativa de autoria, ou seja, os réus não teriam praticado o crime. A argumentação acabou convencendo os jurados.

Os dois foram inocentados das acusações de homicídio qualificado, roubo qualificado com concurso de pessoas, cujas penalidades estavam descritas nos artigos 121 §4º, inciso I (motivo torpe); 155, §4º (roubo qualificado); e 29 (concurso de pessoas), todos do Código Penal Brasileiro.

De acordo com a denúncia do Ministério Público, o crime aconteceu na madrugada do dia 9 de outubro de 2005. Na ocasião, a vítima estava em um bar com vários amigos e percebeu que a sua bicicleta tinha sido roubada.

Marcelo ainda correu na tentativa de recuperar o bem, mas recebeu um golpe de faca e ficou desfalecido, enquanto os autores fugiram do local do crime. Ele chegou a ser socorrido, porém, não resistiu à gravidade do ferimento, falecendo no hospital."

Fonte:TJ-CE

Acusado de crime por vingança será julgado nesta sexta-feira

"A 2ª Vara do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua levará a julgamento, nesta sexta-feira (20/11), às 13h30, o réu José Marciano Chaves Veras. Ele é acusado de ter assassinado Eduardo Rodrigues de Abreu, no dia 16 de julho de 1998. Pela acusação, o réu foi enquadrado no artigo 121, parágrafo 2º, inciso I (mediante paga ou promessa de recompensa, ou por outro motivo torpe) do Código Penal Brasileiro.

Consta no inquérito policial que o crime aconteceu no bairro Autran Nunes por volta das 20h. O réu, portando um revólver calibre 38, assassinou a vítima com um único disparo na cabeça.

De acordo com testemunhas, devido a uma discussão banal, Eduardo havia tentado matar José Marciano dois anos antes mas, como não obteve êxito, o réu, motivado por vingança, prometeu que ainda acertaria “as contas” com a vítima.

José Marciano nega a autoria do crime, alegando que este foi cometido por um terceiro, que também tinha inimizade com a vítima e se encontrava no local no momento do crime.

O Júri será presidido pelo juiz Henrique Jorge Holanda Silveira e a defesa será feita pelo advogado de defesa Gelson Azevedo Rosa, enquanto a acusação será patrocinada pela Promotora Josiana França."

Fonte:TJ-CE

Acusado de homicídio duplamente qualificado será julgado nesta sexta-feira

"A 4ª Vara do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua levará a julgamento, nesta sexta-feira (20/11), às 9h30, o réu Valdecleison Mendes Pereira. Ele está sendo acusado do assassinato de Ângelo Márcio de Oliveira ocorrido no dia 15 de junho de 2002. O réu, que está solto, responde por homicídio e foi enquadrado no artigo 121, parágrafo 2º, incisos II (motivo fútil) e IV (à traição, de emboscada, ou mediante dissimulação ou outro recurso que dificulte ou torne impossível a defesa do ofendido) do Código Penal Brasileiro.

Consta no processo que no dia do crime, a vítima, em companhia de alguns amigos, jogava sinuca e bebia em um bar no bairro José Walter. Segundo testemunhas que se encontravam no local, o réu chegou ao bar em uma bicicleta com um amigo e, sem dar tempo de reação para a vítima, sacou um revólver calibre 38 e disparou um único tiro que atingiu o peito de Ângelo Márcio.

Caída no chão, a vítima ainda foi socorrida pelos amigos que estavam no bar, mas devido à gravidade do ferimento, Ângelo acabou falecendo no local minutos depois.

A denúncia do Ministério Público, baseada na investigação policial, aponta que o crime teria acontecido por conta de uma discussão entre a vítima e o réu meses antes do acontecido.
O Júri será presidido pelo juiz José Barreto de Carvalho Filho. A defesa ficará a cargo do defensor público Átila Bezerra e a acusação será patrocinada pelo promotor Alcides Jorge Evangelista Ferreira."

Fonte:TJ-CE

Estelionatário cearense é preso na Parnaíba

"O cearense Josiano Paiva Lima, de 27 anos, foi preso nesta quarta-feira, 18, na Parnaíba, sob acusação de estelionato. Ele fingiu ser filho de um representante comercial de Teresina e levou várias roupas de uma loja da Rua Marquês do Herval, no bairro Ceará. Segundo um dos proprietários da loja, o bandido se utilizou de informações precisas e por isso conseguiu realizar o crime.

O investigador do caso, Raimundo Cardoso, apresentou uma vasta ficha de criminal do acusado, onde constam processos abertos e passagem por uma penitenciária do Ceará. O delegado Fernando Silva autuou o estelionatário em flagrante e disse que ele deve ser conduzido para a penitenciária de Parnaíba.

No Ceará, Josiano Paiva Lima morava na cidade de Ubajara, a 329 quilômetros de Fortaleza."

Fonte:Portal Jangadeiro Online

MAIS UMA ANTENA DE TV SE ERGUE EM FORTALEZA

Em um terreno,na esquina das ruas Barbosa de Freitas e Tomás Acioly,no bairro Dionísio Torres,em Fortaleza,está sendo erguida mais uma antena de televisão.Isso bem ao lado da sede do Grupo Cidade de Comunicação.

MDS BLOQUEIA BENEFÍCIOS DO BOLSA FAMÍLIA DE 954 FAMÍLIAS NO CEARÁ

"O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) bloqueou o pagamento de 975.601 benefícios do Bolsa Família em todo o país, em novembro, porque as famílias não atualizaram seus dados cadastrais até 31 de outubro. Somente no Ceará foram 55.769 benefícios bloqueados de 954.284 famílias.

Mesmo sem receber os valores referentes a novembro, elas devem procurar o gestor municipal do programa e regularizar a situação para que seu benefício seja desbloqueado, desde que se enquadrem no critério do Bolsa Família, ou seja, renda mensal per capita de até R$ 140,00. A partir de janeiro de 2010, o benefício que continuar bloqueado por falta de revisão cadastral será cancelado.

A medida adotada pelo MDS é um dos mecanismos de controle do programa de transferência de renda que atende 12,4 milhões de famílias em todos os Municípios brasileiros. São transferidos a essa população cerca R$ 1,1 bilhão por mês. Nos totais do pagamento de novembro, que ocorre entre os dias 17 e 30, estão incluídos os benefícios bloqueados. Para garantir o benefício, as famílias precisam manter os filhos na escola, a agenda de saúde em dia e atualizar seus dados, como renda, endereço e escola dos filhos, pelo menos a cada dois anos."

Fonte:Portal Ceará Agora,com informações da assessoria de imprensa do MDS.

CAMINHÃO COLIDE COM POSTE E PROVOCA INCÊNDIO EM FLEXEIRAS

"Nesta quarta-feira (18), uma colisão entre um caminhão, com carregamento de colchões, e um poste de alta tensão provocou um incêndio em Flexeiras, no município de Trairi. O motorista do veículo, que estava com a esposa, tentou retirar o caminhão em chamas de perto da fiação elétrica. A ação foi inútil, pois o fogo alastrou-se rapidamente.

Após alguns instantes, funcionários da Coelce chegaram ao local e conseguiram afastar o caminhão de perto dos fios de alta tensão. O Corpo de Bombeiros foi chamado. Mesmo demorando a chegar, o carro de combate a incêndio conseguiu conter as chamas."

Fonte:Portal Ceará Agora

Acidente com parapente deixa dois feridos em Quixadá

Um acidente com um parapente aconteceu na manhã desta quinta-feira (19), na cidade de Quixadá (Sertão Central). O piloto e o passageiro, que ainda não tiveram identidades divulgadas, ficaram feridos. Um deles, o empresário carioca Francisco Alencar, foi transferido para Fortaleza no helicóptero do Ciopaer. O outro recebeu atendimento pelo Corpo de Bombeiros da cidade.

Segundo o major Maurício, do Corpo de Bombeiros, os feridos passam bem, mas ainda não se sabe o que causou o acidente no voo duplo."

Fonte:Portal Jangadeiro Online

RAPIDINHAS DA MANHÃ

-O curso de Especialização de Teorias da Comunicação e Imagem, da UFC,ressucitou e já tem autorização para abrir nova turma.As inscrições começam a partir do dia 3 de dezembro.

-A Operação da Seman de Fortaleza para retirada de outdoor´s continua.Fiscais da Prefeitura foram vistos hoje retirando placas na Avenida Alberto Magno.

Movimentação da Santa Casa de Sobral

"A Santa Casa de Misericórdia de Sobral registrou, nas últimas horas, um plantão em que ao menos doze pessoas foram internadas. As pessoas que deram entrada naquele hospital foram na sua maioria por acidente de trânsito. Sete pessoas deram entrada por queda de moto. José Valter Lopes, residente em Sobral sofreu agressão física. Duas outras pessoas deram entrada vítimas de tentativa de suicídio."

Fonte:Blog do Wilson Gomes

HOMENS USANDO FARDA DA PM ASSALTAM CAMINHÃO DE REFRIGERANTES NA BR-222 EM SOBRAL

"A polícia registrou, nas últimas horas,um assalto contra um motorista que transportava carga de refrigenrantes. Na delegacia, o motorista disse que o caminhão que dirigia foi interceptado por homens usando farda PM do Ceará, na BR 222. Ele chegou a ser ameaçado de morte quando foi abandonado pelo grupo as margens do açude de Forquilha.
No centro da cidade de Sobral, um comerciante foi baleado dentro de loja de bomboniere, após sofrer uma tentativa de assalto. O bandido deixou o local sem ser identificado. O comerciante foi encaminhado para Santa Casa, onde permanece internado."

Fonte:Blog do Wilson Gomes

PRISÃO POR HOMICÍDIO E ASSASSINATO MOVIMENTAM PLANTÃO POLICIAL NO INTERIOR

Nas últimas horas,o Comando de Policiamento do Interior registrou um homicídio a bala,cinco armas apreendidas e sete prisões.Uma delas foi no Município do Ipu,na Ibiapaba.O suspeito de um crime contra uma aposentada foi detido.Ele seria amante da vítima está internado sob escolta policial na Santa Casa de Sobral.O assassinato a bala ocorreu em Aracati,no Litoral Leste,vitimando um ex-presidiário.

Estradas

A PRF registrou oito acidentes, nas últimas 24 horas,nas estradas federais que cortam o Ceará.O mais grave foi um atropelamento,na noite de ontem,18,na BR-116,no trecho em Horizonte.Nas estradas estaduais,a CPRV contabilizou seis acidentes com um ferido.Esse vítima de atropelamento,na CE-040,em frente ao shopping Via-Sul.

AS QUENTES DO LAURIBERTO BRAGA VIA TWITTER

- Caneca da Cagece traz super-herois do Meio Ambiente. "Quem se Liga, Recicla". Hoje à noite, @cagece recebe prêmio no Praia Centro.

- BR faz curso do pré-sal para jornalistas cearenses, hoje à tarde, no bom Gran Marquise Hotel.

- Obras na Assembleia Legislativa precisam de melhor proteção. Além de lentas as obras não têm tapumes e os buracos estão a beira da calçada.

- TAM atrasa voos no aeroporto internacional Pinto Martins. Passageiros viram pacientes de tanto esperar, relata José Maria Melo, na 810.

- Dia da Bandeira, 19 de novembro, promete

Amor fantástico

"O segundo filme da saga "Crepúsculo", "Lua Nova", chega aos cinemas nesta semana fazendo bem mais barulho que o primeiro, gerando mais expectativas nos fãs. "Em ´Crepúsculo, a gente conheceu o amor de Edward e Bella. Agora nós vamos ver até onde Bella é capaz de ir e o tamanho do amor dela pelo vampiro", afirma a estudante Jéssica Rodrigues, 16 anos, que garantiu seu ingresso para a estreia.

O longa, que traz a adaptação do livro "Lua Nova", de Stephenie Meyer, apresenta o momento de maior sofrimento de Bella Swan (Kristen Stewart). Depois de o vampiro Edward Cullen (Robert Pattinson) terminar o namoro com o objetivo de protegê-la, a jovem mergulha uma profunda depressão. "É a fase oposta de lua cheia. É quando o sol está do lado oposto da lua em relação a nós. Esse é o tipo de noite mais escura. ´Lua Nova´ é o período mais sombrio da vida da Bella", disse a autora."

Fonte:Diário do Nordeste

Estado e PMF vão pagar R$ 206 mi

"À medida que se aproxima dezembro e as festas de fim de ano, crescem as expectativas das pessoas e também do comércio, com o pagamento do 13º salário dos empregados dos setores privado e público. Com pagamento antecipado da segunda parcela para os dias 14 e 15 de dezembro, somente o governo do Estado irá desembolsar recursos estimados da ordem de R$ 157 milhões, em benefícios para 144 mil servidores, sendo 98 mil ativos, 32 mil aposentados ou inativos e 15 mil pensionistas.

A esse montante, somam-se mais R$ 295 milhões, relativos à folha de novembro, que chegará ao bolso do funcionalismo público Estadual nos dias 1º e 2 de dezembro, resultando em injeção direta na economia cearense, somente dos cofres do Estado, de recursos superiores a R$ 450 milhões, na quinzena que antecede o Natal. A primeira parcela do 13º salário, equivalente a 50%, foi paga em junho.

Município

Nos dias 15, 16 e 17 de dezembro será a vez da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) pagar a 2ª parcela, ou o correspondente a 60%, do 13º salário. A expectativa da Secretaria de Finanças do Município (Sefin) é a de que sejam desembolsados aproximadamente R$ 49,2 milhões, para 44.714 servidores municipais. Os valores ainda estão sendo fechados.

Assim como o governo Estadual, a primeira parcela do 13º Salário da PMF, o equivalente a 40% da folha, foi paga nos dias 15, 16 e 17 de junho passado."

Fonte:Diário do Nordeste

MANCHETE DO DIÁRIO DO NORDESTE DESTA QUINTA

Acordo vai retirar 50% dos outdoors

Natal de Luz

"O Ceará Natal de Luz será lançado amanhã, a partir das 17 horas na Praça do Ferreira. No local, apresentações de orquestras, coral infantil, o plantio simbólico da primeira muda, a chegada do Papai Noel, projeções interativas em 3D na fachada do São Luiz e a abertura da árvore com 28 metros. Haverá ainda ato litúrgico com o Padre Dourado e missa com a participação do tenor Bruno Stéfano. No fim, será realizada a Festa da Luz com show de Vanessa da Mata."

Fonte:Jornal O Povo

AUDIÊNCIA SOBRE A SITUAÇÃO DAS ESTRADAS

"Será realizada hoje, a partir das 15 horas, na Assembleia Legislativa, audiência pública para discutir a atual situação das rodovias estaduais e federais do Ceará. Foram convocados pelos deputados representantes do Governo do Estado, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e da Companhia de Policiamento Rodoviário (CPRv). A audiência pública vai ser realizada por solicitação do deputado estadual Ferreira Aragão (PDT), que critica a situação das estradas do Ceará, tantos as BRs quanto as CEs."

Fonte:Jornal O Povo

ANOTE NA SUA AGENDA NESTE DIA QUE AMANHECE

" Será lançado hoje, às 20 horas, no Teatro Celina Queiroz, o livro Sistema Político Brasileiro: continuidade ou reforma. Com artigos de especialistas como Elder Gurgel, Humberto Cunha e Filomeno Moraes e organizado pelo professor João Viana."

Fonte:Coluna Vertical do Jornal O Povo

Médico é internado após beber cachaça artesanal

"Uma cachaça de fabricação artesanal e origem duvidosa levou o médico de Acopiara Francisco Vilmar Félix Martins, 56, a ser internado na madrugada de ontem, no Hospital da Unimed, em Fortaleza. A bebida já havia feito outras duas vítimas no município, há cerca de 15 dias. O médico, candidato a prefeito de Acopiara nas últimas eleições e que já foi vice-prefeito, passa bem e tem previsão de alta para hoje ou amanhã.

Há duas semanas, Vilmar Félix soube do caso das duas pessoas que teriam se sentido mal após tomar a cachaça. ``Um amigo comum meu e deles me procurou, dizendo que me entregaria uma porção da cachaça pra eu mandar fazer uma análise``, recorda. Na segunda-feira, o amigo lhe entregou a ``encomenda``. ``Veio numa garrafinha tipo -celular- e eu pus dentro da pasta, mas não lembrei mais da história dele (de que a cachaça fazia mal)``, conta.

Ao chegar em casa, na hora do jantar, acabou tomando cerca de 20 mililitros da bebida. ``Quando bebi, até disse: -Que cachaça ruim, passou rasgando tudo aqui-. Aquilo devia ter metanol diluído em cachaça ou em água``, acredita. Depois de um tempo, Félix começou a se sentir mal. ``Comecei a suar a camisa, foi uma loucura. Teve um momento que eu não mexia mais os braços nem as pernas``, lembra.

Na madrugada de ontem, o médico veio de helicóptero para Fortaleza e deu entrada no Hospital da Unimed. Agora passa bem e, segundo a médica da unidade, Sandra Belém, ele continua internado apenas por excesso de zelo. De acordo com ela, Félix apresentou sintomas como visão borrada, diarreia, suor frio e fraqueza geral no corpo.

``Ele se sentiu pior quando ainda estava no Interior. Quando ele chegou aqui, já estava bem. Está internado só por excesso de zelo``, garantiu a médica. Segundo ela, ainda é prematuro afirmar que ele se sentiu mal por causa da cachaça. No entanto, admite que existe a suspeita, já que ele tomou da amostra que já teria feito outras vítimas em Acopiara.

Para Félix, não há dúvidas de que se sentiu mal por causa da cachaça. Sua família já levou a amostra a um laboratório para que seja feita análise. ``Deve ser daquelas cachaças adulteradas, cachaças artesanais que se fazem em fundo de quintal. É preciso tomar cuidado``, comenta. ``Não devemos ingerir qualquer tipo de bebida em qualquer lugar``.


E-Mais

>De acordo com o médico Vilmar Félix, metanol é uma substância tóxica ao corpo. ``Eu tomei em torno de 20 mililitros, mas não era puro. Era diluído. Devia ser uns 5 a 10 mililitros de metanol diluído em cachaça ou em água``, explicou. A bebida já foi levada para ser feita análise.

>Vilmar Félix garante que tomou a cachaça por engano. ``Eu esqueci. Há 15 dias, ele (o amigo) tinha me relatado. Eu nem lembrava mais da história. Aí, ontem, eu estava no hospital muito atarefado e me entregaram a encomenda``, recorda o médico."

Fonte:Jornal O Povo

MANCHETE DO JORNAL O POVO DESTA QUINTA

E agora Lula?? STF deixa com presidente decisão sobre Césare Battisti

MADRUGADA DE FILAS NO SAGUÃO DE ATENDIMENTO DO AEROPORTO DE FORTALEZA

O Aeroporto de Fortaleza opera quase na normalidade.De acordo com o boletim da Infraero,atualizado às 5h,dos 18 voos progrmados,um foi cancelado.A mudança do sistema eletrônico de atendimento,em particular da TAM,que passa a se integrar ao mundo,tem provocado filas no saguão desde o início da madrugada de hoje.

Homem é morto por pistoleiro dentro de casa no Eusébio

"Um misterioso assassinato abalou a localidade Tamatanduba, no município de Eusébio. O mototaxista José Geovani de Oliveira da Silva, de 30 anos, foi morto em frente de casa no início da noite desta quarta-feira (18).

A vítima conversava com dois parentes quando um veículo Pólo parou diante do grupo. Um homem armado saiu do carro em direção a José Giovani, que ainda tentou fugir para dentro de sua residência, mas foi perseguido pelo criminoso que executou com vários tiros de pistola.

No local, segundo primeira informações da polícia, ninguém sabe explicar qual seria as motivação do crime. Vizinhos e conhecidos afirmam que a vítima não era considerada má pessoa na comunidade. Ele era casado e tinha uma filha. O pai dele chegou a conversar com o filho minutos antes do assassinato, e afirmou que ele não vinha recebendo ameaças."

Fonte:Portal Jangadeiro Online

AS PRIMEIRAS NOTÍCIAS DO DIA QUE COMEÇA

A partir de agora,o Blog Ceará é Notícia vira a página de ontem e coloca uma em branco para preencher com notícias deste dia que nasce.Quer ajudar a preenchê-la.Mande sua colaboração para cellusrocha@gmail.com.Ou escreva nos comentários abaixo das postagens.

ANOTE NA SUA AGENDA NESTE DIA QUE AMANHECE

Lançamento do Prêmio Gandhi 2010

Dia: 19 de Novembro de 2009
Hora: 19h
Onde: Auditório do Sebrae-CE

O jornalista Guto Camargo, Diretor da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e Presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Paulo, é o palestrante convidado da solenidade de lançamento do Prêmio Gandhi de Comunicação 2010, promoção da Agência da Boa Notícia. Nesta quinta-feira, 19 de novembro, a partir das 19h, no auditório do Sebrae-Ce, Guto vai falar sobre "Cenários da Comunicação no Brasil". Em seguida, acontece debate com a participação da jornalista Adísia Sá (O Povo e o Estado) e do jornalista Agostinho Gósson (Universitária FM). Após o debate, o Presidente da ABN, Prof. Francisco Souto Paulino apresenta o Regulamento do Prêmio Gandhi de Comunicação 2010. E novidades vêm por aí. Acesse: www.boanoticia.org.br

CONHEÇA A HISTÓRIA DOS DRAMISTAS CAETANOS

BEBERIBE, ALÉM DAS BELEZAS NATURAIS, APRESENTA UM CELEIRO CULTURAL POPULAR ONDE AS PERSONAGENS SÃO DONAS DE CASA, MULHERES SIMPLES QUE INSISTEM EM MOSTRAR SEUS TALENTOS.PESSOAS SIMPLES, MAS QUE PRECISAM DE INCENTIVOS E VALORIZAÇÃO PARA CONTINUAR. ESTE VALIOSO TRABALHO PODE-SE ENCONTRAR NA COMUNIDADE DOS CAETANOS, POVO QUILOMBOLAS MARCADO PELAS TRADIÇÕES NEGRAS QUE NÃO PODEMOS DEIXAR AS ESCONDIDAS. TUDO MUITO SIMPLES, MAS, FEITO COM CRIATIVADADE E A UNICA FORMA DE LAZER DAQUELA LOCALIDADE. HÁ MUITO TEMPO QUE ESSA DRAMATURGIA EXISTE,PORÉM, O ATUAL PADRE DE PAROQUIA ESTÁ OBJETIVANDO A CONTINUIDADE, ATRAVÉS DO PADRE AUGUSTO MENEZES DO VALE, APRESENTAÇÕES TEMATICAS PARA FORTALECER O NATIVISMO E A FORMAÇÃO EDUCATIVA DAS CRIANÇAS E JOVENS SÃO FEITAS ATRAVES DA ARTE.

PADRE AUGUSTO MENEZES DO VALE TEM UM TRABALHADO NO MUNICIPIO DE BEBERIBE COM JOVENS E ADULTOS, EVANGELIZANDO ATRAVES DE AÇÕES CONCRETAS QUE GARANTAM A DIGNIDADE DO SER HUMANO DE FORMA COERENTE SEM ESQUECER QUE A FÉ ACOLHE E O TRABALHO CONCRETIZA AS OBRAS DE DEUS.ESPERAMOS QUE A COMUNIDADE DOS CAETANOS ENCONTREM A MÃO AMIGA.

Fica a sugestão da professora Fátima do Vale.Nossa colabora de Maracanaú

ÚLTIMAS DO PLANTÃO POLICIAL

-Um mototaxista de 30 anos foi executado dentro de casa,na noite desta quarta-feira,18,em uma localidade do Município do Eusébio,na Região Metropolitana de Fortaleza.Segundo a polícia,o suspeito fugiu e ainda não foi identificado.A vítima não teria envolvimento com crimes.

-Um tiroteio trouxe pânico aos motoristas que trafegavam na rua dos Manguezais,aquela via que serve de atalho entre a Pontes Vieira e Engenheiro Santana Júnior.Foi também na noite desta quarta-feira.

O TWITTER ME CONTOU

-Rolou tiroteio hoje naquela avenida que liga a Pontes Vieira à Santana Júnior (não me pergunte que não sei o nome). Bala e, claro, pânico.

-Glaycosales Despedida hoje no teatro do Sesc foi massa! Plateia bem animada! Com direito até à queda do @lcgaletto do palco. Sensacional! Valeu!

-Eunicio Saindo da casa do Ceará, onde assisti a entrega da cidadania a dois cearenses radicados aqui. Fernando Cesar e Geraldo Vasconcelos.

-FabianeKaczan E o Presidente Vargas? Secretário de esporte do Municipio explica atual situação do Estádio.Tudo isso no Jangadeiro Esporte Clube, 11:35