segunda-feira, 31 de maio de 2010

A 4ª enquete do Blog já está no ar. Opine!!

Já está no ar a 4ª enquete do Blog Ceará é Notícia. Perguntamos qual a sua opinião sobre a possível cobrança de pedágio com a inauguração da ponte sobre Rio Cocó, na Sabiaguaba. Você acredita na cobrança? Sim ou não? Responda a nossa enquete, na barra lateral à direita, bem abaixo do campo de colaborações.a

XX Cine Ceará. Sai lista dos filmes selecionados para o festival

“O Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema, consagrado como um dos maiores eventos da sétima arte no Brasil, chega à sua 20º edição levando ao público cearense uma parcela significativa da produção de cinema e vídeo ibero-americanos. O evento deste ano, que será realizado em Fortaleza entre os dias 24 de junho e 1º de julho, selecionou das 109 produções inscritas, apenas oito para disputar a Mostra Competitiva de Longa-Metragem.
A lista de longas-metragens selecionados inclui três produções brasileiras as quais duas são totalmente inéditas. El último Comandante, de Vicente Ferraz e Isabel Martinez, é um longa de ficção produzido em parceira com a Costa Rica. Outro filme inédito é o documentário Memória Cubana, de Alice de Andrade e Iván Nápoles.
Estrada para Ythaca, dirigido por Luiz Pretti, Ricardo Pretti, Guto Parente e Pedro Diógenes, diretores cearenses iniciantes, é o outro longa brasileiro que venceu a 13ª Mostra de Cinema de Tiradentes realizada em janeiro deste ano. Outros cinco longas de ficção da Argentina, Costa Rica, Espanha, México e Cuba também estão entre os selecionados.
Os selecionados concorrem nas categorias de: Direção; Fotografia; Edição; Roteiro; Trilha Sonora Original; Som; Direção de Arte; Ator e Atriz. O vencedor receberá o Troféu Mucuripe e um prêmio no valor de US$ 10 mil (dez mil dólares).
Longas-Metragens selecionados:
* El último comandante
Ficção. 35mm. 94´. Cor. Brasil/Costa Rica. 2010
Direção Vicente Ferraz e Isabel Martínez
* Memória Cubana
Documentário. Beta Digital. 71 Min. Brasil/Cuba/França. 2010
Direção: Alice de Andrade e Iván Nápoles
* Estrada para Ythaca
Ficção. HDV. 70´. Cor. Brasil. 2010
Direção Luiz Pretti, Ricardo Pretti, Guto Parente e Pedro Diógenes
* O último verão de la Boyita / El último verano de La Boyita
Ficção. 35 mm. 86 Min. Cor. Argentina/França/Espanha. 2009
Direção: Julia Solomonoff
* Do amor e outros demônios/ Del amor y otros demonios
Ficção. 35mm. 97 Min. Cor. Costa Rica/ Colômbia. 2009
Direção: Hilda Hidalgo
* A mulher sem piano/ La mujer sin piano
Ficção. 35mm. 95 Min. Cor. Espanha/França. 2009
Direção: Javier Rebollo
* Alamar/ Alamar
Ficção. HD/ 35mm. 73´. Cor. México. 2009
Pedro González Rubio
* Lisanka/ Lisanka
Ficção. 35mm. 113 Min. Cor. Cuba/Venezuela/Rússia. 2009
Direção: Daniel Diaz Torres
Para a Mostra Competitiva de Curtas-Metragens a organização do festival recebeu 398 inscrições e foram selecionadas 16 produções brasileiras as quais sete são de São Paulo, cinco do Ceará, duas de Pernambuco, uma do Rio de Janeiro e outra do Rio Grande do Sul. Os filmes selecionados concorrem nas seguintes categorias de: Melhor Curta; Direção; Fotografia; Edição; Roteiro; Som; Direção de Arte; Ator; e Atriz.
Curtas-Metragens selecionados:
Divino De repente – Fábio Yamaji – SP – ANI
Lugar Comum – Jonas Brandão – SP – ANI
Avós – Michael Wahrmann – SP – FIC
O Som do Tempo – Petrus Cariri – CE – FIC
Cidade Desterro – Gláucia Soares – CE – DOC
Supermemória – Danilo Carvalho – CE – DOC
Vento – Márcio Salem – SP – FIC
Fractais Sertanejos – Heraldo Cavalcanti – CE – DOC
Azul – Eric Laurence – PE – FIC
Ave Maria ou Mãe dos Sertanejos de Camilo Cavalcante – PE – DOC
Ensaios de cinema – Allan Ribeiro – RJ – FIC
Jardim do Beleléu – Ari Cândido – SP – FIC
OUIJA – Marcelo Galvão – SP – FIC
Dona Militana – Hermes Leal – SP – DOC
A Amiga Americana – Ivo Lopes – CE – FIC
Os Amigos Bizarros do Ricardinho – Augusto Canani – RS – FIC

Fonte: Blog do Eliomar de Lima, com informações do site do Cine Ceará

Empresas de engenharia. IEL/CE realiza novo evento com foco na inovação

" O Instituto Euvaldo Lodi (IEL/CE) realizará em 8 de junho (uma terça-feira), a partir das 14 horas, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), a Feira de Pesquisa e Desenvolvimento em Engenharia. Além de palestras ligadas a temas como inovação, pesquisa e desenvolvimento, a feira contará com estandes de instituições de ensino e organizações com atuação na área das engenharias, como Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade de Fortaleza (Unifor) e Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Ceará (Crea/CE)

Este é o terceiro de quatro eventos que o IEL realizará no semestre para identificar o cenário atual da inovação nas empresas do setor. Segundo a gerente de tecnologia do IEL/CE, Adriana Kellen, as empresas cearenses – incluídas as das engenharias – precisam superar a dificuldade cultural em relação ao investimento em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I). “Acredito na mudança gradual dessa cultura. Incentivos fiscais existem, bem como subvenção econômica para fomentar as iniciativas empresariais de investir em PD&I. Além de levar informação aos empresários, talvez fosse interessante aprimorar esses instrumentos para ampliar o interesse das empresas", diz.

A feira é realizada pelo IEL em parceria com o Crea/CE, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará, Unifor, UFC e Sindicato dos Engenheiros do Ceará. O patrocínio é do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Mais informações pelo telefone (85) 3421-6515."

Fonte: Portal Fiec Online

Últimas - Sumov vence Espaço Jovem pelo Campeonato Cearense de Futsal

O Sumor venceu, agora à noite, o Espaço Jovem por 5 a 1. A vitória deixa o Sumov como líder do Grupo B do Campeonato Cearense de Futsal.

Últimas do Plantão Policial

- Advogado reage à assalto e atira em dois bandidos em Fortaleza.

-Pedra cai de caminhão, no Anel Viário,e atinge caminhão do Corpo de Bombeiros.

Ùltimas - Seis ônibus são depedrados em Fortaleza

Seis ônibus foram depedrados, agora à noite, por pessoas que estavam em motos e bicicletas. O Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários do Ceará - Sintro- disse por meio de declaração do seu assessor político, Valdir Pereira, que os incidentes não tem relação com a paralisação. Caso seja comprovada o envolvimento da população, o Sontro vai fazer um apelo à comunidade para evitar esse tipo de vandalismo.

Tentativa de assalto na Aldeota

" Uma tentativa de assalto terminou em tiroteio nesta segunda-feira (31) à tarde no bairro Aldeota em Fortaleza.

Equipes da polícia investigam o caso ocorrido no cruzamento da avenida Santos Dumont com a rua José Vilar. Dois suspeitos foram baleados."

Fonte: TV Verdes Mares

DIREÇÃO DO CEARÁ ANUNCIA PATROCÍNIO DO GOVERNO DO ESTADO

" Em entrevista na tarde desta segunda-feira, 31, o presidente do Ceará Evandro Leitão anunciou o acordo para estampara a marca do o Governo do Estado do Ceará nas mangas de suas camisas durante o restante do Campeonato Brasileiro. “Chegamos a um acordo e estamos satisfeitos em ter a marca do nosso estado nas camisas do Clube”, disse o dirigente.

O Clube continua negociando com outras empresas para patrocinar as camisas no Brasileirão. “Estamos conversando com duas empresas e vamos confirmar assim que os contratos forem assinados”, disse o dirigente. O patrocínio principal está acertado com a Neo química e o contrato deve ser assinado nas próximas horas."

Fonte: Site Artilheiro

Tasso recebe de Roberto Pessoa a Tin Gomes nesta segunda-feira política

" O senador Tasso Jereissati (PSDB) recebeu, nesta segunda-feira, em seu escritório político em Fortaleza, o prefeito Roberto Pessoa (PR), de Maracanaú (Região Metropolitana de Fortaleza). Na ocasião, Pessoa anunciou que o seu partido vai ter candidato a governador e que o ex-governador Lúcio Alcântara já admite entrar na disputa.
Segundo Pessoa, que chegou a ensaiar candidatura ao Governo, é necessário que haja uma alternativa para o eleitorado cearense. Pessoa adiantou que a candidatura do PR também virá como forma de ser um reforço á pré-candidatura do tucano José Serra no Estado, além de ser também uma alternativa a mais de composição para os tucanos que estão na iminência de sofrer baques em matéria de vagas proporcionais.
Tasso Jereissati, que apoia a reeleição e Cid Gomes (PSB), ouviu Roberto Pessoa, mas não chegou a falar sobre acordo com o PR. Ele ainda recebeu outras lideranças partidárias como o presidente regional do DEM, Chiquinho Feitosa, que deve confirmou a parceria do seu partido com o PSDB.
Também esteve com o senador tucano o presidente regional do PMN, Reginaldo Moreira. Com ele, o vereador e presidente da União dos Vereaores do Ceará (UVC). Ambos endossam o nome de Tasso para o senado. O PMN, em termos nacionais, faz parte da aliança lulista. O dirigente estadual é, inclusive, o superintendente estadual da Ceasa.
Ainda com Tasso Jereissati esteve o vice-prefeito de Fortaleza, Tin Gomes. Este em nome do PHS para garantir apoio ao nome dele para o Senado. Já a cúpula do PHS de Tin, comandada pelo deputado estadual Francisco Caminha, apoia Cid Gomes e Dilma Rousseff (PT) para presidente da República.
Ainda nesta noite, Jereissati conversa com a bancada estadual e com o único parlamentar federal da legenda, Raiundo Gomes de Matos, sobre esta segunda-feira de conversações em torno de composição política. Os parlamentares não escondem apreensão quanto à reeleição deles."

Fonte: Blog do Eliomar de Lima

Desembargador José Arísio Lopes da Costa assume interinamente Presidência do TJCE

" O desembargador José Arísio Lopes da Costa assumiu, interinamente, a Presidência do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), no último dia 29. Ele ocupará o cargo até o próximo dia 05, enquanto o desembargador Ernani Barreira Porto, chefe do Judiciário cearense, exerce a função de governador do Estado.

O desembargador Ernani Barreira Porto está na chefia do Poder Executivo em virtude da viagem do governador do Estado, Cid Ferreira Gomes, aos Estados Unidos. As próximas autoridades na linha de sucessão ao cargo – o vice-governador, Francisco Pinheiro, e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Domingos Filho – também encontram-se fora do Ceará.

Na manhã desta segunda-feira (31/05), o desembargador Arísio Lopes da Costa coordenou a reunião semanal de gestão do TJCE. O encontro reúne secretários e assessores ligados à Presidência da instituição, para atualização dos projetos e trabalhos sob a responsabilidade de cada área. Em seguida, se reuniu para almoço com o desembargador Ernani Barreira no Palácio Iracema.

Perfil

Arísio Lopes da Costa nasceu na cidade de Mombaça, a 296 km de Fortaleza. É formado em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em 1969.

Ingressou na magistratura em 1971, tendo sido juiz nas comarcas de Ipaumirim, Tianguá, Viçosa do Ceará, Várzea Alegre, Juazeiro do Norte e Fortaleza, além de ter respondido pelas comarcas de Ibiapina, São Benedito, Camocim, Jardim, Crato e Santana do Cariri.

Tomou posse como desembargador em 19 de outubro de 2000. Assumiu a vice-presidência do TJCE em 29 de janeiro de 2009, depois de ser eleito em votação no Pleno, em 18 de dezembro do ano anterior."

Fonte: TJ-CE

Vila das Artes recebe a artista plástica Anna Katharina Scheidegger

" Nesta terça (1) a Vila das Artes recebe a artista plástica Anna Katharina Scheidegger para um encontro com alunos dos cursos de audiovisual e dança da Vila das Artes e interessados em refletir sobre os trabalhos realizados pela artista. Anna Katharina está em Fortaleza onde orientou um workshop de imagem e som com alunos do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará. O resultado dessa oficina será uma obra coletiva em vídeo e fotografia. O encontro na Vila das Artes acontece às 19h. Anna Katharina Scheidegger estudou no Staatsliches Seminar Lebermatt, em Berna e na Escola Nacional Superior de Arte Decorativa de Paris (ENSAD). Desde 2003 é artista residente no Le Fresnoy, Estúdio de Arte Contemporânea, na França. Em 2009 a artista participou da exposição coletiva internacional no Centro Regional de Fotografia Nord Pas-de-Calais, França; da Collection Société Génerale d’Art Contemporaine, com a série fotográfica "Lined up Borders"; e da exposição de fotografias "Toronto Nights", na galeria da Aliança Francesa de Toronto, Canadá. Informações pelo telefone 3105-1402."

Fonte: Vila das Artes

A 4ª enquete do Blog já está no ar. Opine!!

Já está no ar a 4ª enquete do Blog Ceará é Notícia. Perguntamos qual a sua opinião sobre a possível cobrança de pedágio com a inauguração da ponte sobre Rio Cocó, na Sabiaguaba. Você acredita na cobrança? Sim ou não? Responda a nossa enquete, na barra lateral à direita, bem abaixo do campo de colaborações.

Blog serviço. BANCOS FECHAM NO FERIADO DE CORPUS CHRISTI

" Os bancos estarão fechados para o público nesta quinta-feira (3), por conta do feriado de Corpus Christi. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as contas de consumo (água, luz, telefone) e os carnês que vencerem no dia 3 de junho poderão ser pagos na sexta-feira após o feriado, sem multas.

A Febraban diz ainda que os clientes podem agendar os pagamentos nas agências até quarta-feira (2), ou pagar as contas que tiverem código de barras na própria quinta-feira por meio dos caixas automáticos ou correspondentes não bancários, como lotéricas e estabelecimentos comerciais."

Fonte: Portal Ceará Agora

Camille Soares deixa O POVO e vai para por Tribunal de Justiça do CE

" Depois de oito meses, a jornalista Camille Soares deixa o jornal O POVO, onde atuava na editoria de Economia. A partir dessa terça-feira (1º), ela integra a equipe de comunicação do Tribunal de Justiça do Ceará."

Fonte: Blog Liberdade Digital

Twitter compartiha informação

- Tomás Figueiredo:" No escritorio do @tassojer para participar de reuniao com os deps estaduais e federais. Todos a postos aguardando"

Cadáver é encontrado na traseira de um carro com seis tiros

" Um cadáver sem nenhuma identificação foi encontrado, na tarde desta segunda-feira (31), na traseira de um veículo Montana localizado na rua Barão de Lucena, no conjunto Guajerú, bairro Messejana.
O corpo, que estava muito bem vestido, é de um homem que aparentava ter entre 30 a 45 anos. Ele foi encontrado por Policiais Militares, que receberam uma ligação com a informação de que havia na rua um carro abandonado.
Diante da denúncia, os PMs foram ao local e encontram o carro, que tem placas do município do Eusébio, com os faróis acesos e completamente fechado. Ao abri-lo, os policias se depararam com o cadáver.
A Perícia que esteve no local constatou que a vítima levou seis tiros, entre eles um no olho esquerdo, um no direito e outro nas costas. O levantamento apontou também que o corpo já estava no local há várias horas.
Policiais Militares acreditam que o homem foi morto em outro lugar e levado para Messejana. No momento da ocorrência, a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS) ainda fez um levantamento para saber se o veículo tinha alguma queixa de roubo, mas nada foi constatado. Os PMs somente informaram que o Montana pertence a uma mulher."

Fonte: Portal Jangadeiro Online

Funceme prevê precipitações de menor intensidade até esta terça

" A previsão da Funceme é que as precipitações continuem durante a noite e até esta quarta-feira (1), mas com intensidade menor do que a registrada nesta segunda-feira (31). Na periferia, casas que ameaçavam desabar foram interditadas para não colocar em risco a vida de famílias inteiras.
A chuva intensa pegou muita gente desprevenida na Região Metropolitana de Fortaleza. As precipitações tiveram início na madrugada, deixando o trânsito lento e até parado em vários pontos da capital. A Defesa Civil já registrou 120 ocorrências, sendo 100 vias alagadas e 20 desabamentos na Capital. A Funceme registrou 65,6 mm de chuvas em Fortaleza. Mas as maiores precipitações ocorreram no Eusébio (145 milímetros), Aquiraz (80,6mm) e Maracanaú (70mm).
Segundo a Defesa Civil, somente na Comunidade Rosalina, no bairro Passaré em Fortaleza, o órgão realizou dez ocorrências. O caso mais grave ocorreu na comunidade Che Guevara,em Messejana.Uma barreira desabou e deixou uma casa totalmente destruída. Um casal e uma criança de sete anos estavam na residência na hora do acidente, mas nenhum deles ficou ferido."

Fonte: Portal Jangadeiro Online

Relação entre comunicação e teatro será discutida na UFC

" Na próxima quarta-feira, dia 02 de junho, no Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno, estudantes e professores dos cursos de Comunicação Social e de Artes Cênicas se encontrarão para discutir a comunicação feita para o teatro em Fortaleza. Na mesa redonda, profissionais das duas áreas analisarão os problemas enfrentados pelo teatro local em relação à area de comunicação. A mesa contará com a participação de Magela Lima, editor adjunto do núcleo de Cultura e entretenimento do jornal O Povo, Herê Aquino, diretora do grupo Expressões Humanas e Ivna Araújo da Ato Produções.

A mesa redonda é a etapa final da campanha "O que o teatro diz pra você?" iniciada no dia 27 de maio. A campanha tem como objetivo levar a discussão sobre teatro e comunicação para os estudantes dos dois cursos e refletir sobre como é feita a comunicação para o teatro em Fortaleza, trazendo à tona questões relevantes tanto para quem produz teatro quanto para quem o comunica. Para isso, um perfil criado no twitter propõe reflexões sobre as estratégias utilizadas pelos grupos, a participação do público jovem, a falta de espaço na mídia, verbas e políticas públicas. A campanha se concentra na internet, mas peças impressas estão espalhadas pelo CH2-UFC (Centro de Humanidades - área 2 - UFC) e Teatro Universitário.


A campanha “O que o teatro diz pra você?” foi elaborada na disciplina Laboratório de Publicidade do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará. Nesta disciplina os alunos desenvolvem campanhas que discutem a atuação publicitária."


Serviço
Mesa Redonda - A comunicação para o Teatro
dia 02/06 - 9h
Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno
Av. da Universidade, 2210 - Benfica

Fonte: Site do Curso de Comunicação da UFC

Acusado de matar com instrumento de luta marcial será julgado nesta terça-feira

" Domingos Sávio Victor da Silva, acusado do assassinato de José Alves de Sousa, será levado a julgamento, pela 3ª Vara do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua, nesta terça-feira (1º/06), às 14h30. O réu responde por homicídio triplamente qualificado, por motivo torpe, com meio cruel e mediante recurso que tornou impossível a defesa do ofendido, combinado com concurso de pessoas.

O crime aconteceu no dia 12 de setembro de 1987, por volta das 23h, em uma “casa de forró” localizada na rua Boa Vista, bairro Castelão, em Fortaleza. Segundo a denúncia do Ministério Público, baseada em inquérito policial, Domingos Sávio estava no local com um grupo de amigos quando avistou José Alves, sentado em uma mesa, e decidiu arrancar o boné da vítima.

Inconformado com a atitude, José Alves deu um soco no acusado e pegou o boné de volta. Nesse momento, Domingos Sávio teria ido chamar seus amigos para, juntos, agredirem a vítima. José Alves correu, mas foi atingido na cabeça com um golpe de “nunchaku”, instrumento usado em lutas de artes marciais. Caído no chão, ele ainda foi atingido por vários golpes de faca.

Após prestar depoimento, Domingos Sávio fugiu, mas o processo continuou a tramitar. Em 1997, ele foi pronunciado e a Justiça expediu mandado de prisão. No entanto, só foi capturado em 8 de janeiro deste ano. O réu está preso na Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor José Jucá Neto (CPPL III), em Itaitinga, Região Metropolitana de Fortaleza.

Erialdo de Lima Santos, também acusado de ter participado do assassinato, foi julgado no dia 5 de março de 1998 e condenado a 4 anos de reclusão.

O juiz José de Castro Andrade, titular da 3ª Vara do Júri, presidirá o julgamento. A defesa será feita pelo advogado Hilário Melo Torquato, enquanto a acusação vai ser patrocinada pelo promotor de Justiça Humberto Ibiapina Lima Maia."

Fonte: TJ-CE

Acusado de matar filha de ex-prefeito de Pacajus tem habeas corpus negado

" A 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) negou, nesta segunda-feira (31/05), habeas corpus a José Weldes de Carvalho, acusado de matar a esposa Sara Zandra Chaves Bezerra, no dia 5 de fevereiro deste ano. A vítima era filha do ex-prefeito de Pacajus, Aurilo Bezerra.

Conforme os autos, o crime ocorreu por volta das 8h30, no município de Pacajus, distante 49 km de Fortaleza. José Weldes, fazendo uso de um revólver calibre 38, efetuou dois disparos contra a companheira, que não resistiu aos ferimentos e faleceu. O réu chegou a colocar a vítima dentro do carro e “jogá-la” em frente a um hospital, empreendendo fuga logo depois.

Cinco dias após o crime, José Weldes apresentou-se espontaneamente na delegacia e confessou ter matado a esposa. A defesa ingressou com habeas corpus (nº 34140-72.2010.8.06.0000) no TJCE alegando que ele estaria sofrendo constrangimento ilegal por conta da ausência de requisitos para a manutenção da prisão cautelar. Argumentou ainda a existência de condições favoráveis para a concessão da liberdade provisória ao réu.

Ao julgar o caso, no entanto, a 2ª Câmara Criminal denegou a ordem, acompanhando o voto do relator do processo, desembargador Paulo Camelo Timbó. “O exame dos autos revela que se encontra justificada a prisão do paciente. Para a decretação e manutenção de sua prisão preventiva, a juíza da causa acertadamente levou em consideração a garantia da aplicação da lei penal e da ordem pública, haja vista a repercussão causada pela barbaridade do delito”, disse Paulo Timbó.

O relator finalizou: “Consoante se pode observar dos depoimentos das testemunhas perante as autoridades, após abandonar a vítima na frente do hospital, o réu se evadiu tomando rumo ignorado, razão pela qual se justifica a decretação de sua prisão”."

Fonte: TJ-CE

Banco Itaú deve indenizar cliente prejudicada por fraude na internet

" O juiz titular da 15ª Vara Cível da Comarca de Fortaleza, Gerardo Magelo Facundo Júnior, condenou o Banco Itaú a pagar indenização no valor de R$ 50 mil, a título de danos morais, além de R$ 1.990,00 por danos materiais, à cliente Z.M.M. A decisão foi publicada no Diário da Justiça dessa sexta-feira (28/05).

Consta nos autos que, no dia 13 de março de 2007, Z.M.M. acessou o site do Banco Itaú, do qual era correntista há mais de dez anos, para efetuar o pagamento da fatura de seu cartão de crédito. Ela afirma que não conseguiu concluir a transação bancária pois, após digitar o número do cartão, a senha e o valor, apareceu uma mensagem com a informação de que “não foi possível efetuar a operação”. Segundo a requerente, logo em seguida, o site ficou “fora do ar” e ela optou por não insistir na operação.

No dia seguinte, Z.M.M. consultou o extrato de sua conta e constatou que apresentava saldo negativo, devido a três transferências, via Internet, dos valores de R$ 990,00, R$ 50,00 e R$ 950,00.

A requerente, então, foi até sua agência bancária para informar que não havia realizado as transferências e solicitar o ressarcimento da quantia. Na ocasião, a gerente do banco efetuou o bloqueio da conta e solicitou à cliente que registrasse o fato por escrito, o que foi feito no mesmo dia.

Aproximadamente um mês após a reclamação, ela recebeu correspondência do Banco Itaú, informando que a empresa não poderia ressarcir os valores debitados, porque a autora teria “informado seus dados pessoais e sigilosos, os quais foram utilizados por terceiro”, e que “a ação protetora da empresa não consegue abranger situações que dependam exclusivamente dos cuidados dos clientes”.

Segundo Z.M.M., mesmo após o bloqueio da conta, a empresa continuou a cobrar taxas e juros e inscreveu seu nome nos órgãos de proteção ao crédito. Em 22 de novembro de 2007, ela ajuizou ação declaratória de inexistência de débitos cumulada com indenização por danos morais e materiais, pedindo o valor total de R$ 102 mil.

No dia 03 de junho de 2008, o Banco Itaú apresentou contestação e disse que a autora “efetuou as transações que alega desconhecer ou, se não o fez, deu condições para que seus dados fossem utilizados por terceiros.” A empresa afirmou ainda que seu site é totalmente seguro, não vulnerável a invasões, e que “eventual fraude apenas é cometida em caso de efetiva negligência do próprio usuário.”

Em sua decisão, o juiz Gerardo Magelo Facundo Júnior considera que “o banco, ao disponibilizar seus serviços no ambiente da Internet, deve assumir os riscos dessa atividade e reparar os danos suportados pelos consumidores.” Além disso, o magistrado afirma que a empresa não provou “que o sistema não pudesse ser burlado ou que a senha não pudesse ser obtida por terceiros de outro modo que não por eventual incúria de seu titular”."

Fonte:TJ-CE

Hapvida deve pagar indenização de R$ 24 mil por negar cirurgia a cliente

" O juiz titular da 21ª Vara Cível do Fórum Clóvis Beviláqua, Francisco Mauro Ferreira Liberato, condenou a empresa Hapvida a pagar indenização no valor de 24 mil, a título de danos materiais, para a requerente T.D.F.. A decisão do magistrado foi publicada na última quarta-feira (26/05) no Diário da Justiça.

Consta nos autos que a requerente mantinha com a empresa, desde 1995, um contrato denominado “Vida Vip Credenciada”. Em 2008, devido a acentuadas dores em seu ombro direito, T.D.F. precisou fazer uma cirurgia, conforme parecer médico.

A Hapvida, entretanto, não autorizou o procedimento, alegando que a cliente não estava coberta pelo pacto de adesão do plano, que foi firmado antes da vigência da Lei Federal nº 9.656/98, que trata dos Planos Privados de Assistência à Saúde. A requerente, devido ao agravamento de seu caso, precisou pagar a cirurgia que custou R$ 24.000,00.

T.D.F. requereu da Hapvida, junto à Justiça, indenização no valor de R$ 72 mil, referente ao valor da cirurgia e à reparação de danos morais. Segundo afirma, após “a nova lei dos planos de saúde”, aderiu ao novo plano e fez um ajuste no valor das prestações, passando a pagar R$ 458,00 para ter um atendimento sem restrições.

A empresa salienta que “é lícito às operadoras de saúde inserir limitações para tratamentos e/ou equipamentos/materiais nos contratos, pois, mesmo sendo pacto de adesão, há ainda certa liberdade para contratar”. Argumentou também que não praticou fato que justifique indenização por danos morais e não pode devolver para a cliente o que ela pagou em relação às mensalidades.

Na sentença, o juiz aceitou o argumento da Hapvida em relação ao reembolso das mensalidades já pagas. Ele afirmou que a cliente não tem direito de receber o que pagou “porque os serviços, bons ou não à luz do entendimento da autora, estiveram à sua disposição e as prestações mensais serviram para manter em funcionamento todo o aparato médico-hospitalar”.

O magistrado acrescentou que houve apenas danos materiais, “uma vez que o descumprimento do contrato não acarretou ofensa à honra da cliente na medida em que se discutia cláusula contratual até então em vigor”."

Fonte: TJ-CE

Site EM OFF CE atualiza página semanal

O site em OFF-CE já atualizou sua página semanal e entra na polêmica de que a Imprensa cearense anda dando pouca ou nenhuma cobertura ao Icasa, que é o único representante do CE na série B. Acesse aqui.

Copa de 2014: Prefeitura fará mapeamento dos imóveis que serão retirados para obras

" A Prefeitura de Fortaleza começa a fazer, a partir de agosto, o mapeamento dos imóveis que serão retirados das avenidas que vão sofrer intervenções no projeto da Copa do Mundo 2014. A previsão é de que as obras de infraestrutura para o Mundial tenham início no primeiro trimestre de 2011 e sejam intregues até dezembro de 2012.

Onze ruas e avenidas da cidade vão ser alargadas. Uma delas é a avenida Alberto Craveiro, no entorno do estádio Castelão. Nela, está previsto um investimento de R$ 33,7 milhões.

Para melhorar o trânsito na região que dá acesso ao estádio, as avenidas Dedé Brasil e Paulino Rocha também sofrerão intervenções, cada uma terá três faixas por sentido. Juntas, as avenidas vão receber mais de R$ 76 milhões.

Túneis
O projeto prevê ainda, a construção de um túnel na rotatória do estádio Castelão e viadutos nas avenidas Raul Barbosa e Via Expressa.
Dentro dos recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a Copa em Fortaleza, a Via Expressa detém a previsão orçamentária mais significativa. São R$ 98 milhões, que serão investidos no alargamento que vai da avenida Abolição até a Raul Barbosa.
Ao longo da via, que passará a ter cerca de 50 metros de largura, todos os semáforos serão retirados. Além disso, serão construídos três túneis no encontro da Via Expressa com as avenidas Alberto Sá, Santos Dummont e Padre Antônio Tomás."

Fonte: TV Diário

A 4ª enquete do Blog já está no ar

Já está no ar a 4ª enquete do Blog Ceará é Notícia. Perguntamos qual a sua opinião sobre a possível cobrança de pedágio com a inauguração da ponte sobre Rio Cocó, na Sabiaguaba. Você acredita na cobrança? Sim ou não? Responda a nossa enquete, na barra lateral à direita, bem abaixo do campo de colaborações.

Comissão de Seguridade Social e Saúde visita Frotinha da Parangaba

" Emergência lotada, pacientes e familiares indignados, corredores alagados e infraestrutura precária. Esta foi a situação encontrada na visita realizada nesta segunda-feira (31/05) ao Frotinha da Parangaba e organizada pela Comissão de Seguridade Social e Saúde da Assembleia Legislativa. A inspeção faz parte de um trabalho conjunto com a Comissão de Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil Secção Ceará (OAB-CE).

Durante apresentação dos projetos de melhoria da unidade, o ouvidor do Frotinha, Júlio César Pereira, disse que estão sendo providenciados lixeiras externas, galpão de reciclagem, drenagem do terreno e novo portão de acesso de pessoas e veículos. Segundo ele, estas providências atenderão às principais reclamações dos usuários do Frotinha da Parangaba.

Em seguida, o secretário de Saúde do Município, Alex Mont’Alverne, coordenou uma visita às obras das novas instalações do hospital que, segundo ele, serão entregues ainda este ano pela Prefeitura de Fortaleza. Ele explicou que a emergência será deslocada para uma nova área, em terreno vizinho à atual unidade, e serão criados 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva e outros 18 de observação. “Será um hospital novo, planejado de acordo com a demanda e dentro dos padrões de humanização estabelecidos pelo Ministério da Saúde”, destacou Mont’Alverne.

De acordo com o secretário, os recursos para a obra são do Governo Federal, cerca de R$ 3,5 milhões. Outros R$ 2 milhões devem ser investidos na compra de equipamentos para sala de reanimação (para até três pacientes) e sala de imagens, por exemplo. O novo prédio do Frotinha terá quatro blocos, sendo um deles para administração e distribuição dos pacientes de acordo com o grau de risco. Os demais terão classificação de risco diferenciada permitindo, segundo o secretário, melhor atendimento em traumatologia, clínica médica e cirurgia.

O presidente da Comissão de Saúde da OAB-CE, Ricardo Madeiro, considerou a situação do Frotinha caótica. Ele contou que quando chegou à unidade uma lâmina de água de 20 cm tomava conta dos corredores e se misturava aos resíduos de uma fossa que estourou perto do hospital.

O diretor do Frotinha da Parangaba, Múcio Roberto, reconheceu que muitos dos problemas da unidade se devem à estrutura antiga do prédio que já tem 33 anos. Ele disse ainda que o alagamento e o estouro da fossa foram resultado da forte chuva que caiu na cidade nesta segunda-feira.

Participaram ainda da visita o deputado João Ananias (PCdoB), o vice presidente da Comissão de Saúde da OAB-CE José Gifoni, além de representantes do Sindicato dos Médicos, do Conselho Regional de Medicina, da Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde Pública do Ministério Público Estadual (MPE), do Conselho Municipal de Saúde e do vereador Plácido Filho (PDT).

As visitas estão sendo realizadas em várias unidades hospitalares do Estado. Segundo Ricardo Madeiro, as observações feitas pela Comissão durante estas inspeções vão gerar um relatório solicitando as providências necessárias ao Poder Público para melhorar o atendimento em saúde no Ceará."

Fonte: AL-CE

IJF atendeu 490 pacientes no fim de semana

" A Prefeitura de Fortaleza, através do Instituto Dr. José Frota (IJF), realizou 490 atendimentos no último fim de semana – entre sexta-feira, 25 de maio, às 19h, até esta segunda-feira, 31 de maio, às 7h. O hospital atendeu 132 casos de violência no trânsito. Foram 68 acidentados de moto, 16 vítimas de abalroamentos, 34 de atropelamentos, 6 quedas de bicicleta e 1 queda de carro em movimento.

O IJF recebeu, ainda, 23 vítimas de agressões físicas, 11 vítimas de lesões por arma branca e 14 por arma de fogo. Também chegaram ao hospital 37 vítimas de quedas da própria altura, 20 de queimaduras e 12 de picadas de animais peçonhentos.

O IJF, maior hospital de urgência e emergência do Estado e maior hospital de gestão municipal do país, é referência no atendimento a traumas. É importante que a população atente para o fato de que apenas os casos de alta complexidade devem ser encaminhados ao IJF."

Fonte: Prefeitura de Fortaleza

Licitação dos túneis de acesso ao Centro de Eventos do Ceará acontece nesta terça (1°)

" Nesta terça-feira (1°) vai ser iniciado o processo licitatório para a construção dos túneis de acesso ao Centro de Eventos do Ceará (CEC). A obra, constituída de cinco túneis e trincheiras para acessar o CEC, está orçada em R$ 77.959.441,67. A empresas interessadas vão entregar a documentação exigida na Central de Licitações do Governo do Estado, a partir das 15 horas. Após a análise de certidões técnicas e de adimplência com órgãos federais, estaduais e municipais e o anúncio das habilitadas; vão ser abertas as propostas financeiras.

O secretário do Turismo Bismarck Maia, espera anunciar a construtora ou consórcio vencedor “no decorrer de 60 dias, com as obras iniciando em Agosto e o término coincidindo com a finalização do Centro de Eventos, por volta de Junho de 2011”.

Esses túneis vão eliminar dois semáforos e agilizar a entrada e a saída para o CEC e equipamentos vizinhos. Segundo Bismarck, estas intervenções, somadas à outros projetos em estudo, vão resolver o caótico trânsito da região: “Não apenas vai resolver o aumento de fluxo na Washington Soares, como também vai melhorar o que já existe hoje”, garante.

“Toda aquila microrregião vai ter o trânsito reconfigurado. O Governo do Estado prevê alargar o trecho da Washington Soares entre a Rogaciano Leite e o viaduto, prevendo recuos para ônibus. Outro túnel vai ser construído, permitindo o acesso direto da Rogaciano sentido praia”, explicou o secretário, referindo-se aos projetos."

Fonte: Governo do Ceará

Agende-se. Coletiva de lançamento do Ceará Music 2010

"Coletiva de imprensa para lançamento do Ceará Music 2010 será na próxima segunda-feira (7-6), no auditório da D&E."

Fonte: Blog do Lauriberto Braga

Twitter compartiha informações

Vaga para estágio no Iguatemi
lcgaletto: Dá um tok na galera...vaga de estágio na ass.imprensa do Iguatemi..pela MANHÃ...R$ 510...mexer em Corel...

Diego Hipólito em Choró
ferrucciopetri
O Diego Hipólito chega sexta em Fortaleza, ele é o nosso convidado para o Esporte na Minha Cidade que estará sábado próximo em Choró.

Fonte: Blog do Lauriberto Braga, com informações do Twitter

Lá vem o sol...

Lá vem o sol... Lá vem o sol..Depois de uma manhã com muita chuva e trovoadas, eis que surge o clarão do dia.

JOGAR DE FUTEBOL SOFRE PARADA CARDÍACA E MORRE EM PACAJUS

" Um jogador de futebol do time do Horizonte, Clodoaldo Oliveira de Sousa, de 35 anos, sofreu uma parada cardíaca no último sábado (29), após uma partida de veteranos, e morreu na hora. O jogo aconteceu no município de Pacajus, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

A Federação Cearense de Futebol (FCF) adiou a partida entre Horizonte e Caucaia, marcada para o domingo (30), pelo Campeonato Cearense de Futebol Feminino, em virtude do fato ocorrido. Em nota, a entidade esclareceu a decisão e lamentou a perda do atleta.

"Em função do falecimento de um atleta do seu quadro, o Horizonte teve a partida contra o Caucaia adiada para uma nova data que será marcada pela Diretoria de Competições. A FCF lamenta o ocorrido e envia nota de condolências a todos os que fazem o filiado Horizonte Futebol Clube"."

Fonte:Portal Ceará Agora

“VIAGRA PARAGUAIO” É APREENDIDO EM DUAS FARMÁCIAS DE BANABUIU

" A Polícia Civil apreendeu mais 158 comprimidos do medicamento Pramil, desta vez no município de Banabuiu, no Sertão Central, distante 46 quilômetros de Quixadá. Cerca de 200 unidades já haviam sido encontradas pela Polícia no município vizinho. Duas farmácias foram autuadas pela comercialização do remédio, que é proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O crime pode levar o autor a uma pena que varia de 10 a 15 anos de prisão. O Pramil é conhecido como o “viagra paraguaio” e o valor de venda pode ser até 10 vezes menor que os medicamentos mais populares para disfunção erétil, como Viagra, Levitra e Cialis."

Fonte: Portal Ceará Agora

QUADRILHA ASSALTA AGÊNCIA DOS CORREIOS DE ACARAPE E AMEAÇA POPULAÇÃO

" Medo e revolta no município de Acapape, no Maciço de Baturité. Na manhã desta segunda-feira (31), por volta das 8h30, cinco homens armados invadiram a agência dos Correios da cidade e, sob fortes ameaças aos funcionários, levaram uma quantia em dinheiro. Quando sairam do estabelecimento, apontaram as armas para as pessoas que estavam na rua e em seguida fugiram, levando a quantia, ainda não informada pela agência.

Na ação ousada, os homens não usaram qualquer proteção no rosto, máscara ou balaclava. A Polícia foi acionada e iniciou as buscas aos autores do crime, que se refugiaram em matagais das comunidades Pau Branco I, Pau Branco II, Poço Escuro I e Poço Escuro II. O capitão Carlos Cesar, comandante do 3º Pelotão, da 2ª Companhia, do 4º Batalhão, informou que até o momento, ninguém foi preso, mas a procura continua.

A redação do Ceará Agora obteve a informação de que a Polícia está montando uma estratégia para capturar os criminosos. A agência dos Correios de Acarape já foi assaltada outras vezes e a população pede mais segurança à região, vítima constante de crimes."

Fonte: Portal Ceará Agora

Saúde de Sérgio Novais melhora e ele deve fazer exames em SP

" Nesta segunda-feira (31), o presidente do PSB no Ceará, Sérgio Novais, passou a apresentar quadro estável em sua saúde, depois de uma crise de pressão arterial. Segundo a sua assessoria, ele deve viajar para São Paulo, onde vai passar por exames.
No último sábado (29), ele passou mal em um encontro da legenda na Região do Cariri. Novais foi levado para um hospital do Crato, mas, depois, teve que ser transferido de avião para Fortaleza e foi internado com complicações cardiológicas. Sérgio Novais está em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).
Em 2005, o ex-presidente da Companhia Docas teve que se submeter a uma cirurgia na artéria aorta após sofrer um infarto."

Fonte: Portal Jangadeiro Online

Informações Maracanaú

" MUNICÍPIO GERA 9,4 MIL EMPREGOS COM CARTEIRA ASSINADA ENTRE 2005 E 2010
Maracanaú gerou 9.415 empregos com carteira de trabalho assinada durante a gestão do prefeito Roberto Pessoa, entre 2005 e abril de 2010. É o que mostra levantamento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico – SDE do Município, com base nos dados mais recentes do Ministério do Trabalho e Emprego. Os setores que mais criaram novas ocupações, neste período, foram a indústria de transformação, que abriu 5.359 novas vagas formais, seguida do setor de serviços e comércio. INCENTIVOS - A Prefeitura de Maracanaú tem contribuindo para esse aumento do mercado de trabalho, por meio do Programa de Atração de Empresas. Esse trouxe, de 2005 e 2010, um total de 128 empresas de diversos segmentos para Maracanaú, que representam R$ 879,4 milhões em investimentos privados e a geração de 13,8 mil novos empregos. Outras 31 estão em fase de implantação, com a expectativa de mais 3,8 mil novos postos de trabalho e R$ 523 milhões em investimentos.

“INVESTIMENTO CIDADÃO” ENCERRA CURSO DE BISCOITOS PARA DEFICIENTES
O projeto Investimento Cidadão, desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Maracanaú, encerra, às 14 horas desta terça-feira, 1º, a primeira turma do curso de biscoitos para pessoas com deficiência. Ao longo de 2 meses, o Restaurante Popular transformou-se num grande espaço de aprendizado, levando ensinamento e sabor à vida de 60 maracanauenses. Os alunos tiveram a oportunidade de aprender a fabricação de diversos tipos de biscoitos e suas formas de comercialização. O objetivo do curso é favorecer a emancipação social e o resgate da auto-estima através da inclusão produtiva, gerando renda e ocupação para as pessoas com deficiência.

HOSPITAL MUNICIPAL CELEBRA 58 ANOS COM INAUGURAÇÃO DE NOVOS BENEFÍCIOS
Durante o aniversário de 58 anos do Hospital Municipal João Elísio de Holanda quem ganha presentes é o maracanauense. No próximo dia 7, serão inauguradas as novas instalações do Centro de Especialidades Odontológicas – CEO e do Centro de Especialidades Médicas – CEM, além de galeria dos ex-diretores do Hospital. O CEO, composto de 23 dentistas, atende, mensalmente, cerca de 1.745 pacientes, desde atendimento dentário a situações de emergência, durante 24 horas. Entre os serviços oferecidos estão endodontia, periodontia, cirurgia oral menor, radiologia, odontopediatria, pacientes especiais e próteses dentárias. O CEM atende, de 7 às 16 horas, com uma equipe de 65 funcionários. Entre as especialidades oferecidas pelo Centro estão cardiologia, cirurgia geral, endocrinologia, dermatologia, ginecologia, mastologia, neurologia, pediatria, pneumologia, urologia e estomaterapia.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Maracanaú

Estudantes de Odontologia de Sobral encerram greve

" Estudantes do curso de Odontologia do Campus da Universidade Federal do Ceará em Sobral comunicaram a decisão de retornar às aulas nesta segunda-feira (31), encerrando o movimento grevista que havia começado no dia 17 de maio.

A greve foi uma forma de protesto contra ao que consideram morosidade do andamento das obras das instalações definitivas do curso.

Durante o movimento, os estudantes mantiveram encontros com a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis, Profª Clarisse Ferreira Gomes, e tiveram espaço em reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Expansão (CEPE) no dia 21, para expor suas preocupações, ocasião em que ouviram esclarecimentos detalhados do Reitor Jesualdo Farias, em resposta às suas indagações.

Na manhã de quinta-feira (27), o Prof. Alexandre Simões Nogueira, Coordenador do curso de Odontologia, compareceu ao gabinete do Procurador Ricardo Magalhães Mendonça e apresentou todos os esclarecimentos solicitados pelo Ministério Público a respeito do que está sendo feito e do organograma a ser cumprido na construção dos prédios que abrigarão salas de aula, de professores, laboratórios e clinica que compõem as instalações do curso de Odontologia.

Alexandre Nogueira apresentou também, ao Procurador, o planejamento acadêmico das disciplinas, ressaltando que os alunos não sofrerão prejuízos no que diz respeito a atraso do semestre e continuarão a ter a melhor formação, que lhes permitirá se tornarem excelentes profissionais."

Fonte: UFC

Responda a 4ª enquete do Blog Ceará é Notícia

Já está no ar a 4ª enquete do Blog Ceará é Notícia. Perguntamos qual a sua opinião sobre a possível cobrança de pedágio com a inauguração da ponte sobre Rio Cocó, na Sabiaguaba. Você acredita na cobrança? Sim ou não? Responda a nossa enquete, na barra lateral à direita, bem abaixo do campo de colaborações.

AGENDE-SE. RETROSPECTIVA E PERSPECTIVA DA AGRICULTURA NO CEARÁ

“Retrospectiva e Perspectiva da Agricultura no Ceará”. Sobre este tema o empresário e ex-secretário de Agricultura Irrigada do Estado do Ceará, Carlos Matos, ministra palestra durante o Encontro do Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense (Agropacto). O evento será realizado na próxima terça-feira (01), no auditório da Superintendência do Banco do Brasil, a partir das 7h30.
Em 1998, quando foi criada a SEAGRI – Secretaria da Agricultura Irrigada, a exportação de frutas cearense movimentava U$0,8 milhões. Na última amostragem, com dados de 2009, o Estado já movimenta US$ 105,2 milhões, o que colocou o Ceará em segundo lugar em exportações de frutas no ranking nacional, assumindo o posto antes ocupado por Pernambuco, só perdendo agora para a Bahia.
Para que esses números fossem alcançados, foi necessária a implantação de políticas públicas para intensificar investimentos e articular parcerias, com vistas exatamente na inserção competitiva do agronegócio cearense no mercado brasileiro e mundial. De acordo com o empresário Carlos Matos, a divisão dos municípios em seis grupos com potencial de desenvolvimento e características climáticas semelhantes, denominados Agropólos, foi fundamental para se determinar investimentos em tecnologia, capacitação de mão-de-obra, infra-estrutura e saber científico necessário a cada região, orientando e transmitindo o know-how na produção agrícola. “Foi assim que conseguimos fazer o impensável, produzir rosas no Ceará. Hoje somos o maior exportador de rosas do Brasil, com 63,6%, contra 20,8% de São Paulo e 15,6% de Minas Gerais. Além disso, o Ceará é referência na produção de melão, manga, abacaxi, melancia e banana”, explica.
Ainda segundo Matos, projetos como Caminhos de Israel e Agente Rural também contribuíram para o fortalecimento de pequenos produtores através do acompanhamento técnico, capacitação e organização, permitindo a inserção desses agricultores no mercado. Além destes projetos a SEAGRI implantou o Seguro Safra, hoje denominado Garantia Safra, o maior instrumento de política pública para o homem sofrido do semi-árido brasileiro ao dar apoio a agricultura familiar.
Entre os lideres dos produtos exportados está a fruticultura, mostrando o Estado como referência na área, graças a uma ação articulada do setor público e privado. “Os números são, então, uma prova de que com investimento em tecnologia e o uso racional da água pode haver riqueza no campo. Além disso, mostra que a continuidade de políticas públicas, como os projetos promovidos pela SEAGRI, é fundamental para que este setor continue a ser um dos mais promissores do Ceará”, afirma.

Sobre o palestrante
Carlos Matos - é graduado em Administração de Empresas, pela Unifor. Doutorando em Planificação Territorial e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Barcelona, U.B., Espanha. Atualmente exerce o cargo de diretor-presidente da TRAINER DG – organização de desenvolvimento e integração empresarial. Foi presidente estadual do PSDB (2007/2009), presidente do Fórum de Secretários de Agricultura do Nordeste (FSAN), em 2005. Secretário de Estado da Agricultura e Pecuária (2003/2006), secretário de Agricultura Irrigada do Estado do Ceará (1999 – 2002) e coordenador geral da Aje - Associação dos Jovens Empresários (1992). Durante o período em que atuou na vida pública, entre outras ações, Carlos formulou a primeira política de agricultura irrigada do estado do ceará, criou o Projeto Agropólos, pólos de desenvolvimento integrado para agricultura irrigada e o Projeto Caminhos de Israel, rede integrada de cooperação entre pequenos produtores.

Serviço
A Superintendência do Banco do Brasil fica localizada na Avenida Santos Dumont, 2889 – Aldeota."

Fonte: VSM Comunicação

4ª edição do Moda Íntima Ceará aponta novos rumos para o segmento no Estado

" A Associação da Moda Íntima do Ceará (AMIC) e a 3|3|3 Promo realizam, de 6 a 8 de junho, de 14 às 21 horas, no Centro de Convenções do Ceará, a 4ª edição da Moda Íntima Ceará, feira que reúne as principais marcas cearenses do segmento. Realizado anualmente pela associação, o evento já é consolidado no calendário cearense do setor, sendo o único do Norte/Nordeste e um dos maiores do Brasil e traz nesta edição duas novidades: o Fórum de Tendências 2010/2011 e o lançamento da Revista Lingerie Ceará.
Durante a feira, empresários do setor terão oportunidade de conferir novas tendências e os lançamentos dos fabricantes de moda íntima da região, além de conhecer fornecedores, avaliar novas oportunidades de compras e de investimento que o mercado oferece, visto que o evento irá reunir todos os fabricantes de lingerie no Ceará em um único ambiente.
Em 2009, o evento reuniu 60 expositores em 92 estandes no Centro de Convenções, e recebeu cerca de 4.000 pessoas por noite, entre compradores, parceiros e público em geral. Para a edição 2010 o Moda Íntima Ceará renova o formato e será focada diretamente na geração de novas oportunidades em negócios. O evento irá reunir cerca de 80 expositores distribuídos em 100 estandes, e com a expectativa de um público visitante estimado em 12.000 pessoas.
Nesta edição, o foco das atenções está no “Salão das Marcas”, espaço onde estarão instalados os expositores. Assim, no lugar dos tradicionais desfiles de arena, serão apresentados em uma estrutura composta por passarela e backstage, desfiles em formato de showroom, por onde desfilarão todas as grifes presentes, com foco direcionado ao produto. Os desfiles acontecerão em intervalos de 40 minutos durante todo o período de funcionamento da Feira, apresentando, assim, negócios e moda em um único espaço.
Estarão participando do Moda Íntima Ceará 2010 os expositores: Larosy, Thaís Ferreira, Miss Belly, Thaís e Thamires, Sensuality, Ritati, Piffy Lingerie, Linhas & Cores, Liebe, X Mulher, Dy Any, Di Modas, Del Lírio, D´Noite, D´July, Trança Fio, Sitec, Vi Lingerie, Zigg Brasil, BrandsMAq, Emarf, GGTech, Diemer, Princesa, Salotex, Sayoart, Fermoplast, Audaces e Delta.
"Os eventos de moda no Estado, mostram para o Brasil e até para o mundo o potencial de nossa indústria têxtil. O Ceará é um grande produtor de moda no Brasil e é de grande importância manter um calendário de eventos desse tipo, pois se trata de um movimento coletivo que deve ser perene para que fortaleça ainda mais a economia regional. O evento retrata o crescimento e o fortalecimento do setor de lingerie na economia do Estado do Ceará." Marcia Travessoni, Diretora da 3|3|3 Promo.
O Moda Íntima Ceará é realizado pela Associação da Moda Íntima do Ceará e 3|3|3 Promo, tem o patrocínio das empresas Delfa Bojos, Rosset/Doutex, Sebrae, Advance Têxtil, Affiniti Berlan, Lycra e apoio institucional do Governo do Estado do Ceará.
Desfiles Showroom
Além de expor seus produtos no “Salão das Marcas”, algumas grifes irão apresentar suas coleções em desfiles no Moda Íntima Ceará. Eles irão acontecer em uma estrutura composta por passarela e backstage, em intervalos de 40 minutos durante todo o período da Feira, no mesmo espaço em que estará instalado o “Salão das Marcas”. Cada marca desfilará dois dias, apresentando 20 peças de lingerie por dia, no total cada uma apresentará 40 looks, com exceção da marca Rihomo, que irá desfilar somente no primeiro dia de evento. As grifes participantes são: D´July, D´Lune, Di Modas, Liebe, Linhas & Cores, Miss Belly, Piffy, Rihomo, Ritati, Sensuality e Thaís Ferreira.
Fórum de Tendências 2010/2011
Pela primeira vez, o Moda Íntima Ceará, em parceira com a Rosset, maior grupo têxtil da América Latina, realiza o Fórum de Tendências 2010/2011, espaço onde o visitante poderá encontrar, de forma didática e organizada, todos os lançamentos da indústria do segmento para as próximas temporadas. Uma maneira de adiantar, em primeira mão, produtos e artigos que só entrarão no mercado nos próximos meses. O Fórum será instalado em um dos pontos estratégicos da Feira, no Salão da Indústria da Moda Íntima, de 14:00 às 22:00 horas, no Centro de Convenções.
Revista Lingerie Ceará
O 4º Moda Íntima Ceará também terá o lançamento da Revista Lingerie Ceará, editada pela AMIC e pela 333 Propaganda, terá foco diferenciado no binômio business e moda. A Revista terá tiragem de cinco mil exemplares e será distribuída gratuitamente durante a feira. Uma iniciativa inovadora da AMIC, já que apresenta conteúdo produzido por especialistas em moda, marketing e comunicação.
Sobre a Associação da Moda Íntima do Ceará (AMIC)
Fundada em 11 de outubro de 2005, a AMIC é fruto da união de 24 fabricantes e suas associadas representam hoje aproximadamente 30% de todo o volume produzido no Ceará. A Associação representa os interesses das indústrias de lingerie associadas junto ao setor, ao mercado e à sociedade. Considerado o segundo maior pólo de moda íntima do Brasil, o Estado desponta no cenário nacional com números que positivos, com faturamento médio mensal girando em torno de 20 milhões gerando quase 30 mil empregos diretos e indiretos. Entre os principais objetivos da AMIC estão: patrocinar o desenvolvimento do setor de lingerie e o aprimoramento da competitividade do associado; promover o intercâmbio de idéias e experiências; disponibilizar consultoria técnica, contábil, financeira e jurídica às empresas; e auxiliá-las a iniciar ou incrementar suas exportações."

Moda Íntima Ceará
6, 7 e 8 de junho de 2010
Local: Centro de Convenções do Ceará
Horário: 14 às 21 horas
Fone: (85) 3494.4013
Para participar da Moda Íntima Ceará cadastre-se no site: http://www.modaintimaceara.com.br

Fonte: AD2M Comunicação

Defesa Civil registra 20 desabamentos e inundações em Fortaleza

" A Defesa Civil de Fortaleza registrou 120 ocorrências causadas pela forte chuva desta segunda-feira, 31, em Fortaleza. De acordo com o órgão, foram recebidas notificações de 100 alagamentos e 20 desabamentos e inundações. O caso mais grave ocorreu na comunidade Che Guevara, localizado na rua Fidel Castro, em Messejana. Uma barreira desabou e deixou uma casa totalmente destruída.

De acordo José Roberto Bezerra, técnico da Defesa Civil que atendeu à ocorrência, três pessoas estavam na casa no momento do desabamento: um casal e uma criança de sete anos. Ninguém ficou ferido. A família será removida para a associação de moradores da Comunidade Che Guevara.

Em Fortaleza choveu 65,5 milímetros nas últimas horas, segundo último boletim da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A previsão do tempo para esta segunda-feira em Fortaleza é de nebulosidade variável, com ocorrência de chuva. A temperatura mínima é de 24ºC e máxima de 29ºC.

Já a Autarquia Municipal de Trânsito registrou oito pontos de alagamento até as 9h40min desta segunda-feira, 31. São eles: Duque de Caxias x Floriano Peixoto; Dedé Brasil x Casimiro de Abreu; Dedé Brasil x Germano Frank; José Bastos x Ceará; Bezerra de Menezes x Olavo Bilac; Dedé Brasil x Eduardo Perdigão; Juscelino Kubitschek entre Costa e Silva e Dedé Brasil; Raul Barbosa x BR-116.

Além dos pontos de alagamento, a AMC contabilizou problemas em dois semáforos: no cruzamento das avenidas Juscelino Kubitschek e Presidente Costa e Silva e da avenida Augusto dos Anjos com rua Seixas Correia.

Ainda segundo a Funceme, choveu em 37 municípios cearenses. A maior precipitação foi registrada em Maracanaú (70 milímetros), seguido de Fortaleza (65,5 mm), Beberibe (51 mm) e Maranguape (22.2 mm).

A previsão da Funceme para as próximas 24 horas é que grande parte das regiões cearenses devem ficar com céu parcialmente nublado. Deve ocorrer chuva isolada na faixa litorânea, adjacências, serra da Ibiapaba e região sul do estado do Ceará."

Confira pontos de alagamento registrados pela AMC

Duque de Caxias x Floriano Peixoto,
Dedé Brasil x Casimiro de Abreu
Dedé Brasil x Germano Frank
José Bastos x Ceará
Bezerra de Menezes x Olavo Bilac
Dedé Brasil x Eduardo Perdigão
Pres. Juscelino Kubitschek entre Costa e Silva e Dedé Brasil
Raul Barbosa x BR116

Fonte: Portal O Povo Online

Primeiras notícias. Motoristas fazem nova paralisação, mesmo com ameaça de multa

" Motoristas e cobradores voltaram a realizar paralisação na manhã desta segunda-feira, 31, mesmo com ameaça de multa, prevista em liminar deferida pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) no último sábado, 29. Desta vez, a categoria realizou uma assembleia na empresa São José, bairro Parangaba, das 6 às 7 da manhã.

De acordo com Geraldo Lucena, um dos diretores do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Ceará (Sintro), 100% dos trabalhadores da empresa. Neste período, a saída de ônibus da garagem foi suspensa.

No último sábado, O TRT determinou que caso o Sintro impedisse o acesso dos trabalhadores ao serviço, estaria sujeito a pena de pagamento de multa diária de R$ 30 mil."

Fonte: Portal O Povo Online

Bom dia!!

Bom dia para você que começou a Semana do Feriado de Corpus Cristhi, enfrentando uma forte chuva que deixou Fortaleza com ruas alagadas e muito trânsito.

domingo, 30 de maio de 2010

Responda a 4ª enquete do Blog Ceará é Notícia

Já está no ar a 4ª enquete do Blog Ceará é Notícia. Perguntamos qual a sua opinião sobre a possível cobrança de pedágio com a inauguração da ponte sobre Rio Cocó, na Sabiaguaba. Você acredita na cobrança? Sim ou não? Responda a nossa enquete, na barra lateral à direita, bem abaixo do campo de colaborações.

Recado do Blog

- Alguma novidade de última hora no Ceará?? Domingo passado, um italiano morreu durante um assalto, na Avenida Washigton Soares, em Fortaleza, e os portais cearenses passaram batido.

Rapidinhas desta noite

- O Blog entra no debate sobre o trânsito caótico da Parangaba. A Prefeitura de Fortaleza fez um estudo, antes de conceder o alvará de funcionamento a rede de varejo Assaí, para verficar a situação do tráfego de veículos no local??

- Uma onda de catapora de atingido estudantes de uma escola particular e também religiosa de Fortaleza.

- Com a morte do ex-prefeito de Pacatuba, Célio Rodrigues, comenta-se que sua esposa, hoje vereadora, seria a virtual candidata a Prefeita nas próximas eleições. Não está longe ainda??

Giro pelo Interior

Blog Monólitos Post

Ilário critica Cid e diz que rompimento é inevitável

Blog de Limoeiro do Norte

Limoeiro Futsal perde invencibilidade em casa numa noite inspirada do goleiro russano

Twitter compartilha informação

- Fábio Campos:"Amanhã, no Jogo Político, entrevistarei @salmitofilho, presidente da CMF. Faça aqui sua pergunta ou envie para fabiocampos@opovo.com.br. "

Últimas. Adolescente é atropelado e morto por ônibus em Fortaleza

Um adolescente de 15 anos foi atropelado e morto por um ônibus, no bairro Vila Velha, em Fortaleza. O garoto guiava uma bicicleta quando foi atingido pelo coletivo. A população se revoltou com o acidente, apedrejou o ônibus e quase mata o motorista, que fugiu. A revolta dos populares comprometeu o atendimento hospitalar e contribuiu para morte do adolescente, segundo informou a TV Diário.

SUB-18: ATLÉTICO VENCE SANTA CRUZ DE VIRADA NO ANTONIO CRUZ

" Neste domingo, 30, foram realizadas mais quatro partidas pela terceira rodada do Campeonato Cearense Sub-18, no estádio Antônio Cruz, com arbitragem de Alexandre Paiva, assistências de Marcos Barroso e Roberto Pereira, e na suplência de arbitragem Joélio Silva com Raimudo Lenine como representantes da FCF, jogaram Santa Cruz e Alvinegro, com vitória de virada para o Alvinegro por 2 a 1, Alisson abriu o marcador, porém Albert e Jefferson decretaram a vitória do Alvinegro.

Na segunda partida, o árbitro foi Joélio Silva, com assistências de Roberto Pereira e Marcos Barroso, e na suplência de arbitragem Alexandre Paixa, o representante da FCF se manteve o mesmo, Raimundo Lenine, o resultado do segundo jogo foi 1 a 1 entre Terra e Mar e Uniclinic, com gol de Rodrigo para o Terra e Mar e Ardelanio para o Uniclinic).

Nas partidas realizadas no estádio Elzir Cabral, o São Gerardo goleou o Alvinegro pelo placar de 3 a 0, já na partida entre Floresta e Tiradentes, o resultado foi igualdade de 1 a 1. Com esses resultados tivemos no total vinte e quatro gols, em oito jogos, média de 3 gols por jogo. No próximo fim de semana, teremos mais nove partidas pela competição."

Fonte: Site Artilheiro

FEMININO: FORTALEZA GOLEIA MARANGUAPE NO MORAIZÃO

" No encerramento da quarta rodada do Campeonato Cearense Feminino de 2010, o Fortaleza goleou o Maranguape pelo placar de 6 a 0, no estádio Moraizão, em Maranguape, neste domingo, 30.

Os gols das Leoas do Pici foram assinalados por Elizete, quatro vezes, Aurizete e Sheila com um gol cada decretaram a vitória leonina. Com o resultado, o Fortaleza é o quinto colocado com três pontos ganhos, já o Maranguape é o lanterna da competição com nenhum ponto ganho e surpreendentes trinta e sete gols sofridos e nenhum marcado.

Na próxima rodada, o América receberá o Fortaleza, na próxima quinta-feira, 3, às 15h15min, no estádio Antonio Cruz, em Fortaleza, já o Maranguape enfrenta o Caucaia, às 13h15min, no mesmo dia, também no Antonio Cruz. Ainda teremos Messejana e Horizonte no estádio Domingão, às 15h15min, em partidas válidas pela primeira rodada que foi adiada no início da competição."

Fonte: Site Artilheiro

Fim de semana. Traficantes são presos em flagrante na Lagoa do Opaia

" Policiais do Ronda do Quarteirão realiozaram, na tarde deste sábado (29), a prisão de dois traficantes de droga na Lagoa do Opaia, bairro Vila União, em Fortaleza.

Segundo informações da Polícia, a área já é conhecida pela venda de drogas. Hoje, Francisco Vando Brito de Melo, de 20 anos, e Francisco Paulo Ferreira Juvenal, de 24 anos, foram abordados em atitude suspeita e nos bolsos de um deles os policiais encontraram 15 papelotes de cocaína.

Os acusados foram encaminhados para o 5º Distrito Policial."

Fonte: Portal Jangadeiro Online

Boas do próximo fim de semana

Programação ACERVO / Dias 04 e 05 de Junho

SEXTA - 04 // TRIBUTO A MUSE - Banda New Born

A Banda New Born foi criada recentemente devido ao apelo dos fãs de carteirinha da Banda Muse. Seus integrantes: João Lúcio(vocal e teclado), P H (bateria), Rafael Gomes (guitarra), Renan Maia (baixo), são veteranos no meio musical e juntaram-se mais uma vez para fazer esse TRIBUTO AO MUSE.

A Muse é uma banda de rock alternativo britânico formada em 1994. O estilo do Muse é um misto de vários gêneros musicais, incluindo rock alternativo, música clássica e eletrônica. Foi a primeira banda a esgotar o recém-construído Estádio de Wembley em Londres.

Serviço: HORÁRIO: 22h // INGRESSOS: R$ 15,00 (até meia noite R$ 13,00)


SÁBADO - 05 // FLIPERAMA #16

Sábado, 05 de junho, no Acervo Imaginário, o Coletivo Fliperama apresenta a FLIPERAMA #16.

Nos "decks", os Djs Marquinhos, GVale e Danny Husk, apresentam um repertório diversificado, mesclando novidades e clássicos que vão do pop, indie rock até a música eletrônica; tudo isso em um formato descontraído, fazendo da Fliperama uma festa de sucesso na concorrida noite de Fortaleza.

Serviço: DJs: Marquinhos, GVale e Danny Husk // HORÁRIO: 22h // Ingressos: R$ 15,00, no local (até meia-noite, apenas R$ 13,00)


ACERVO IMAGINÁRIO Bar Cultural (Próximo ao Dragão do Mar) na Rua José Avelino 226. Informações: 3212 1627 - 3221 4894 Horário: 22h

Fonte: Amanda Stella

Ùltimas. Ceará derrota Cruzeiro por 1 a 0 e é vice-líder

" O Ceará derrotou o Cruzeiro, por 1 a 0, no estádio do Castelão, em Fortaleza, com gol de Lopes, aos 39 min primeiro tempo. A equipe alvinegra manteve a invencibilidade na competição e chegou aos 11 pontos, alcançando a vice-liderança.
O time do técnico Adilson Batista, que permaneceu com 8 pontos e ocupa a nona posição, criou oportunidades de empatar a partida no segundo tempo, mas demonstrou desestabilidade emocional. Saído do branco de reservas, Wellington Paulista foi expulso após ficar oito minutos em campo."

Fonte: Portal Terra

Twitter compartilha informação de última hora

- Pedro Alves:" Sérgio Novais na UTI cardiológica do Monte Klinikum. Torcemos para que a situação não seja tão complicada como em 2005."

GUIMARÃES, PRINCIPAL ALIADO DE CID, DÁ COMO CERTA A CANDIDATURA DE PIMENTEL

" O cerco do PT ao governador Cid Gomes se fecha. Cresce entre os petistas cearenses a candidatura do ex-ministro e deputado federal José Pimentel ao Senado. Até mesmo o principal aliado de Cid no PT cearense, deputado federal José Guimarães, acha irreversível a candidatura de Pimentel. O Governador em viagem ao exterior mantém o silêncio e adia sua definição para o dia 27 de junho, data da convenção regional do PSB.

Guimarães concedeu entrevista ao portal IG neste final de semana quando revelou que o presidente Lula sequer tratou do assunto - candidatura de Pimentel ao Senado - com o governador Cid Gomes durante o último encontro deles em Brasília. A leitura desse comportamento presidencial mostra que Lula não abre mão de Pimentel e sequer admite colocar em discussão a retirada da candidatura de seu ex-ministro.

Com a imposição do PT do Ceará e do próprio presidente Lula do nome de Pimentel ao Senado, cabe agora exclusivamente ao governador Cid Gomes definir se mantém a aliança que o elegeu em 2006 e assim endossa duas candidaturas ao Senado, a outra é do deputado Eunício Oliveira, ou se rompe com o PT para se aliar com o PSDB do senador Tasso Jereissati.

Uma última alternativa para o governador Cid Gomes, seria apoiar formalmente a candidatura de Pimentel, mas por debaixo dos panos votar no senador Tasso Jereissati. Essa proposta não combina com o político Cid Gomes sempre honesto em suas posições e também transparente. Há outra dificuldade: o senador Tasso Jereissati já avisou que se Cid tiver dois candidatos ao Senado, o tucanato romperá e terá candidatura própria ao Governo do Ceará. Leia mais sobre esse assunto no portal IG:

Eleições | 19:38

Lula ainda não se mexeu em favor de Cid Gomes
O deputado José Guimarães é quem tem mais votos dentro da Executiva do PT no Ceará. Passou a semana em Brasília em busca de uma posição do presidente Lula sobre a aliança com o governador Cid Gomes — irmão de Ciro Gomes — que não aceita que o PT lance candidato ao Senado no Estado. “Minha tendência, neste caso, é seguir com o presidente Lula”, disse Guimarães à coluna.

O problema é que o ex-ministro petista José Pimentel já está candidatíssimo e a prefeita Luizianne Lins, também do PT, o defende com unhas e dentes. E Lula, nada…

“Pois é. Parece que o Lula nem tratou do assunto com o Cid, quando os dois estiveram juntos na semana passada. E a cada dia a candidatura Pimentel está-se tonando mais irreversível”, constata Guimarães."

Fonte: Portal Ceará Agora, com informações do Portal IG

Em tarde de festa, Fortaleza vence amistoso contra o Boca Juniors

" Na partida que marcou a entrega de faixas do tetracampeonato estadual, o Fortaleza venceu po Boca Juniors por 3 a 1, na tarde deste sábado (29). Todos os gols da partida foram marcados na segunda etapa. Reginaldo Junior, Jonhes e Gaúcho, de pênalti, marcaram para o tricolor. Saavedra diminuiu para os argentinos."

Fonte: Portal Verdes Mares

Fim de semana. Icasa vence e afunda crise no Duque de Caxias

" O Icasa recebeu o Duque de Caxias na tarde deste sábado (29) e conseguiu a segunda vitória consecutiva na Série B do Campeonato Brasileiro.

Com um Júnior Xuxa bastante inspirado, o Verdão do Cariri não teve trabalho para construir o placar de 3x1 e afundar ainda mais o time carioca, que continua sem pontuar e é dono da pior defesa da competição."

Fonte: Portal Verdes Mares

Fim de semana. Em caso de greve, circulação de ônibus deve ser de 70%

" Em caso de deflagração de greve, o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários (Sintro) terá de assegurar a prestação do serviço de transporte coletivo de Fortaleza e Região Metropolitana com 70% do efetivo, em horários de pico, e 50% dos demais horários.

A decisão partiu do presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), desembargador José Antonio Parente da Silva, em liminar concedida na ação cautelar proposta pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus). A informação foi confirmada pelo procurador-chefe substituto do Ministério Público do Trabalho (MPT), Nicodemos Fabrício Maia, que foi notificado na tarde deste sábado (29).

De acordo com a liminar, a multa a ser aplicada ao Sintro em caso de descumprimento do efetivo mínimo exigido será de R$ 30 mil por dia. O desembargador acatou parcialmente o pedido feito pelo Sindiônibus. Na ação cautelar, a entidade representativa dos empresários do setor queria que o TRT fixasse os percentuais de 80% de efetivo funcionamento nos horários de pico e 60% nos demais horários. Também havia requerido a aplicação de multa de R$ 50 mil em caso de descumprimento, mas o presidente do TRT considerou “exagerados os pedidos formulados, fugindo ao princípio da razoabilidade”.

O desembargador determinou, ainda, que o Sintro cesse, de imediato, as paralisações pontuais que vem empreendendo e abstenha-se de praticar atos que impliquem dano ao patrimônio público ou privado e de impedir, por qualquer meio, o acesso dos trabalhadores ao serviço, sob pena de pagamento de multa diária também fixada em R$ 30 mil, além de ter de indenizar os prejuízos de ordem material ou moral causados em decorrência da ação de seus filiados.

Deflagração de greve

O intuito dessa decisão é impedir que se repitam, até a deflagração oficial da greve (cuja assembleia está marcada para a próxima quinta-feira, 3), paralisações-relâmpago como as realizadas na última semana em frente a garagens de empresas, que impediram a entrada e saída de veículos.

José Antonio Parente da Silva também determinou que, além do MPT, o Sintro, o Sindiônibus, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e a Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social sejam notificados da decisão através de oficial de Justiça. No caso da Secretaria, a orientação foi no sentido de que sejam adotadas medidas necessárias para assegurar a ordem pública enquanto persistir o impasse entre trabalhadores e empresários do setor de transporte coletivo."

Fonte: Portal Verdes Mares, com informações do TRT-CE 7ª Região

Banco Central de Fortaleza vira set de filme sobre assalto milionário

" Hoje (30) cedo, muitos policiais federais se concentraram em frente ao Banco Central, no centro de Fortaleza. Descobriram um novo túnel? Que nada. Começaram as gravações, na capital cearense, do filme que vai contar a hitória do maior assalto do país, em agosto de 2005, quando um grupo cavou um túnel de quase oitenta metros e conseguiu levar do caixa forte do banco quase R$ 165 milhões.

Os atores Lima Duarte e Giulia Gam vão interpretar delegados que investigaram o crime. A direção do longa é de Marcos Paulo. “A história sempre me fascinou, me fascina ainda hoje, pela precisão cirúrgica dos assaltantes”, explicou Marcos Paulo, em entrevista ao portal G1.

O diretor explica, entretanto, que a intenção não é fazer um filme sobre a violência do crime, mas sobre a engenhosidade e a loucura que fez o grupo montar, como fachada, até uma empresa que venderia grama sintética, enquanto cavavam o buraco.

“O filme vai se concentrar não na ação, no tiroteio, mas na tensão, em que 11 pessoas, dez homens e uma mulher, têm uma relação louca, dentro do túnel, nessa espécie de prisão. Isso é o que me interessou”, argumenta Marcos Paulo."

Fonte: Blog da Janga

Oito municípios cearenses criam Portal da Transparência

" As oito cidades com mais de cem mil habitantes (Fortaleza, Caucaia, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Sobral, Crato, Maranguape e Itapipoca) atenderam, dentro do prazo, a Lei Federal 131, de 2009, que obriga os municípios desse porte a criarem o Portal da Transparência, onde devem ser disponibilizadas informações relativas à receitas e despesas executadas pelos governos.

A capital, Fortaleza, lançou o Portal da Transparência no último dia de prazo, 27/05. Os municípios que não lançassem o Portal no período determinado poderiam sofrer sanções fiscais, como a suspensão das transferências voluntárias feitas pelo governo federal.

Para municípios com população entre 50 e 100 mil habitantes, o prazo para o enquadramento na lei é de dois anos, a partir da data da publicação da lei. Já para municípios com até 50 mil habitantes, o prazo para providenciar a publicação das informações definidas na lei é de três anos. A regra serve para todos os Poderes.

Um grupo de especialistas em contas públicas, encabeçado pela Associação Contas Abertas, vai elaborar o “Índice de Transparência”, que irá avaliar o conteúdo e a acessibilidade dos sites criados para cumprir a Lei Complementar 131. Segundo os membros do chamado Comitê de Transparência, o objetivo é criar um ranking que aponte para as administrações públicas mais ou menos transparentes. Inspirados na lei complementar, o grupo pretende estabelecer uma competição saudável entre os gestores federais, estaduais e municipais para estimulá-los a divulgar, centavo por centavo, como usam o dinheiro público."

Fonte: Portal Jangadeiro Online

Prévia da semana. Na luta por reestruturação, auditores estaduais vão ao MPE

" Os auditores da Controladoria Geral do Estado do Ceará (CGE) vão apelar ao Ministério Público Estadual, nesta segunda-feira, para que faça a mediação na luta da categoria pela aprovação de um projeto de reestruturação. A CGE vem sofrendo grande evasão de auditores e nada está sendo feito, segundo lideranças da associação da categoria.

“A situação da Controladoria hoje é insustentável e, até agora, o governador não sinalizou o mínimo interesse em investir na qualidade da aplicação dos serviços públicos”, diz em nota enviada para este Blog pela entidade.

Os auditores se dizem preocupados com o fato de que são poucos para muitas auditores que, agora por exigência da lei, têm que ser divulgadas pelo Portal da Transparência."

Fonte: Blog do Eliomar de Lima

PT do Ceará prepara militância para a campanha virtual

" O Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores já está se preparando para as próximas eleições em todos os sentidos. Dentro dessa articulação, realizará o seminário “As Redes Sociais na Campanha do PT”, com a presença de Marcelo Branco, coordenador de redes sociais da pré-campanha de Dilma Rousseff.

O seminário, voltado para a militância, ocorrerá no próximo dia 3, na sede do Instituto Aldy Mentor (Avenida Antônio Sales, 1.740 – Aldeota – próximo à avenida Barão de Studart). A assessoria de imprensa do PT divulgou a programação do evento:

PROGRAMAÇÃO

8 horas – Credenciamento

8h30min – Abertura

9 horas – Debate: “As Redes Sociais na Campanha do PT” – Convidado, Marcelo Branco.

12 horas – Intervalo/almoço

14 horas – Orientações jurídicas para militância virtual

14h30min às 17 horas – Oficinas: Ferramentas de campanhas na internet (twitter, orkut, youtube, facebook e outros)

SERVIÇO

Mais informações: (85) 3454 1313."

Fonte: Blog do Eliomar de Lima

Responda a 4ª enquete do Blog Ceará é Notícia

Já está no ar a 4ª enquete do Blog Ceará é Notícia. Perguntamos qual a sua opinião sobre a possível cobrança de pedágio com a inauguração da ponte sobre Rio Cocó, na Sabiaguaba. Você acredita na cobrança? Sim ou não? Responda a nossa enquete, na barra lateral à direita, bem abaixo do campo de colaborações.

Festival Varilux de cinema francês 2010

" O Festival Varilux de Cinema Francês 2010 terá abertura no dia 2 de junho em Fortaleza.

Os filmes serão exibidos simultaneamente de 4 a 10 de junho em 9 cidades : Sao Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasilia, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife e Salvador.

O Festival Varilux de Cinema Francês 2010 será uma vitrine da diversidade da produção cinematográfica francesa: filmes de autores como: (O profeta, Faça-me feliz), filmes comerciais (Coco Channel & Igor Stravinsky), filmes para crianças (O pequenho Nicolas), documentários (Oceanos). No total, dez filmes franceses inéditos, entre as melhores produções recentes, serão apresentados pelo festival."

Fonte: Site da Aliança Francesa de Fortaleza

Dion Queiroz foi o vencedor do II Festival Nacional de Humor, que termina hoje (domingo) em Maranguape

" O público lotou a Praça Capistrano de Abreu na noite deste sábado, 29, para conferir a final da Mostra Competitiva do II Festival Nacional de Humor de Maranguape, que acontece até este domingo, 30. Os seis finalistas subiram ao palco pela segunda vez para a disputa do troféu Chico Anysio e os prêmios em dinheiros, concedidos aos três primeiros colocados. Pela decisão do júri, Dion Queiroz, de Fortaleza, foi o vencedor. Em segundo lugar ficou Fco. Rogério, de Fortaleza, com o personagem Oscabritto – O seco do 15 e, em terceiro, o humorista de Maranguape José Alexandre, o Rapadura.

Integraram o júri do II Festival de Humor o jornalista, escritor, redator de humor, compositor e pesquisador de cultura popular Tarcísio Matos; o doutor em Comunicação pela UFRJ e professor adjunto da Unifor, onde coordena o Laboratório de Estudos do Humor e do Riso, Márcio Acselrad; e o professor, ator e diretor teatral Reginauro Sousa. Após a premiação, foi a vez dos shows das atrações convidadas para a terceira noite do festival, o cearense Augusto Bonequeiro com o boneco Fuleiragem, o mineiro Saulo Laranjeira e o grupo cearense Baby Dolls.

DOMINGO É O ÚLTIMO DIA

Encerrada no sábado a Mostra Competitiva, o Festival termina neste domingo com dois grandes shows, fechando com chave de ouro a segunda edição deste evento. Às 19h30 sobe ao palco da Praça Capistrano de Abreu o humorista sobralense Bené Barbosa, criador do personagem Papudim, o bêbado intelectual. Hiran Delmar é quem encerra o II Festival Nacional de Humor, com show às 21 horas.

Bené Barbosa estreou em 2005 no programa Botando Boneco, da TV Jangadeiro, com Augusto Bonequeiro, Hiramisa Serra e Rogério Ribeiro. Com Gil Soares produziu, dirigiu e atuou no quadro Os Malas, líder de audiência do programa Na Boca do Povo, da mesma emissora. Em 2006 participou do programa Vila do Riso, na TV Diário, onde montou com João Netto um dos quadros de maior audiência, os filósofos Sócrates e Papudim. Entre 2004 e 2007 fez na Jangadeiro FM, o programa A Turma do Mungango. Em 2004, com Mixirico, Oscabrito e Ruanito, montou o espetáculo Bar Zil a Comédia, com direção de Zhélio. Em 2008 participou do quadro Quem Chega Lá, no Domingão do Faustão, da Rede Globo, e já na terceira apresentação foi contratado pela emissora.

O cearense Hiran Delmar conquistou repercussão nacional por conta do seu humor refinado, sem apelação. Para comemorar 20 anos de uma carreira, está lançando um espetáculo onde resgata seus antigos personagens, dá vida aos novos, exercita sua incrível capacidade de imitação de famosos. Hiran já se apresentou em quase todos os estados brasileiros com grande sucesso e repercussão. Mora em Fortaleza onde atuou como uma das principais vozes no Programa Nas Garras da Patrulha, da TV Diário. Seus personagens, Coxinha, Bebel do Jereissati, Seu Silva, Zunin Zoião, Bia Sflait e Décio Rola, entre mais de 50 tipos, fizeram do programa um sucesso absoluto em todo Brasil. Seus personagens Bebel do Jereissati e Coxinha estão no Programa do Coxinha & Só Forró diariamente na Rede SomZoom Sat para todo Brasil.

QUEM FAZ O FESTIVAL

O II Festival Nacional de Humor de Maranguape é uma realização da Associação dos Agentes do Patrimônio Natural e Cultural de Maranguape – APAMA. Patrocínio Oi, Banco do Nordeste, Correios e Governo Federal. Apoio cultural: Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura e da Secretaria do Turismo, Prefeitura Municipal de Maranguape, por meio da Fundação Viva Maranguape de Turismo, Esporte e Cultura – FITEC. Apoio: Oi Futuro, Bradesco, Y-Park, Naturágua, SESC e Sebrae-Ce. Organização: Via de Comunicação e Cultura.

PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA

DIA 30 (Domingo)

19h30 – Show: Papudim (CE)
21h – Show: Hiran Delmar (CE)
Local: Praça Capistrano de Abreu

Toda a programação é gratuita. Feira de Artesanato a partir das 17h

SERVIÇO

II Festival Nacional de Humor de Maranguape – De 27 a 30 de maio em Maranguape, Ceará. Programação www.festivalnacionaldehumor.com.br. Informações: 85-3369.9188 e fitec@maranguape.ce.gov.br."

Fonte: Dégagê Comunicação

Bom dia!!

Bom dia a todos!! Fortaleza amanhece ensolarada. Para quem pode, o clima está propício para praia hoje.

sábado, 29 de maio de 2010

Leitores do Blog apostam em votação que Estaleiro não ficará no Ceará

Já está encerrada a votação da terceira enquete do Blog Ceará é Notícia. Perguntamos aos leitores se o Estaleiro ficará ou não no Ceará.Cinco apostaram que sim(55%) e quatro votaram no não(45%).Somando nove votos ao final. Em breve, postaremos uma nova enquete.

Blog recomenda programa cultural

Grupo de Teatro Pé-no-Chão apresenta:

O Auto do Lero Lero

Todos os domingos de maio, às 17h.

Teatro Morro do Ouro (Anexo ao Theatro José de Alencar)

Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e 5,00 (meia).

APENAS CEARÁ E MAIS 6 ESTADOS ACATAM NOVA LEI DE TRANSPARÊNCIA

" O Ceará e mais 6 Estados brasileiros cumprem integralmente as novas regras da lei criada sobre a transparência das contas públicas no páis. Segundo a Folha de São Paulo, "Ceará, Acre, Espírito Santo, Maranhã, Pará, Santa Catarina e Tocantins, esmiúcam seus gastos, com a identificação específica e diariamente atualizada dos protudos e serviços adquiridos pelo governo".

A nova Lei, que complementa a Lei de Responsabilidade Fiscal, prevê punição com bloqueio de tranferência da União para os municípios que descumprirem as determinações. Entre elas, a disponibilização mínima dos dados referentes ao bem fornecido ou ao serviço prestado, à pessoa física ou jurídica beneficiária do pagamento, detalha a Folha."

Fonte: Portal Ceará Agora

Fim de semana. Assalto a ônibus da linha Planalto Ayrton Senna

" Passageiros de um ônibus que fazia a linha Ayrton Senna, em Fortaleza, renderam e agrediram um homem que assaltou a cobradora do veículo, na manhã deste sábado (29).

A cobradora Eleneide Elias trabalha há 12 anos na linha e afirma nunca ter presenciado um assalto. "A gente não tem proteção nenhuma, estamos entregue às baratas. O massacre foi grande." desabafa.

Policiais do Ronda do Quarteirão passavam pelo local no momento e efetuaram a prisão em flagrante.

Na última quarta-feira (26), outro ônibus que fazia a linha 345 na Granja Portugal também foi assaltado. O passageiro Raimundo Nonato Ferreira Leitão, que foi atingido com um tiro na cabeça, continua internado no IJF. O estado de saúde dele ainda é considerado grave."

Fonte:TV Diário

Fim de semana, Confirmada morte de menino de 10 anos atingido por tiro acidental

" Na noite desta sexta-feira, 28, foi confirmada a morte encefálica do menino de 10 anos que foi atingido por um tiro acidental na cabeça, na última quinta-feira, 27. O fato aconteceu em uma casa na avenida Major Assis, no bairro Vila Velha.

O menino foi encaminhado para o Frotinha da avenida Bezerra de Menezes, e em seguida para ao Instituto José Frota (IJF), no Centro. Lá, ele foi reanimado e submetido a uma cirurgia. A família autorizou a captação dos órgãos do menino para doação."

Fonte: Portal Jangadeiro Online

Fim de semana, Grupo leva cerca de R$ 100 mil em assalto a condomínio

" Na madrugada deste sábado, 29, quatro homens armados e encapuzados invadiram um condomínio de residências no Eusébio, Região Metropolitana de Fortaleza. Segundo policiais do Ronda do Quarteirão, os assaltantes renderam os moradores e levaram cerca de R$ 100 mil em dinheiro e também outros objetos de valor.

O grupo só teria deixado o local por volta das 4 horas. Nesta manhã, a Polícia prendeu três suspeitos, que foram encaminhados para a Delegacia Metropolitana de Eusébio. No entanto, as vítimas não identificaram nenhum dos detidos como integrantes do bando. Agora, o reconhecimento está sendo realizado por fotografias."

Fonte:Portal Jangadeiro Online

Fim de semana. Agentes penitenciário do Ceará declaram estado de greve

" O Sindicato dos Agentes Penitenciários do Ceará (Sindasp-CE) realizou na manhã deste sábado, 29, assembléia no Seminário da Prainha. Depois de quase duas horas de discussão, foi aprovado o indicativo de “estado de greve”. A categoria permanece em estado de greve até o próximo sábado, quando será realizada uma nova assembléia, quando os agentes decidirão pela paralisação.

Segundo Socorro Marques, do Sindicato dos agentes penitenciários do Estado do Ceará , a grande reivindicação está na realização imediata de concurso público. “Somos apenas 700 agentes em todo o estado. Isso é muito pouco e a cada dia, estamos trabalhando mais tensos diante da insegurança. Existe uma carência de 1.500 profissionais”, destaca Socorro.

No último dia 13 deste mês, o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Ceará realizou um ato público, em frente à Secretária de Justiça.. A categoria protestou contra a morte do agente penitenciário Francisco das Chagas Assis Lima, que foi assassinado no município de Santana do Acaraú.

De acordo com o sindicato, o crime chocou os agentes penitenciários que lutam por melhores condições de trabalho. A categoria exige um reforço na segurança das unidades prisionais, a convocação dos aprovados no último concurso realizado para agentes penitenciários e a melhoria das estruturas de trabalho."

Fonte:Portal Jangadeiro Online

Parque do Cocó comemora 25 anos em clima de festa e cobranças

" Ambientalistas vão comemorar os 25 anos de criação do Parque do Cocó. A festa, segundo o ex-presidente do Partido Verde no Ceará, João Saraiva, ocorrerá a partir das 16h30min deste domingo, no anfiteatro do local.

Haverá show de artistas locais como Marta Aurélia e, de acordo com Saraiva, que deu entrevista sobre o assunto nesta manhã de sábado para o programa do Nonato Albuquerque, na rádio O POVO/CBN, também uma série de cobranças às autoridades.

O Parque do Cocó continua sofrendo ameaças em seu entorno, conforme João Saraiva. O ato quer mobilizar entidades da sociedade civil numa luta para evitar maiores agressões ao parque."

Fonte: Blog do Eliomar de Lima

Programa João Inácio Show em clima de Copa do Mundo

" O programa João Inácio Show, em clima de Copa do Mundo, ganha uma nova cara a partir deste domingo, dia 30 de maio, com inaguração de novo cenário e novas
atrações. A ação terá início a partir das 11horas e contará, entre outras atividades, com uma blitz de divulgação do programa no entorno da emissora."

Fonte: Kiko Barros - Assessoria de Imprensa do Sistema Verdes Mares

Imperdível. Fortaleza recebe o Festival Varilux de Cinema Francês


Nesse próximo mês de junho,que será movimentadíssimo de eventos na capital cearense, o Festival Varilux de Cinema Francês 2010 veiculará 10 filmes inéditos em 9 cidades, simultaneamente. Fortaleza é uma das escolhidas. Aqui, as sessões acontecerão no Espaço Unibanco Dragão do Mar,na Praia e Iracema, de 2 a 10de junho.

Bom dia!!

Bom dia para quem tentou fazer alguma operação bancária nos caixas eletrônicos do Banco do Brasil, ontem à noite, no Shopping Benfica, e não obteve êxito porque estavam fora do ar. Pelo menos, o começo de Lua Cheia para compensar.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

A 3ª enquete do Blog já está no ar

Já está no ar a 3ª enquete do Blog Ceará é Notícia. Na sua opinião, o Estaleiro ficará ou não no Ceará? Responda na barra lateral à esquerda, abaixo da seção de colaborações

I Festival das Juventudes em Fortaleza recebe cadastramento da imprensa

" A Prefeitura de Fortaleza cadastra, até o meio dia da próxima segunda-feira (31), os profissionais de comunicação que pretendem cobrir o I Festival das Juventudes em Fortaleza – América Latina e as lutas juvenis, no Clube Cofeco (Rua Abreulândia, s/nº, Sabiaguaba). A credencial será em nome da empresa.

Cada empresa receberá credenciais para a equipe de profissionais de acordo com o seguinte limite:

• Televisão: 3 credenciais (equipe composta por 1 repórter, 1 cinegrafista e 1 auxiliar);
• Rádio: 1 credencial (1 repórter);
• Jornal Impresso: 2 credenciais (equipe composta por 1 repórter e 1 fotógrafo);
• Sites, Agências de Notícias, Revistas e correspondentes de veículos nacionais: 2 credenciais (equipe composta por 1 repórter e 1 fotógrafo).

Para participar do evento, os chefes de redação devem enviar a solicitação para o fax (85) 3105.1446 – em atenção à Coordenadoria de Comunicação – ou para o e-mail karllagadelha@gmail.com, de preferência em papel timbrado da empresa ou por e-mail institucional.

A entrega das credenciais acontecerá na quarta-feira (02), das 14h às 18h, na Coordenadoria de Juventude, no anexo do Gabinete da Prefeita, localizado à Av. Luciano Carneiro, 2235. Vila União."

Fonte: Prefeitura de Fortaleza

Comissão quer mediar negociações entre servidores dos Correios e a ECT

" A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Assembleia Legislativa realizou nesta sexta-feira (28/05) à tarde, audiência pública para discutir as reivindicações dos funcionários dos Correios, que fizeram uma paralisação no início da semana. O deputado Artur Bruno (PT), que propôs o debate, ressaltou a importância do trabalho realizado pelos Correios e disse que a comissão vai mediar as negociações entre os servidores e a empresa.

O parlamentar disse que a audiência atende a uma solicitação do Sindicato dos Servidores dos Correios, Telégrafos e Similares no Ceará, que reclamam da sobrecarga de trabalho, da contratação de trabalhadores terceirizado e cobram a realização de concurso. Segundo Bruno, os servidores defendem também o fortalecimento da empresa “que é lucrativa, tem a simpatia da população e é visada por multinacionais, que querem privatizá-la.”.

A presidente do Sindicato, Lurdes Félix, falou da carência de mão de obra e destacou a reivindicação por distribuição igualitária da participação nos lucros e resultados e o fim das terceirizações. “Houve melhorias tecnológicas, mas é gritante a condição de trabalho em alguns setores e isso prejudica a qualidade dos serviços e a saúde dos trabalhadores”, afirmou a sindicalista.

O presidente da Associação dos Aposentados dos Correios no Ceará (Aceaco), Jeovairton Barroso, ressaltou a “ameaça constante de quebra do monopólio e privatização. A Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) é um orgulho dos brasileiros e hoje querem quebrar a nossa unidade nacional”, disse Barroso, que citou ainda questões pontuais, como a segurança dos profissionais que trabalham no Centro de Triagem, na Cidade dos Funcionários.

O assessor de relações sindicais da ECT, Luis Eduardo Rodrigues da Silva, disse que o último concurso realizado foi cancelado por suspeitas de fraude, por isso foram contratados terceirizados. Segundo ele “a direção da empresa reconhece que há defasagem de pessoal e também há a preocupação de que o novo concurso seja homologado até dois de junho, para que os servidores sejam contratados ainda neste ano”.

Luis Eduardo enfatizou que negociação sobre a participação nos lucros já está sendo discutida com os servidores e afirmou que há um debate sobre a modernização dos Correios, mais isso não passa pela quebra do monopólio nem pela privatização. “Há uma concorrência, que tem interesse em prejudicar a qualidade dos serviços dos Correios para entrar no setor, mas eu não acredito que o presidente Lula pense em privatização”, ressaltou.

O deputado Nelson Martins (PT) também apoiou a ideia de mediar as negociações e propôs que a Assembleia Legislativa apresente uma moção à presidência dos Correios pedindo agilidade nas negociações. Ele disse ainda que acredita que a autorização para realização do concurso sairá até o início de junho, para que as contratações possam serem feitas neste ano."

Fonte: AL-CE

Envolvido no roubo do Banco Central de Fortaleza pede liberdade ao Supremo

" O ministro Celso de Mello será o relator do Habeas Corpus (HC) 104125, no qual é pedida a liberdade de um empresário preso por suposta lavagem de dinheiro desde setembro de 2006. O crime seria conexo com o furto à caixa-forte da sede do Banco Central do Brasil em Fortaleza (CE).
A demora na duração da prisão preventiva teria sido entendida, pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), como decorrente do fato de a ação penal estar na fase de alegações finais da defesa, segundo informa o HC impetrado no Supremo.De fato, a Súmula 52 do STJ diz que se for encerrada a instrução criminal fica superada a alegação de constrangimento por excesso de prazo. Por isso, o pedido de HC feito ao STJ foi negado.
A defesa, contudo, discorda que o processo esteja em fase final para suas alegações. “A instrução criminal não se encerrou, tendo em vista que os defensores intimados certamente irão requerer diligências ou que seus constituídos sejam reinterrogados, assim, o processo deverá retornar ao Ministério Público”, contesta o HC.
“A ordem do HC não foi concedida em razão da aplicação da Súmula 52, constando que o processo estava na fase final e só faltavam as razões defensivas, porém, isto não procede, tanto é verdade que já se passaram mais de quarenta dias e os defensores sequer foram intimados”, dizem os advogados, alegando que A.D.R. estaria cumprindo pena por antecipação, já que não foi condenado com trânsito em julgado.
Para a defesa, o fato de ele estar preso há mais de três anos e oito meses sem que tenha sido julgado evidencia o periculum in mora [perigo na demora] e o fumus boni iuris [fumaça do bom direito]. O pedido de liminar é para que ele responda ao restante do processo em liberdade e que haja a confirmação dessa ordem na análise do mérito.
Os advogados sustentam, além disso, que seu cliente não deveria ser julgado pelo crime de lavagem de dinheiro, e sim de favorecimento real, cuja pena poderia ser menor que a daquele crime.
Novo réu
Alegando também excesso na prisão preventiva, esses mesmos advogados impetraram o HC 104129, em favor de J.L.C, que é acusado de furto qualificado, associação criminosa, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha decorrente do mesmo furto em Fortaleza. O relator desse HC também será o ministro Celso de Mello."

Fonte: STF

Juazeiro do Norte-CE: Jornalista agredido justifica acusações contra prefeito e vereador em coletiva à Imprensa

" O jornalista Gilvan Luiz, diretor do Jornal Sem Nome, que foi espancado e amarrado na noite do último dia 20 de maio, reuniu a Imprensa em uma entrevista coletiva para tratar do assunto. Ele não acrescentou qualquer informação ou fato novo em relação ao caso a não ser aproveitar a oportunidade e dirigir os agradecimentos pela solidariedade recebida. Quando ia começar a fazer referências a nomes, se emocionou e foi às lagrimas, deixando que um interlocutor fizesse as menções em seu nome.

A principal delas foi à professora que viu o momento em que Gilvan estava sendo raptado quando chegava ao CEJA e avisou à polícia. Não esqueceu de agradecer à própria polícia, familiares, imprensa, entidades e amigos, além de criticar o governador Cid Gomes e o seu Secretário de Segurança, Roberto Monteiro, por não terem feito qualquer referência em relação ao tema de grande repercussão. Antes, Gilvan fez uma demorada exposição no auditório do Panorama Hotel perante cerca de 20 pessoas.

Uma coisa ele garantiu: o Jornal Sem Nome não vai encerrar as suas atividades, pois, como disse, seria um gesto de covardia. "Quando lançamos o jornal, já sabíamos previamente dos problemas que teríamos. Vamos continuar, mas tendo mais cuidado", acrescentou. Sobre as agressões, falou não saber quem fez e nem quem mandou fazer, reafirmando que espera, para breve, uma resposta da polícia que está investigando o caso e nomes podem ser divulgados na segunda-feira.

Gilvan justificou as menções que fez aos nomes do prefeito Manoel Santana e do vereador Roberto Sampaio ?no calor da emoção?. Quanto ao primeiro, argumento que o jornal vinha denunciando as irregularidades existentes no seu governo. "Ele sequer teve coragem de ir à Imprensa dizer que as denúncias são mentirosas", declarou o jornalista acrescentando não ser irresponsável "como chamou o prefeito" e tem provas. Quanto a Roberto Sampaio citou a denúncia de que sua esposa recebia do Bolsa Família.

Segundo afirmou, no dia 18 de maio, juntamente com o professor Fábio Tavares, protocolou queixa nesse teor no Ministério Público Federal cobrando apuração dos fatos. Gilvan confessou-se irritado ao ser indagado por um repórter sobre quem pagou a conta da Clínica São José. "Tenho plano de saúde", resumiu. Na opinião dele, o governo de Santana é praticamente sem oposição e acha que o mesmo deveria ter se solidarizado e cobrado investigação profunda, além de exigir punição para os que o agrediram."

Fonte: Site Miséria

Quadrilha fortemente armada faz arrastão em ônibus com 50 passageiros no RN. O coletivo fazia linha Fortaleza - Natal

" Um grupo formado por seis homens fortemente armados fez um verdadeiro arrastão na madrugada de hoje (28) em um ônibus que faz a linha Fortaleza/Natal, quando este trafegava pela BR-304, na entrada da cidade de Upanema, a 268 km de Natal. Eles levaram bolsas, bagagens e só de um passageiro a quantia de R$ 20 mil em dinheiro.

De acordo com a Central de Operações da Polícia Militar, em Mossoró, o motorista José Barbosa Teixeira Gomes informou que por volta da 1h30, seis homens em um carro do tipo Honda Civic, de cor cinza, placa não identificada, interceptaram o ônibus e apontaram várias armas em direção aos passageiros, que eram em torno de 50.

Todos que estavam dentro do transporte foram feitos de refém e levados pelos assaltantes em direção à Upanema, onde o motorista foi obrigado a dirigir até uma estrada carroçável. No meio do matagal, eles ameaçaram as vítimas e levaram bolsas, bagagens, documentos e dinheiro. Um dos passageiros teve subtraído R$ 20 mil em espécie.

Várias viaturas foram ao local, incluindo o Grupo Tático-Operacional e guarnições de Upanema e Caraúbas, que deram apoio às buscas. Apesar das diligências em toda a região, o grupo não foi localizado.

Caso semelhante

Na madrugada de ontem (27), outro ônibus que faz a linha Fortaleza/Natal foi alvo de bandidos armados, também na entrada da cidade de Upanema, na BR-304. Os assaltantes efetuaram vários tiros de espingarda calibre 12 contra o transporte, mas o motorista conseguiu escapar do assalto, ao dirigir em alta velocidade."

Fonte: DN Online

Notícia do dia: Motoristas de ônibus decidem entrar em estado de greve por 72 horas

" Os motoristas de ônibus da capital decidiram, em assembleia geral que reuniu quase dois mil profissionais no final da tarde desta sexta-feira, que vão entrar em estado de greve a partir de segunda-feira (31).
Começando na segunda, eles terão 72 horas para paralisar totalmente as atividades. Isso quer dizer que na quinta-feira, os profissionais do transporte coletivo municipal farão nova assembleia para decidir se entrarão ou não em greve.
Eles recusaram a proposta que receberam do Sindiônibus de reajuste de 5,5,%. A categoria quer um aumento de 45%. O prenúncio de greve será dado neste sábado (29), em uma nova reunião às 9 horas da manhã."

Fonte: Portal Jangadeiro Online

MPF/CE: Ação questiona exigências de órgãos de trânsito

"Através de ação civil pública, o Ministério Público Federal no Ceará quer garantir aos motoristas de todo o país a possibilidade de licenciar ou transferir veículos enquanto houver recursos ainda não julgados contra multas, tributos e encargos. Exigir comprovantes de quitação quando ainda há recursos pedentes é, segundo entendimento do MPF/CE, um obstáculo inconstitucional.

Na ação, proposta contra o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o procurador da República Oscar Costa Filho pede à Justiça Federal que seja suspensa a restrição aos donos de automóvel, garantindo assim o direito de usar, gozar e dispor de seus veículos.

A inconstitucionalidade da exigência feita pelos órgãos de trânsito foi ratificada por uma súmula vinculante editada pelo Supremo Tribunal Federal. "É inconstitucional a exigência de depósito ou arrolamento prévios de dinheiros ou bens para admissibilidade de recurso administrativo", diz o texto da Súmula 21, publicada em 10 de novembro de 2009.

Por recomendação do Ministério Público Federal no Ceará, o Denatran determinou a suspensão da cobrança de depósito prévio para admissão de recursos administrativos contra multas. Entretanto, no casos de licenciamentos e transferência, a exigência continua sendo feita.

Multa pode ser convertida em advertência

Outro direito dos motoristas também vem sendo desrespeitado por órgãos de trânsito. De acordo com o artigo 267 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), multas decorrentes de infrações leves ou médias podem ser convertidas em advertência quando no prontuário do motorista não consta nada nos últimos doze meses. Na ação ajuizada contra o Denatran, o Ministério Público Federal também apresentou pedido para assegurar o cumprimento do que prevê o artigo.

"O orgão de trânsito fiscalizador deve converter automaticamente a multa em advertência se o motorista tiver direito, de acordo com o que está previsto na lei. Se não for caso, é também dever da autoridade apresentar o motivo pelo qual o administrado não faz jus à conversão da penalidade de multa em advertência por escrito", lembra o procurador da República Oscar Costa Filho. Essas medidas devem ser adotadas pelos órgãos de trânsito sem que os usuários tenham de solicitá-las previamente.

Para Costa Filho, no dois casos há uma violação do devido processo legal em que a autoridade de trânsito faz opção pela arrecadação em detrimento da educação na política de trânsito."

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Ministério Público Federal no Ceará