quinta-feira, 10 de março de 2011

Itapipoca e Guarany (S) vencem na estreia do returno

"No complemento da 1ª rodada do returno do Campeonato Cearense, Itapipoca e Icasa jogaram no Perilo Texeira, além de Quixadá e Guarany de Sobral, no Abilhão. O Itapipoca venceu o Verdão do Cariri por 2 a 1.

2ª rodada
Na próxima rodada, domingo (13), às 16h, o Itapipoca recebe o Fortaleza, no Perilo Texeira. No mesmo dia e horário, o Icasa enfrenta o Guarany de Sobral, no Estádio Romeirão.

No Abilhão
Na outra partida, O Guarany de Sobral venceu o Quixadá por 2 a 1, fora de casa. O Quixadá abriu o placar com Eduardinho aos 3 minutos do primeiro tempo.
O Cacique do Vale virou o marcador com Jones, aos 43 minutos do 1º tempo, e Wanderlei, aos 26 minutos da etapa final, de pênalti.

2ª rodada
Na próxima partida, domingo (13), às 16h, o Guarany de Sobral vai até Juazeiro do Norte enfrentar o Icasa. No mesmo dia e horário, o Quixadá enfrenta o Ferroviário, na Vila Elzir Cabral.
Outros resultados da 1ª rodada do Cearense 2011:
Quarta-feira (09/03)
Limoeiro 1 x 4 Ceará
Fortaleza 3 x 1 Tiradentes
Guarani (J) 1 x 1 Horizonte

Quinta-feira (10/03)
Ferroviário 2 x 1 Crato"

Fonte: Portal Verdes Mares

FERROVIÁRIO ESTREIA NO RETURNO COM VITÓRIA: 2 A 1 SOBRE O CRATO

" Lanterna na primeira fase do Campeonato Cearense, o Ferroviário estreou com vitória o returno, ao derrotar a equipe do Crato por 2 a 1, na noite desta quinta-feira (10), no estádio Elzir Cabral. O tricolor luta contra o rebaixamento, já que os dois times de pior pontuação em toda a competição caem para a segunda divisão.

O Ferrão abriu o marcador com Arlindo Maracanã, de pênalti, aos 31 da etapa inicial. No segundo tempo, Marquinhos empatou para o Crato, mas dez minutos depois, Rafael definiu o placar em favor do Tubarão da Barra.

Completando a rodada, Guarany de Sobral venceu o Quixadá jogando fora de casa por 2 a 1, de virada. Já o Icasa perdeu para o Itapipoca, também por 2 a 1."

Fonte: Portal Jangadeiro Online

Polícia prende cearense acusado de praticar estelionato em Campina Grande

"A polícia prendeu em Campina Grande um homem acusado de praticar estelionato. Antônio de Sousa, de 36 anos, que é do Ceará, foi flagrado na noite dessa quarta-feira, 9, com seis cartões de créditos clonados.

Com o acusado a polícia encontrou algumas ferramentas, celulares e dinheiro. Ele estava tentando sacar dinheiro em um banco.

Ele responde pelo mesmo crime em São Paulo e no Ceará."

Fonte: Site Paraíba Online

Clipping. Petrobras deverá investir este ano R$ 200 milhões no Ceará

"No início do segundo semestre, a Petrobras deverá iniciar a instalação de dois poços de exploração no Ceará, em um investimento de R$ 200 milhões.
A expectativa é que as águas profundas no Estado guardem mais um reservatório de petróleo, pois a Petrobras há tempo não investia nesse tipo de perfuração.
Outra novidade é que a Unidade de Negócio de Exploração e Produção do Rio Grande do Norte e Ceará (UN-RNCE) teria superado a produção de petróleo do Recôncavo Baiano, o que deixaria a unidade como terceira maior produtora de petróleo do País."

Fonte: Blog do Eliomar de Lima

Participe do Blog Ceará é Notícia. Saiba como

Diariamente, a cada minuto, o Blog Ceará é Notícia faz a cobertura do que é importante nos municípios cearenses, no Ceará ou sobre o Estado fora das suas divisas. Se quiser participar dessa cobertura, você pode ser repórter do Blog. Basta enviar sua sugestão de matéria ou notícia, por meio de texto, foto, vídeo, áudio ou outro suporte de mídia, para o e-mails cellusrocha@gmail.com e mailto:ecearaenoticia@hotmail.com" href="mailto:cearaenoticia@hotmail.com.br%22%3Ecearaenoticia@hotmail.com.br .Ou siga o Blog no twitter no @siga_ce_noticia. Daremos os créditos. Aqui no Blog Ceará é Notícia, você é o repórter. Participe!!

Roberto Cláudio anuncia subcomissão para tratar da reforma política

" O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Roberto Cláudio (PSB) anunciou nesta quinta-feira (10/03), no Plenário 13 de Maio, a criação no Legislativo de uma subcomissão, vinculada à Comissão de Constituição Justiça e Redação, para tratar da reforma política e partidária. De acordo com o parlamentar, esse colegiado terá como principal objetivo colher e sistematizar sugestões que serão enviadas ao Congresso Nacional, para subsidiar a proposta de reforma em tramitação na Câmara Federal e Senado.

Roberto Cláudio informou que em vez de audiências públicas para discutir o assunto, serão realizadas discussões no plenário da Assembleia, com a participação de especialistas convidados e entidades vinculadas aos movimentos sociais. O primeiro evento, segundo ele, deverá ser realizado na segunda quinzena deste mês.

O deputado Dedé Teixeira (PT) disse que desde o início da atual legislatura tem se discutido sobre a reforma política no plenário da Assembleia. Ele sugeriu a criação da frente parlamentar para se discutir esta reforma. “Estamos formando um fórum nacional, acumulando ideias colhidas nos últimos seis anos. É a voz dos movimentos sociais. Vamos ouvir as propostas, recebendo representantes desse fórum”, sugeriu Dedé."

Fonte: AL-CE

Site da Semace ganha novo layout e traz mais conteúdo ambiental para população

" Com o objetivo de facilitar a disponibilização de conteúdo ambiental para os internautas, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) lança hoje (10) o novo layout do seu portal. A nova interface obedece ao padrão para construção de sites do Governo do Estado do Ceará e organiza as informações em cinco abas: Institucional, Proteção Ambiental, Florestal, Biodiversidade e Educação Ambiental.

Dentre as novidades do site estão o acesso a informações sobre fiscalização; programas de monitoramento ambiental; agrotóxicos; banco de mudas; unidades de conservação federais, estaduais, municipais e particulares. Também será possível realizar download do material didático da Semace, além de imprimir diretamente do site o certificado dos cursos promovidos. Outra novidade é um espaço destacado para o serviço de ouvidoria, com telefone, e-mail e formulário de contato.

As atualizações implantadas são fruto de levantamento das demandas de conteúdo nas diversas áreas da Semace, incluindo a recentemente criada Coordenadoria de Fiscalização, além de setores que anteriormente não tinham seus trabalhos contemplados no site. O material colhido foi adaptado e dividido nas cinco abas, de acordo com a padronização do Governo. Em cada uma delas, o internauta terá acesso a menus diversificados e informativos sobre a atuação da Semace no Estado.

A reavaliação do site da superintendência teve início em outubro de 2010 e se baseou na reorganização das páginas de forma a otimizar a usabilidade. O sistema de gerenciamento de conteúdos na Web escolhido foi o Wordpress.O projeto foi coordenado pela Assessoria de Comunicação (Ascom), em conjunto com a Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental (Codam) e Coordenadoria de Tecnologia (Cotec). "

Fonte: Assessoria de Comunicação da Semace

Decon comemora de 15 a 18 de março a Semana do Consumidor

" O Ministério Público do Ceará, por meio do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (DECON), vai comemorar o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor com várias atividades. Neste ano, as comemorações acontecem de 15 a 18 deste mês e terão como tema “Maior proteção a quem mais precisa”.

No dia 15, a abertura da programação será na Assembleia Legislativa, às 13h30, com uma audiência pública para discutir as novas diretrizes da Agência Nacional de Saúde para limitar o tempo de espera para a marcação de consultas.

Já no dia 16, das 9 às 13h, haverá o atendimento dos órgãos de Defesa do Consumidor na comunidade do Lagamar, com o objetivo de prestar educação para o consumo. Serão ministradas palestras, atendimento pela Promotoria da Infância, inclusive com a presença do Conselho Tutelar.

Dia 17, às 9h, o Decon realizará no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, em Fortaleza, o seminário “A hipervulnerabilidade do Consumidor Idoso”. O evento terá como debatedores: o promotor de Justiça de Defesa do Idoso, Nildo Façanha, e o dirigente do Procon Fortaleza, João Ricardo.

Às 14h, a procuradora de Justiça Vanja Fontenele ministrará a palestra “O CDC e a geração futura”, tendo como debatedores: o advogado integrante da Comissão Federal de Defesa do Consumidor OAB/Ce, Hércules Amaral, e diretora da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), promotora de Justiça Ângela Teresa Gondim.

O encerramento da Semana do Consumidor será no dia 18 com atendimento à população e comemorações na Praça do Ferreira, das 09h às 13:00h, com todos os participantes e as empresas de serviços essenciais, como: Coelce, Cagece, operadoras de telefonia e agências reguladoras de serviços públicos."

Fonte: Portal Ceará Agora, com informações do MP/CE

Cid Gomes inaugura conjunto residencial em Maracanaú

" O governador Cid Gomes inaugurou nesta quinta-feira (10), em Maracanaú, na Região Metropolitana, o Conjunto Residencial Blanchard Girão, que beneficia famílias que moravam em área de risco, às margens do rio Maranguapinho.
Embora encabulado, o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (PR), apareceu na solenidade. Mas acabou surpreendido pela gratidão do governador, com quem teve atrito em um debate político na eleição de outubro último.
“Apesar das nossas diferenças, que são muitas, agradeço ao prefeito de Maracanaú pela doação do terreno”, disse Cid Gomes.
Durante a solenidade, o governador afirmou que somente acompanha o processo de criação do Partido da Democracia Brasileira (PDB) pela imprensa. O novo partido, idealizado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, seria a fusão do PSB com dissidentes do DEM.
Cid Gomes voltou a afirmar que não pretende deixar o PSB."

Fonte: Blog do Eliomar de Lima

Clipping. Mocidade da Bela Vista é campeã do Carnaval da Domingos Olímpio

" Com um décimo de diferença em relação à segunda colocada, a escola de samba Mocidade da Bela Vista foi a agremiação vencedora do Carnaval de rua de Fortaleza. O resultado foi divulgado durante cerimônia na tarde desta quinta-feira, 10.
A escola Mocidade da Bela Vista disputou o título, além de R$ 4 mil, com outras sete escolas de samba que desfilaram na avenida Domingos Olímpio, na Capital. Em segundo lugar, ficou a Unidos do Acaracuzinho.
Entre os maracatus, o Rei de Paus faturou o prêmio de R$ 4 mil, que foi disputado com outros 14 concorrentes, entre eles, o Ás de Ouro – segundo colocado na categoria. Já entre os cordões, o vencedor foi As Bruxas; o afoxé Filhos Oya faturou o prêmio na sua categoria; enquanto o bloco Garoto do Benfica venceu entre os blocos carnavalescos.
A apuração das notas de 12 jurados foi feita no Ginásio Paulo Sarasate, no bairro Joaquim Távara, na Capital."

Fonte: Portal O Povo Online

Oportunidade de estágio no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Olha que legal. O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura postou no microblog twitter que está selecionando estagiário (a) de Jornalismo. Os interessados devem encaminhar currículo para imprensa@dragaodomar.org.br. Só deve enviar o currículo quem estiver cursando a partir do 4º semestre.

Agricultor cearense ganha direito a receber auxílio-doença

" O agricultor Francisco Vieira Duarte, 58 anos, ganhou na justiça o direito de receber o pagamento de auxílio-doença, por motivo de sequelas contraídas no membro superior direito, ocorridas em acidente de trabalho. A 1ª Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) concedeu o benefício, por unanimidade, em sessão de julgamento realizada nesta quinta-feira (10.03).

O acidente de trabalho ocorreu em 1999 na cidade de Assaré (CE). Francisco Duarte, requereu o benefício administrativamente, mas o Instituto Nacional do Seguro Social(INSS), indeferiu o pedido. A Advocacia-Geral da União (AGU) contestou o pedido, alegando que o requerente não havia comprovado duas das exigências legais para obtenção do benefício: o tempo de contribuição de 12 meses e a incapacidade física e/ou mental.

Com o ajuizamento da ação, em 2008, Francisco Vieira pôde comprovar sua condição de analfabeto e a incapacidade laboral definitiva, por meio de perícia realizada pelo próprio INSS. A sentença reconheceu o direito do requerente e determinou o pagamento do benefício de auxílio-doença, na qualidade de trabalhador rural especial, no percentual de 91% do salário mínimo. O juiz concedeu também as parcelas não pagas, a partir da data do requerimento, bem como gratificações natalinas, todos acrescidos de juros de mora no percentual de 1% e correção monetária.

O INSS apelou, sob alegação de que não havia prova mínima da condição exigida ao requerente, para receber o auxílio-doença. “De fato, restou verificado que o suplicante é portador de paralisia da mão direita pós-traumática, sem possibilidade de aprender outros ofícios, em virtude de sua baixa escolaridade, além do que, já conta com idade avançada, não sendo razoável exigir-lhe nova inserção no mercado de trabalho”, afirmou o relator, desembargador federal Emiliano Zapata (convocado)."

Fonte: TRF 5ª Região

Economia. Desempenho da indústria cearense em 2010 é o terceiro maior em dez anos, segundo o IPECE

" A produção industrial cearense apresentou, em 2010, uma expansão de 9,0 por cento em relação ao ano anterior, ocupando a nona posição entre os 13 Estados da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa, embora inferior ao crescimento da indústria brasileira no ano passado, de 10,5 por cento, é a terceira maior do Ceará na década 2000/2010. A análise é do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG), e consta do mais novo produto do Instituto, denominado de IPECE/Informe.

No seu primeiro número, referente a março de 2011, o IPECE/Informe – lançado oficialmente na tarde de hoje (10) - apresenta o trabalho “Um retrato do desempenho da indústria cearense em 2010”. O Estudo analisa, de forma sintética, o desempenho da produção industrial cearense comparativamente a brasileira, priorizando entre outras coisas, o comportamento da indústria durante a crise financeira mundial deflagrada no final do ano de 2008 e que perdurou até 2009, tendo influência direta na produção nacional nesse período.

O Trabalho revela que para alcançar o índice de 9,0 por cento foi decisivo o desempenho positivo verificado nas atividades de Máquinas, Aparelhos e Materiais Elétricos (63,5%), Metalúrgica Básica (32,1%), Produtos de Metal – exclusive máquinas e equipamentos (26,3%), Alimentos e Bebidas (11,5%), Calçados e Artigos de Couro (4,9%), para destacar as mais importantes evoluções. Por sua vez, as atividades que apresentaram variações negativas foram as de Vestuário e Acessórios (-4,4%) e Têxtil (-2,2%). Vale salientar que essa última continua enfrentando problema com o preço do algodão em nível nacional.


De acordo com Flávio Ataliba, diretor do Instituto, o IPECE/Informe tem por objetivo divulgar análises técnicas sobre temas relevantes de forma objetiva. Com esse documento, o Instituto busca promover debates sobre assuntos de interesse da sociedade, de um modo geral, abrindo espaço para realização de futuros estudos.

O trabalho já pode ser acessado na página: www.ipece.ce.gov.br"

Fonte: Site do Ipece

O outro lado da questão. A3 divulga comunicado sobre o Forró no Sítio

Incentivos. Anpei realiza workshop sobre legislação de inovação

" Proporcionar às empresas melhor conhecimento sobre a legislação de inovação. É com esse objetivo que a Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei) realiza em Fortaleza no dia 17 de março, às 15 horas, na Universidade de Fortaleza (Unifor), o workshop Como utilizar os incentivos de apoio à inovação tecnológica.

No workshop serão apresentados os novos programas de fomento e recursos disponíveis no BNDES para inovação, os programas da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do governo do estado de incentivo à inovação. Além disso, os participantes poderão tirar dúvidas e conhecer mais sobre a legislação de incentivos fiscais e a Lei do Bem, que prevê incentivos fiscais a empresas que desenvolverem inovações tecnológicas.

A formação é voltada para empresários, gestores de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), técnicos, advogados, contadores e profissionais em geral ligados à P&D. O workshop será ministrado pela advogada e pós-graduada em Direito Empresarial Lenice Iolanda de Oliveira, especializada em assessoria empresarial para utilização de benefícios fiscais.

Serão oferecidas cem vagas gratuitas e as inscrições devem ser feitas no site da Anpei até o dia 16 de março ou até o preenchimento das vagas. Mais informações pelo telefone (11) 3842-3533."

Fonte: Portal Fiec Online

Carnaúba. Ministério da Agricultura promove oficinas sobre manejo

" O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Coordenação de Agroecologia (Coagre) e em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e sua Diretoria de Extrativismo, promove desde 2010 oficinas de trabalho com o objetivo de discutir, consolidar e pactuar diretrizes e orientações técnicas para boas práticas de manejo florestal de produtos não madeireiros. Para tanto, vem reunindo público específico que tenha conhecimento e experiência com as espécies selecionadas. Este ano, dois encontros estiveram voltados à construção e consolidação das boas práticas de manejo para a carnaúba, dos quais participaram representantes do Sindicato das Indústrias Refinadoras de Cera de Carnaúba do Estado do Ceará (Sindicarnauba).

Segundo o presidente do Sindicarnauba, Edgar Gadelha, os encontros objetivam construir referenciais técnicos para a adoção de boas práticas de manejo para a palmeira carnaúba, em conjunto com um grupo de especialistas que conhecem e estudam a prática extrativista de coleta da palmeira. Os dois encontros ocorreram, respectivamente, nos dias 25 e 26 de janeiro, em Brasília, e nos dias 25 e 26 de fevereiro em Teresina. Durante os eventos, são discutidos, por exemplo, o mapeamento adequado das áreas produtivas, o planejamento de corte ou coleta, o pós-coleta (beneficiamento para produção do pó cerífero), e a manutenção e proteção dos carnaubais, entre outros assuntos."

Fonte: Portal Fiec Online

Shalom realiza Feira Solidária

"A Comunidade Católica Shalom recebeu da Receita Federal uma carreta de mercadoria que será vendida e o valor arrecadado revertido para as obras de promoção humana da instituição. A comercialização dos produtos acontecerá a partir de amanha, dia 11, a partir das 9h, no galpão situado à rua Delmiro de Farias, 1735, ao lado do Instituto do Câncer do Ceará, no bairro Rodolfo Teófilo.

Os produtos variam entre eletrônicos, brinquedos, acessórios, roupas e perfumes. A feira é aberta à população e a entrada custa apenas 1 (um) Kg de alimento não perecível.

Os alimentos e dinheiro arrecadados serão repassados para os projetos de promoção humana da Comunidade Católica Shalom.

Projetos de promoção humana do Shalom

Volta Israel: Trabalha na resocialização de dependentes do álcool e das drogas. No Ceará possui casas de internato e semi-internato com acompanhamento familiar em Fortaleza, Eusébio e Itapipoca.

Casa Santa Geanna Beretta Mola: Abriga crianças vítimas de maus tratos e violência encaminhadas pelo Estado.

Creche Ronaldo Pereira: Abriga, educa e alimenta crianças em situação de risco na praia do Futuro.

Albergue Jesus Meu Abrigo: Atende moradores de rua e promove cursos de capacitação para os mesmos."

SERVIÇO:
Feira Solidária da Comunidade Católica Shalom
Local: Galpão do ICC, Rua Delmiro de Farias, 1735, Rodolfo Teófilo (próximo ao Hemoce)
Data: A partir do dia 11 de março.
Entrada: 1 Kg de alimento não perecível

Fonte: jornalista Vanderlúcio Sousa - Assessoria de Imprensa do Shalom
Mais informações:Rose Negrumber 8759.0653

Clipping. Apuração do Carnaval de Rua de Fortaleza acontece nesta quinta

"Acontece, a partir das 15 horas desta quinta-feira (10), no Ginásio Paulo Sarasate, a apuração dos votos do Carnaval de Rua da Domingos Olímpio.

Serão cinco categorias premiadas. São elas: Escola de Samba, Blocos Carnavalescos, Cordões, Maracatus e Afoxé. Cada um delas será premiada do primeiro ao terceiro lugar, com exceção das categorias Afoxé e Cordões, que terão somente primeiro e segundo lugar. "
Fonte: Portal Jangadeiro Online

O carnaval acabou,mas a folia continua aqui no Kukukaya

"E no sábado, tem muito arrasta-pé com o grupo Cacimba de Aluá, produzido pelo menestrel Dílson Pinheiro. O grupo traz no nome a bebida típica do Ceará servida, sobretudo, em tempos de festas juninas. Traz também um forró apaixonado, seja pelas canções do repertório ou pelo jeito cearense de ser. Tudo isso faz do Cacimba de Aluá um grupo que busca valorizar, preservar e difundir a autêntica música popular nordestina, botando o povo para dançar ao soar da sanfona, do “tililim” do triângulo e do “tum-tum-tum” do zabumba.

O Cacimba de Aluá é formado por músicos que amam o que fazem. Não à toa, o repertório é um verdadeiro garimpo nas terras férteis do cancioneiro popular. “Para isso, mergulhamos nas cacimbas musicais adoçadas por verdadeiras poesias do sertão nordestino, trazendo à luz dos salões e aos nossos ouvidos o puro forró, misturando, com sabedoria, o passado e o presente, num verdadeiro presente musical”, diz Dílson Pinheiro, cantor, compositor, cordelista, carnavalesco e exímio contador de ”causos”, mas que no Cacimba atua como produtor.

Cacimba de Aluá é, portanto, um grupo que prima pela qualidade musical; que toca o forró do mais puro sabor e que vai embriagar a plateia do Kukukaya com o doce aluá de sua música.

Programação
DIA 11
Zé de Manu
Os Januários
Bob Araújo

DIA 12
Os Maneiros
Cacimba de Aluá
Bob Araújo

Serviço
Shows de Os Januários e Cacimba de Aluá no Kukukaya (Av. Pontes Vieira, 55, Donísio Torres). Dias 11 e 12, respectivamente. Informações: (85) 3227.5661."
Fonte: Diego Gregório - Assessoria de Imprensa do Kukukaya

Dois grandes shows abrem a programação do Festival Jazz & Blues em Fortaleza

"Depois de quatro dias de programação em Guaramiranga, a 12ª edição do Festival Jazz & Blues chega nesta quinta-feira, 10, a Fortaleza para mais quatro dias música e dia 11 também em Sobral. Na capital, o Festival acontece até domingo, 13, com shows em dois espaços que recebem pela primeira vez o Festival: o Teatro do Via Sul Shopping e o SESC SENAC Iracema. Neste, haverá também workshops. Em Sobral o Festival estará no Teatro São João.

As atrações internacionais em Fortaleza

Os quatro nomes internacionais do Festival Jazz & Blues se apresentam em Fortaleza. O jazz com o rico tempero africano de Carmen Souza e de Moreira Chonguiça e o blues do americano Rick Estrin e vão estar no Teatro do Via Sul Shopping nos dias 10, 11 e 12, respectivamente. Já no SESC SENAC Iracema, o violinista Nicolas Krassik, francês residente desde 2001 no Rio de Janeiro, apresenta seu show de choro, samba e baião no dia 13, encerramento a 12ª edição do Festival.

Carmen Souza: uma viagem musical a Cabo Verde
Nesta quinta-feira no Teatro do Via Sul Shopping, a atração é Carmen Souza, às 21 horas. Considerada uma verdadeira embaixatriz da cultura cabo-verdiana, a cantora e compositora Carmen Souza nasceu em Portugal, mas tem suas raízes no Cabo Verde, resultando em uma música que combina com elegância e sofisticação os ritmos tradicionais africanos, como o Funaná, Morna, Batuke, Mazurka, com jazz contemporâneo, soul e afro-latin. A base do show é o repertório de seu novo disco, Protegid, lançado em 2010, que já circulou mais de dez países na Europa, África, America e Ásia. Nele, coroou seu trabalho como compositora e intérprete e sua parceria com Theo Pas'cal, produtor, baixista e compositor. Carmen Souza impressiona pelo trabalho de fusão musical inovador, com belas melodias e letras, além de explorar a sua versátil e expressiva voz.

Ampliando a ponte com a musicalidade africana, o Festival Jazz & Blues recebe a cantora, compositora, violonista e pianista Carmen Souza, portuguesa de ascendência no Cabo Verde. Chegando ao festival na esteira da boa repercussão do disco “Protegid”, Carmen apresentou em Guaramiranga na terça-feira, 08, um show mais centrado em mostrar as composições, em sua maioria a quatro mãos com o baixista Theo Pas'cal, destaque da apresentação como instrumentista, desde a inicial Dos eternidade.

A diversidade de ritmos sobre os quais Carmen tece suas criações, ao comando da bateria de David Giovanini, é um dos pontos que chamam atenção. Da influência dos “polacos em Cabo Verde”, no dizer da cantora, resultando em uma “mazurca africanizada”, à cachupa e ao funaná, tradicional ritmo da ilha, no encerramento do show na serra.

Ganhando aplausos ao explorar mais seus recursos vocais na cadenciada e bela Magia ca tem, Carmen foi ao piano para cantar Decisão. “Uma música sobre a decisão de servir a vida, em vez de esperar que a vida nos sirva a nós”. Com direito a citação de A night in Tunisia no improviso. Já a célula rítmica de Codê (caçula), lembrando o baião e ajudando a comunicação com o público, em uma canção mais melódica.

Destaque ainda para Song for my father, da lenda do jazz Horace Silver, que, Carmen relata, também tem raízes caboverdianas. A cantora mostrou sua releitura para a composição do pianista, com direito a uma versão da letra em crioulo, cantando a saudade. Agora é o público de Fortaleza que terá a chance de assistir à cantora, em mais uma contribuição a um maior diálogo musical entre os países de língua portuguesa.

Do blues aos clássicos do rock, com Taryn Szpilman

No SESC SENAC Iracema que se apresenta nesta quinta-feira, 10, é a carioca Taryn Szpilman, que em Guaramiranga se apresentou na tarde de terça-feira, com um repertório bem ao gosto do público. A voz poderosa e rascante da intérprete, influenciada tanto pelas grandes divas do jazz, quando pelas cantoras de blues e pelos nomes clássicos do rock, arrancou muitos aplausos.

O show de Taryn é um resumo desse painel de influências, em que a elaboração das paisagens sonoras jazzísticas e a intensidade do blues são chamadas, a todo tempo, a conviver com a energia do rock, bom e sempre jovem. Em comum a todas as releituras, a voz projetada e de recursos interessantes, além da entrega da cantora no palco, em um convite a vivenciar a densidade das canções, mas, ao mesmo tempo, também a se divertir.

Taryn trafega pelo repertório de Ray Charles – soltando o canto na indefectível Georgia on my mind e abrindo o show com a menos recorrente I´ve got news for you –, e passeia pelo Rock´n roll do Led Zeppelin. No Dia Internacional da Mulher prestou tributo a Aretha Franklin, Janis Joplin e Billie Holiday e também lembrou Muddy Waters e Jimi Hendrix. "


SERVIÇO

Festival Jazz & Blues 2011 - Fortaleza e Sobral – De 10 a 13/03 em Fortaleza no Teatro do Via Sul Shopping (Av. Washington Soares, 4335 - 3° piso - Fortaleza/CE. Tel: 85-3404.4027) e SESC SENAC Iracema (Rua Boris, 90 C – Praia de Iracema - Tel: 85-3452.1242). Dia 11 em Sobral no Teatro São João (Praça São João, S/N – Centro. Tel: 88-3611.2956 e 88-3611.2712). Info: www.jazzeblues.com.br e 85-3262.7230.


Fonte: Dégagê Comunicação

Clipping. Moroni Torgan anuncia que volta a disputas em 2012

" O ex-vice-governador e deputado federal Moroni Torgan desembarcará em Fortaleza no fim de dezembro próximo, após três anos a serviço da Igreja dos Mórmons em Portugal. A informação foi dada por seus amigos e ex-assessores que moram em Fortaleza e que, com ele, vêm mantendo contatos constantes.

Moroni virá com o objetivo de retomar sua carreira política e não dispensando, postular um mandato eleitivo. Ele continua filiado ao DEM e pensa em reforçar a legenda, com apoio da cúpula estadual, de olho em 2012 e também com a meta de prepará-la para 2014.

Bom lembrar que Moroni já disputou a Prefeitura de Fortaleza com Luizianne Lins. No primeiro embate e, em 2004, ele chegou a ir para o segundo turno e perdeu. No pleito passado, Luizianne venceu logo no primeiro turno. "
Fonte: Blog do Eliomar de Lima

Senador Pompeu recebe o Projeto “Cine Sesi Cultural”

"Nesta sexta-feira, sábado e domingo, a cidade de Senador Pompeu – a 275,1 km de Fortaleza – recebe a caravana do Projeto Cine Sesi Cultural. O projeto vai exibir, gratuitamente, os filmes “Câmara Viajante” e “Se Eu Fosse Você 2” (no dia 11/03); “Vida Maria” e “Pequenas Histórias” (no sábado, dia 12/03) e “Até o sol raiar” e “A Era do Gelo 3” (domingo, dia 13/02). As exibições começam às 19h – e com direito a pipoca de graça – na Rua Francisco Leandro (em frente à Biblioteca do município).
O projeto – idealizado pela publicitária Lina Rosa Vieira – circula desde 2002 e leva cinema a lugares que não possuem salas de projeção em funcionamento. No Ceará, na edição 2011, o projeto já percorreu as cidades de Viçosa, Frecheirinha, Ibiapina, Forquilha, Aracaú, Paraipaba, Acarape e Baturité.
Durante os três dias de exibição em cada cidade cearense (sempre às sextas, sábados e domingos), são apresentados um curta e um longa metragem para a população presente. As projeções acontecem sempre ao ar livre, em área cedida ao SESI, em acordo com a prefeitura local, podendo ser em uma praça ou local de conhecimento do público, respeitando as exigências físicas e técnicas dos equipamentos.
Os filmes são apresentados em tela alto alvura de 12 x 5 metros, com um projetor de 35 mm. O som possui três vias de dois mil watts e projetor Hi-Light Xenon de dois mil watts, além de cinemascope, o que permite boa visualização e audição a uma distância de até 25 metros. Tudo isso garante o elevado padrão de qualidade técnica e de conteúdo das projeções.
O projeto percorrerá outras cidades cearenses até o dia 17 de abril. Na sua 9ª edição, o Cine Sesi Cultural reuniu, durante todas as edições, cerca de 2,8 milhões de pessoas, de mais de 400 cidades, que conferiram diversos filmes nacionais e internacionais. "
Fonte: Full Time Comunicação

OAB-CE realiza Audiência Pública para debater criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares

"A Comissão de Saúde Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Ceará, (OAB-CE) realiza, a partir das 14h30 de hoje, audiência pública para discutir a Medida Provisória 520, publicada em 31 de dezembro de 2010, que autoriza a criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. Embora estatal e vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a nova entidade terá personalidade jurídica de direito privado e patrimônio próprio.

Participam do debate o relator do Projeto de Lei, deputado federal Danilo Forte, diretores do Complexo Hospitalar da UFC, do Hospital Universitário Walter Cantídio, da Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), representantes do Ministério Público, Secretários de Saúde do Estado e do Município, além do coordenador do Curso de Medicina UFC, do Presidente do Sindicato dos Servidores da Universidade Federal do Ceará, Centro Acadêmico XII de Maio da Faculdade de Medicina, Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa e da Câmara dos Vereadores, entre outras entidades.

Para a OAB-CE, a MP 520, que deverá ser votada na Câmara dos Deputados em abril próximo, foi uma estratégia do governo com o objetivo de legalizar a terceirização dos trabalhadores nos hospitais de todo o País, podendo ser o fim do vínculo estatutário, uma vez que a taxa de contratação dos servidores da Saúde (médicos, enfermeiros, farmaceuticos, auxiliar de enfermagem, etc..) com vínculo precário, chega a 45. Ela pode, ainda, vir a comprometer a autonomia das universidades brasileiras.

Segundo o presidente da Comissão, Ricardo Madeiro, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares virá para flexibilizar a forma de contratação dos trabalhadores dos hospitais universitários. Os novos funcionários serão admitidos não mais pelo regime estatutário, mas pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Além disso, a instituição poderá fazer convênios e oferecer serviços pagos.


Audiência Pública:
Local: Plenária da OAB-CE - Rua Lívio Barreto, 668
Horário: 14h30
Fonte: jornalista Suzete Nocrato - Assessora de Comunicação da OAB-CE

Semace promove concursos culturais de fotografia e de frases sobre o Parque do Cocó

"A Festa Anual das Árvores integra as programações especiais das Unidades de Conservação (UCs) do Estado. Neste ano, a gerência do Parque Ecológico do Cocó realiza dois concursos culturais com o tema "Parque do Cocó, Nossa Floresta": um deles vai premiar a melhor frase e outro a melhor fotografia sobre o parque. A divulgação dos resultados e a premiação serão feitas na abertura da Festa Anual das Árvores 2011, no próximo dia 28 de março, no Centro de Referência Ambiental do Parque do Cocó, em Fortaleza.

O concurso de fotografia é aberto ao público e vai premiar as três melhores fotografias que retratarem o Parque do Cocó, nas categorias amador e profissional. As dez melhores fotos, escolhidas pela comissão julgadora, vão ficar em exposição no Centro de Referência Ambiental do Parque do Cocó durante o período de 28 de março a 3 de abril de 2011.

Para o concurso de frases, serão convidadas escolas estaduais de ensino médio. Os estudantes serão levados para uma apresentação de vídeo seguida de visita guiada à exposição sobre o manguezal no Centro de Referência Ambiental do Parque do Cocó. O grupo vai percorrer as trilhas temáticas do parque e retornar ao centro para redigir as frases para o concurso. Apenas os alunos que participarem dessa programação poderão concorrer. A seleção final será feita por votação pública na internet: serão premiadas as três melhores frases de 10 pré-selecionadas.

O Parque do Cocó inicia a programação de Educação Ambiental do ano com ações sintonizadas ao Ano Interacional das Florestas 2011 e à Festa Anual das Árvores, promovida pela Semace durante o período chuvoso no Ceará. O objetivo dos concursos é despertar a consciência da população sobre seu papel como corresponsável pela preservação das florestas, em especial, da floresta do Parque do Cocó. "A intenção é trazer o público para dentro do parque, para que as pessoas se conscientizem de que o parque é uma área de preservação dentro da área urbana", reforça a gerente do Parque do Cocó, Flávia Prado.

Toda a programação ocorrerá no Parque do Cocó. Confira as datas abaixo:

De 10 a 13 de março:
> Lançamento do edital do concurso de Fotografia no site da Semace: www.semace.ce.gov.br
> Divulgação do regulamento e das escolas convidadas para o concurso de Frases

De 14 a 19 de março:
> Programação para as escolas convidadas para o concurso de frases, no Centro de Referência Ambiental do Parque do Cocó

De 20 a 27 de março:
> De 20 a 23 de março - Inscrição das fotografias
> De 24 a 25 de março - Seleção das melhores fotografias pela comissão julgadora
> Seleção e julgamento interno das melhores frases (conforme regulamento).
> Divulgação na internet das 10 melhores frases pré-selecionadas e votação pública das 3 melhores

De 28 de março a 3 de abril:
> 28 de março: Abertura da Festa Anual das Árvores 2011, no Centro de Referência Ambiental do Parque do Cocó, em Fortaleza; Divulgação e premiação dos resultados dos concurso de fotografia e de frases.
> De 28 de março a 3 de abril - Exposição das 10 melhores imagens no Centro de Referência Ambiental do Parque do Cocó

Serviço:
Os regulamentos e outras informações serão divulgados no site da Semace: www.semace.ce.gov.br
O Parque do Cocó fica aberto todos os dias, das 7 às 17 horas.
Mais informações sobre visitas: 3271-6589 ou 3101-5550. "
Fonte: Assessoria de Comunicação da Semace

Chuva em Fortaleza – CE

" A proximidade da Zona de Convergência Intertropical da costa norte do Nordeste forma muita nebulosidade. Chove fraco em Fortaleza e faz 23 graus."
Fonte: Climatempo

Teco-teco comanda o Guarany nesta noite

"O Guarany de Sobral, vai a cidade de Quixadá, nesta noite de quinta-feira, enfretar o time local de técnico novo. Com a demissão do treinador Erasmo Forte, a diretoria (Luiz Melo) resolveu apostar e valorizar a prata de casa, declarando técnico oficial do clube, Teco-teco. A demissão do Erasmo Forte, aconteceu durante a pre-temporada para o returno. Luiz Melo acredita que o sucesso de Dimas Figueiras no Ceará, possa atingir o Teco-teco no Guarany de Sobral."
Fonte: Blog do Wilson Gomes

Bom dia!!

Bom dia a todos !!

Cupido de Patrícia Poeta continuará no ar no 'Fantástico". Casal de Fortaleza aparecerá no quadro

" Quadro do “Fantástico” apresentado por Patrícia Poeta, “O cupido” será estendido e terá 12 episódios em 2011. A apresentadora comemora: “A audiência sempre sobe quatro, cinco pontos quando ele é exibido”. Ela conta ainda que a produção recebe inúmeros e-mails de espectadores que querem contar suas histórias de amor. A equipe que produz “O cupido” está buscando personagens no país todo: “Estivemos em Santa Catarina, em Salvador, em São Paulo e Fortaleza”, conta Patrícia."

Fonte: Blog da Patrícia Kogut

Primeiras notícias. Manchete do Diário do Nordeste


Primeiras notícias. Manchete do Jornal O Povo


Primeiras notícias. Manchete do Jornal O Estado


Respostas da trívia


A resposta é Lourenço Filho.Neste dia 10, é lembrado o nascimento desse famoso educador, já falecido, na Vila de Porto Ferreira, SP (1897-1970). Em 1922, passou a atuar no Estado do Ceará, como Diretor de Instrução Pública, promovendo uma reforma pioneira no ensino cearense.

Participe do Blog Ceará é Notícia. Saiba como

Diariamente, a cada minuto, o Blog Ceará é Notícia faz a cobertura do que é importante nos municípios cearenses, no Ceará ou sobre o Estado fora das suas divisas. Se quiser participar dessa cobertura, você pode ser repórter do Blog. Basta enviar sua sugestão de matéria ou notícia, por meio de texto, foto, vídeo, áudio ou outro suporte de mídia, para o e-mails cellusrocha@gmail.com e mailto:ecearaenoticia@hotmail.com" href="mailto:cearaenoticia@hotmail.com.br%22%3Ecearaenoticia@hotmail.com.br .Ou siga o Blog no twitter no @siga_ce_noticia. Daremos os créditos. Aqui no Blog Ceará é Notícia, você é o repórter. Participe!!

TJCE determina que Estado e Município forneçam medicamentos e alimentação a pacientes

" O Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) determinou que o Estado e o Município de Fortaleza forneçam medicamentos aos pacientes H.P.A., vítima de lúpus, e E.B.B., que sofre de diabetes. Os entes públicos terão ainda que fornecer alimentação especial à M.H.O.X, que necessita de leite sem lactose, e à M.S.F.S., que precisa de dieta especial, pois se alimenta por meio de sonda.

O Ministério Público (MP) ingressou com mandado de segurança (nº 11534-84.2009.8.06.0000/0) no TJCE alegando que os pacientes não podem arcar com o alto custo dos remédios e da alimentação. Estado e Município, em contestação, teriam alegado que os medicamentos pleiteados não possuem cobertura assistencial.

O Município de Fortaleza afirmou ainda que a aquisição dos alimentos se encontra em processo de licitação, impossibilitando sua concessão antes da finalização do procedimento.

Ao julgar a matéria, o Pleno do TJCE concedeu a segurança requerida. O relator do processo, desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes, ressaltou que “o direito à saúde e, por consequência, à vida não pode ser inviabilizado pelas autoridades, porquanto, o objetivo maior é concretizar o princípio da dignidade humana”."

Fonte: TJ-CE

Município de Fortaleza deve disponibilizar leito para vítima de acidente de trânsito

" O juiz Francisco Luciano Lima Rodrigues, responsável pelo Plantão Judiciário de 1º Grau, na área cível, no Fórum Clóvis Beviláqua, nessa terça-feira (08/03), determinou que o Município de Fortaleza disponibilize leito do Instituto Dr. José Frota (IJF) para o paciente H.R.S..

No último sábado (05/03), ele sofreu acidente de trânsito, quando ia, de motocicleta, de Fortaleza para o Município de Paraipaba. Com fratura exposta na perna, foi levado para o hospital público de São Gonçalo do Amarante e, posteriormente, encaminhado para o IJF, em Fortaleza. Porém, não havia médico traumatologista disponível.

Encaminhado para o Frotinha de Messejana, foi constatada a necessidade de realizar cirurgia. A unidade, porém, não informou quando o procedimento seria realizado, alegando que “o único médico cirurgião ortopedista só iria começar a realizar as cirurgias depois do Carnaval”.

O paciente, representado pelo pai, ajuizou, no domingo (06/03), ação de obrigação de fazer com pedido de tutela antecipada contra o Estado do Ceará e o Município de Fortaleza (nº 0136249-30.2011.8.06.0001). Pediu a imediata realização da cirurgia em hospital da rede pública ou privada, preferencialmente no IJF, por se tratar de local especializado em traumas.

Na segunda-feira (07/03), o juiz plantonista Paulo de Tarso Pires Nogueira atendeu ao pedido, dando prazo de 48 horas para a realização da cirurgia, sob pena de multa diária de R$ 1 mil.

O paciente alegou que foi transferido para o IJF, dentro do prazo estabelecido, mas não encontrou quarto disponível, tendo sido colocado nos corredores. H.R.S. ajuizou novo pedido de tutela antecipada, visando garantir a imediata acomodação em um leito do hospital.

Na decisão, o juiz Francisco Luciano Lima Rodrigues considerou que “é fato público, noticiado constantemente na imprensa local, especialmente no período carnavalesco, a situação dos hospitais públicos, com superlotação e aumento do número de procedimentos”. O magistrado determinou que, “dentro da conveniência da administração”, H.R.S. tenha prioridade na acomodação em um dos leitos do hospital, “devido à gravidade dos ferimentos”."

Fonte: TJ-CE

Justiça mantém indisponibilidade dos bens de empresário acusado de corrupção em Canindé

" A 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) confirmou a liminar que havia decretado a indisponibilidade dos bens do empresário Francisco Antonio Santos. Ele é acusado de suposta participação no esquema de fraudes que desviou verbas da Prefeitura Municipal de Canindé.

“Tais liminares têm o fito de assegurar que, sendo julgada procedente a ação civil pública, os valores indevidamente retirados dos cofres públicos serão efetivamente ressarcidos”, afirmou a relatora do processo, desembargadora Maria Iracema Martins do Vale, durante sessão na última quarta-feira (02/03).

Conforme os autos, Francisco Santos era um dos empresários que mantinham esquema de lavagem de dinheiro em parceria com a presidente da Comissão Permanente de Licitação de Canindé, Jucivalda da Silva Carvalho Holanda. Segundo o Ministério Público (MP) estadual, de fevereiro de 2005 a janeiro de 2006, ela teria movimentado R$ 1.024.000,00, quantia incompatível com a renda mensal auferida na época, que era de R$ 1 mil. O citado empresário era um dos beneficiados com o desvio das verbas.

Em virtude disso, o MP ajuizou ação civil pública, pela prática de improbidade administrativa, contra o então prefeito, Antônio Glauber Gonçalves Monteiro, bem como outros agentes públicos e empresários envolvidos, que causaram prejuízo ao erário. O órgão ministerial requereu, liminarmente, a indisponibilidade de todos os bens dos acusados, o afastamento dos cargos públicos exercidos (vereadores, secretários e prefeito) e a suspensão dos contratos firmados com os empresários envolvidos, até o julgamento final da ação.

Em 6 de agosto de 2007, o juiz da 1ª Vara da Comarca de Canindé, Antonio Josiman Almeida Alves, concedeu a liminar conforme requerido. O magistrado considerou ter sido montado “plano para sangrar os cofres públicos, afigurando-se evidente prejuízo. Muitos são os ilícitos constatados na colheita de provas patrocinada pelo Ministério Público”, explicou.

Inconformado, Francisco Santos interpôs agravo de instrumento (nº 211721-63.2007.8.06.0000/0) no TJCE, requerendo a reforma da decisão. Sustentou cerceamento de defesa, tendo em vista que a liminar foi concedida sem ouvir a parte contrária. Além disso, afirmou inexistir nos autos quaisquer indícios que ensejassem a indisponibilidade dos bens.

Ao relatar o processo, a desembargadora Maria Iracema Martins do Vale destacou que, em matérias de urgência, “a jurisprudência firmada no âmbito do Superior Tribunal de Justiça (STJ), bem como nesta Corte, é no sentido de ser plenamente possível a concessão de liminar sem ouvir a parte contrária, em casos como o que aqui se examina”. Com esse posicionamento, a 4ª Câmara Cível negou provimento ao agravo e manteve a decisão de 1º Grau."

Fonte: TJ-CE

Clipping. Ceará estreia no segundo turno com goleada em cima do Limoeiro

" Ceará e Limoeiro estrearam no returno do Campeonato Cearense na noite desta quarta-feira de cinzas (9). O Vovô mostrou que a boa fase continua e conseguiu bater a equipe da casa por 4 a 1.
O destaque da partida ficou por conta do banco de reservas do Vovô. Ainda no intervalo, quando o time perdia por 1 a 0, Dimas colocou Sérgio Mota e Nicácio, dupla que balançou as redes e garantiu a vitória alvinegra.
O resultado deixa o Ceará com a incrível marca de 14 jogos de invencibilidade no Estadual. De quebra, o Vovô assume a ponta da tabela de forma isolada, ultrapassando o Fortaleza no saldo de gols.
Para tentar dar continuidade ao bom momento, o Alvinegro volta a campo às 16h do sábado (12), contra o Horizonte. O Jaguar do Vale, no mesmo dia e horário, o Guarani de Juazeiro."

Fonte: Portal Verdes Mares

Trívia do Blog. Quem é essa personalidade ilustre da foto e o que ela tem a ver com a data histórica de hoje

Clique aqui para obter a resposta.
Ela virá numa próxima postagem. Aguarde!

Clipping. O título do Carnaval de Sobral vai para Dom Expedito

" Acadêmicos do Dom Expedito ganha o carnaval de Sobral, com 78 pontos e conquista o quarto título de sua história. Com uma homenagem ao circo, a escola não apenas levou a certeza de que seria uma grande favorita, mas levou também muita diversão.
O segundo lugar ficou para a Escola Estação Primeira do Sinhá Sabóia (75,5). A grande campeã do ano passado, Alto do Cristo, ficou a terceira colocação (75,0)."

Fonte: Blog do Wilson Gomes

quarta-feira, 9 de março de 2011

Clipping. Na estréia do 2º turno, Guarani (J) e Horizonte ficam no empate

" Guarani (J) e Horizonte empataram em 1 a 1 em jogo realizado nesta quarta-feira (09), no Estádio Romeirão, pela estreia dos clubes no 2ºturno do Campeonato Cearense.

Gols
Os gols da partida foram marcados por Netinho de falta, para o Guarani (J), aos 18 minutos do primeiro tempo. Edgar empatou a partida aos 20 minutos do segundo tempo.
2ª rodada
Na próxima rodada, sábado (12), às 16h, o Guarani (J) enfrenta o Limoeiro no Estádio Bandeirão. No mesmo dia e horário, o Horizonte encara o Ceará."

Fonte: Portal Verdes Mares

Aperte F5. Lá vem as rapidinhas cearenses

1. Na noite de hoje, a Prefeitura já estava renovando a sinalização para mudança de sentido, agora da rua Barbosa de Freitas para Desembargador Moreira, da rua Marco Marcedo no Shopping Aldeota.

2. Por falar em Shopping Aldeota, quando serão inaugurados os cinemas 3d?

3. A quarta-feira foi das tradicionais pontas de estoque e liquidações nas lojas de eletroeletrônicos.

4. As Lojas Americanas e os supermercados Pão de Acuçar começam a preparar suas lojas para vender os ovos de páscoa.

5. No Shopping Center Um, silêncio e mistério sobre a possível chegada das Casas Bahia.

O que houve com o Portal C News? Veja a imagem

Cancelado show de Seal em Fortaleza

" O show de Seal em Fortaleza foi cancelado, informou a Time For Fun, produtora do evento. A apresentação deveria acontecer no próximo dia 26 de março no Siará Hall em Fortaleza. A empresa diz que suspendeu o show por motivos logísticos.

O reembolso começará nesta quinta-feira, 10, pelo site ou na bilheteria do Siará Hall (Avenida Washington Soares, 3199 - Edson Queiroz) entre 9h e 13h.

A devolução ocorrerá conforme a forma de pagamento - se em dinheiro, com dinheiro, se com cartão, o crédito aparecerá na próxima fatura. Nos casos de débito, o reembolso será feito na conta. Mais informações pelo fone 4003-6464 ou sac@ticketsforfun.com.br

Seal irá se apresentar em São Paulo no dia 17 de março, no Rio, dia 19, em Belo Horizonte no dia 20, em Brasília no dia 23, volta a São Paulo no dia 24, e termina a turnê pelo Brasil em Recife no dia 27."

Fonte: Portal O Povo Online, com informações da Agência Estado

Fortaleza vence o Tiradentes na abertura do 2º turno

" O Fortaleza venceu o Tiradentes por 3 a 1, na estreia do 2º turno do Campeonato Cearense. A partida foi realiza na noite desta quarta-feira (09), no Estádio Alcides Santos.

Na pressão. Foi assim que o Fortaleza iniciou a partida. Nos minutos iniciais, o Leão emplacou sequências de escanteios e na quarta tentativa saiu o primeiro gol do Leão."

Fonte: Portal Verdes Mares

Clipping. DCE da UFC acusa Guarda Municipal de agredir estudantes

" O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Ceará acusa a Guarda Municipal de Fortaleza de reprimir com agressões um protesto contra o aumento das passagens de ônibus na capital. O episódio teria ocorrido durante apresentação musical na Praia de Iracema, organizado pela Prefeitura de Fortaleza na madrugada de terça (8) para quarta (9).

A entidade divulgou nota de repúdio nesta quarta-feira. Tudo teria começado quando os “estudantes levantaram uma faixa que trazia os dizeres ‘Contra o aumento da passagem! Passe livre já’. Durante essa manifestação, completamente pacífica, um grupo de guardas municipais tentaram [sic]* arrancar das mãos dos estudantes a faixa. Usando da força e sem nenhum tipo de dialogo tentaram impedir a liberdade de expressão”.

Ainda segundo a nota do DCE, “a população, indignada com a atuação violenta da guarda, aplaudiu quando novamente os estudantes levantaram a faixa e puxaram palavras de ordem contra o aumento da passagem e contra a Prefeitura”.

* SIC – Em latim, significa assim. Expressão usada entre parênteses no meio ou no final de uma declaração entre aspas, ou na transcrição de um documento, para indicar que é assim mesmo, por estranho ou errado que possa ser ou parecer."

Fonte: Portal Jangadeiro Online

Programação alerta população e profissionais sobre os cuidados com os rins

"10 de março é o Dia Mundial do Rim. Um dia é pouco para informar e mobilizar a população sobre os cuidados e os perigos da doença renal e as consequências negativas no coração. Por isso, a Secretaria da Saúde do Estado, em parceria com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, Sociedade Cearense de Cardiologia, Secretaria de Saúde de Fortaleza, Liga de Nefrologia dos Estudantes de Medicina da UFC e Associação dos Transplantados Renais, fará cinco dias de mobilização, que começa nesta sexta-feira, 11, com a palestra ¨Doença renal crônica: como identificá-la e combatê-la. Será feita pela médica Ana Lúcia de Sá Leitão e a enfermeira Francisca Praciano Rodrigues a partir das 8 horas, no auditório Waldir Arcoverde da Sesa, Avenida Almirante Barroso, 600. Duas unidades da rede estadual de saúde participam das atividades: O Centro Integrado de Hipertensão e Diabetes e o Centro de Saúde do Meireles.

Ainda na Sesa, das 8 às 12 horas de sexta-feira, 11, haverá uma manhã de serviços, incluindo rastreamento de pessoas com risco alto e muito alto de diabete, medição de pressão arterial, glicemia e rastreamento da doença renal crônica através da realização de questionário e coleta de urina. No sábado, 12, as atividades ocorrerão na Praça do Ferreira, das 8 às 12 horas. Lá serão oferecidos mais serviços, como orientações sobre alimentação saudável e atividades físicas, além de distribuição de material educativo.

A programação que marca o Dia Mundial do Rim envolve reforço na preparação dos profissionais da atenção básica. Na manhã do dia 15, no Centro de Saúde Virgílio Távora, Avenida Monsenhor Hélio Campos, s/n, no bairro Cristo Redentor,os Agentes Comunitários de Saúde serão treinados para o preenchimento e aplicação do questionário de rastreamento da doença renal. No Interior, os profissionais do Programa Saúde da Família também ficarão atualizados e mais sensibilizados sobre a importância de cuidar dos rins, de prevenir doença renal, hipertensão, diabete – ver programação abaixo.

As pessoas com risco alto de desenvolver doença renal são as que sofrem de hipertensão, diabete, obesidade e quem já tem histórico da doença na família. Os idosos também fazem parte do grupo de maior risco. Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil há atualmente 33 milhões de hipertensos, 7,7 milhões de diabéticos, 16 milhões de obesos e 17 milhões de idosos. A estimativa é de que no Brasil 10 milhões de pessoas tenham doença renal crônica. O que os rins têm a ver com o coração? ¨ A doença renal crônica leva ao aumento da doença cardiovascular, causa mais comum de morte em pacientes com doença renal crônica¨, informa a médica Ana Lúcia de Sá Leitão, da Secretaria da Saúde do Estado.

O melhor é prevenir a doença renal crônica e reduzir a velocidade de progressão para evitar a diálise e a mortalidade de pacientes, destaca. ¨É preocupante saber que a mortalidade de um paciente com 30 anos de idade que depende da hemodiálise é semelhante a de uma pessoa com 80 anos de idade sem doença renal crônica¨, afirma. A médica Ana Lúcia de Sá Leitão observa que a identificação da doença renal é simples. Deve ser feita através de exames, como sumário de urina para a pesquisa de proteínas e a dosagem de creatinina no sangue."

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará

Forró no Sítio divulga comunicado



Fonte: Site do Forró no Sítio

Clipping. Unilab adia para maio o início das aulas

" O início das aulas da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) foi adiado para maio. A data será anunciada às 9 horas de sexta-feira,11, durante entrevista coletiva com o reitor da Instituição, Paulo Speller, na sala de reuniões da reitoria da UFC, no Benfica.

O aviso é da pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD), Jaqueline Freire que promete para terça-feira,15,a distribuição da alista de oferta do 1º trimestre letivo. "
Fonte: Portal Ceará Agora

Clipping. Governador entrega mais 108 casas do projeto Maranguapinho

"O governador Cid Gomes entrega às 10 horas de amanhã, quinta-feira, para 108 famílias que viviam em uma área de risco às margens do rio Maranguapinho, as casas novas no residencial Blanchard Girão, em Maracanaú (Parque Alto Alegre II, sem número, Travessa 15, esquina com rua 10). Os imóveis de 52,45 metros quadrados contam com sala, três quartos, banheiro com sistema de descarga ecológica, cozinha e área de serviço. Além disso, todos os imóveis têm quintal.

Pelo projeto Maranguapinho, um total de 9.422 famílias que moram nas margens do rio serão reassentadas. As famílias que continuarem nas proximidades do rio também serão beneficiadas com as obras de urbanização que irão interligar à avenida Mister Hull e o 4º Anel Viário, em Maracanaú, com a construção de vias paisagísticas, ciclovias, calçadão, nas duas margens, além da implantação de equipamentos de lazer.

O projeto Rio Maranguapinho, maior intervenção urbana do País, irá beneficiar cerca de 350 mil pessoas de Fortaleza e de Maracanaú. Estão sendo executadas obras de dragagem, construção de conjuntos habitacionais, urbanização das margens do rio e barragem de contenção do rio para evitar alagamentos. Ao todo, estão sendo investidos R$ 497.548.859,29, do Governo Federal, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e do Governo do Estado.

O residencial Blanchard Girão recebeu um investimento total de R$ 1.983.812,47 e faz parte do projeto de reurbanização do rio Maranguapinho. Os recursos são do Governo do Estado e da União e compõem o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). "

Fonte: Portal Ceará Agora, com informações da assessoria do Governo

Clipping. Festival Jazz & Blues chega a Fortaleza e Sobral nesta semana

"Depois de quatro dias de programação no município de Guaramiranga, a 12ª edição do Festival Jazz & Blues dá uma pausa na Quarta-Feira de Cinzas para descer a serra e continuar com mais quatro dias música em duas cidades: Fortaleza e Sobral.

Na capital, o Festival acontece de 10 a 13 de março, com shows em dois espaços que recebem pela primeira vez o Festival: o Teatro do Via Sul Shopping e o SESC SENAC Iracema. Neste, haverá também workshops. Já em Sobral, o evento acontece apenas no dia 11 deste mês, com show no Teatro São João.

Veja a programação completa pós-carnaval

10/03 – Fortaleza
Teatro do Via Sul Shopping
21h – Carmen Souza (Portugal)

SESC SENAC Iracema
10h – Workshop com Moreira Chonguica (Moçambique)
20h – Show com Taryn Szpilman (RJ)

11/03 – Fortaleza
Teatro do Via Sul Shopping
21h – Moreira Chonguica (Moçambique)

SESC SENAC Iracema
10h – Workshop com Rick Estrin (EUA)

SOBRAL
Teatro São João
21h – Taryn Szpilman (RJ)

12/03 – Fortaleza
Teatro do Via Sul Shopping*
21h – Rick Estrin (EUA)

SESC SENAC Iracema
10h – Workshop com Nicolas Krassik (França/ RJ)

13/03 – Fortaleza
SESC SENAC Iracema
20h – Show com Nicolas Krassik (França/ RJ)

INGRESSOS
FORTALEZA – 10 a 13.03
Local: Teatro do Shopping Via Sul
R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia). À venda na bilheteria do teatro e online:
www.teatroviasul.com.br e www.jazzeblues.com.br.

Local: SESC SENAC Iracema
Shows: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia).
Workshops: Gratuitos.

SOBRAL – 11.03
Local: Teatro São João
Distribuição de senhas de acesso na bilheteria do teatro no dia 11, a partir das 18h. Entrada: 1Kg de alimento não-perecível. Os alimentos arrecadados serão doados para a Casa do Bom Samaritano.

Serviço
Festival Jazz & Blues 2011 – Fortaleza e Sobral
De 10 a 13/03 em Fortaleza no Teatro do Via Sul Shopping (Av. Washington Soares, 4335 – 3°
piso – Fortaleza/CE. Tel: 85-3404.4027) e SESC SENAC Iracema (Rua Boris, 90 C – Praia de Iracema – Tel: 85-3452.1242).
Dia 11 em Sobral no Teatro São João (Praça São João, S/N – Centro. Tel: 88-3611.2956 e 88-3611.2712).
Outras informações: www.jazzeblues.com.br e (85) 3262.7230."
Fonte: Portal Jangadeiro Online

Clipping. Detran-CE multa 172 condutores alcoolizados e 1.028 sem capacete nas rodovias estaduais

"O balanço final das infrações registradas pelas equipes de fiscalização do Detran-CE, no período de carnaval (de sexta-feira,4, até a meia noite de terça-feira, aponta os seguintes números: 172 motoristas alcoolizados (com 10 detenções); 150 condutores não habilitados; 223 veículos não licenciados; 1.028 motociclistas sem capacete; e 115 veículos circulando nas praias, onde havia concentração de banhistas (58 somente no município de Pacacuru, a 88,9 km de Fortaleza).

A maioria dos motoristas respeitou o uso obrigatório dos dispositivos de retenção das crianças no banco traseiros dos veículos. Apenas 7 registros de multas pela falta do uso de bebê conforto, cadeirinhas e assento de elevação foram feitos na CE 040, próximo a Aracati.

Na área de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros (Ônibus e vans), as equipes apreenderam 165 veículos clandestinos (não tinham concessão nem permissão) e multaram 139 veículos por excesso de passageiros.

O órgão atuou com 300 agentes, com a realização de 238 operações. Outros 36 fiscais de transportes realizaram o trabalho de fiscalização nos Ônibus e vans que ganharam a concessão e permissão, respectivamente, após participar do processo de licitação pública, em 2009. "

Fonte: Portal Jangadeiro Online, com informações da assessoria do órgão

Instituto Paju. Petrobrás financia projeto de capacitação e empreendedorismo para Jovens em Maracanaú

"O Instituto Paju de Socioeconomia Solidária lança nesta sexta-feira, dia 11 de março, às 9 horas, na Rua Osvaldo Risato, 1001, em Pajuçara, Maracanaú, Região Metropolitana de Fortaleza, o projeto “Aprendendo na Comunidade”. A iniciativa, financiada pela Petrobrás, através do Programa Petrobrás Desenvolvimento e Cidadania, consiste em ações de capacitação, estágio, financiamento e incubação de empreendimentos.
O projeto vai capacitar jovens de 18 a 29 anos para o mercado de trabalho e estimular o empreendedorismo. “Queremos beneficiar os jovens de Maracanaú, já que eles representam 60% da população da cidade e existe um alto índice de desemprego entre esse público”, afirma Eudásio Alves, presidente do Instituto Paju.
O “Aprendendo na Comunidade” vai formar seis turmas, cada uma com 30 vagas, sendo a primeira com início no lançamento do projeto. Dividido em três fases, os participantes vão ter a oportunidade de aprender noções de empreendedorismo, relações humanas e economia solidária. Na segunda etapa, os alunos serão encaminhados a uma empresa do distrito industrial de Maracanaú, onde ficarão estagiando, durante 3 meses, 4 horas por dia, recebendo ajuda de custo no valor de 90 reais. Já na terceira fase, os jovens voltam à sala de aula para um curso sobre gestão de negócios e marketing.
A expectativa do Instituto Paju é fazer com que 80% dos alunos tenham acesso ao mercado de trabalho formal e 20% criem seu próprio negócio, se tornando empreendedores e consequentemente mudando o perfil socioeconômico do município.

Serviço: Lançamento do Projeto “Aprendendo na Comunidade”
Data: 11 de março de 2010 – 9 horas
Local: Instituto Paju - Rua Osvaldo Risato , 1001, em Pajuçara, Maracanaú."
Fonte: Inove Comunicação

Nada de quarta-feira de Cinzas. Carnaval de Maracanaú prossegue hoje com shows

Os foliões terão hoje mais um dia para brincar o Carnaval em Maracanaú, que nesta edição comemora os 28 anos de emancipação da Cidade. Nesta Quarta-feira, 9, a partir das 21 horas, a programação carnavalesca prossegue com os shows de Oz Bambaz e Taty Girl. Este ano, a folia momina acontece em novo local, no estacionamento do Feira Center, na Avenida I, entrada do Jereissati. DESFILES DAS CAMPEÃS – No próximo sábado, 12, a folia recomeça, a partir das 17 horas, com o Desfile dos Campeões do Carnaval de Fortaleza, na Avenida Principal do Acaracuzinho – com Escolas de Samba, Maracatus, Blocos e Cordões.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Maracanaú

Opinião. A pequena Joaninha na imensidão de uma "Metrópole Bela"

Prefeita é fotografada nos bastidores
do show da cantora Roberta Sá, no Aterrinho da Praia de Iracema.
Foto: Rafael Cavalcante

Neste de Carnaval, depois das férias, a prefeita Luzianne Lins reapareceu fantasiada de joaninha. De acordo com o Portal Uol Educação,as joaninhas são insetos pequenos e coloridos, muito admirados por sua beleza e, em muitas culturas, símbolos de boa sorte e fartura. Para os biólogos,esse inseto é um predador voraz. A sua coloração vibrante pode atuar como uma forma de aviso ao predador sobre a sua impalatabilidade, ou seja, seu gosto ruim, ou sobre a sua toxicidade, evitando que o predador a ataque. Deixando as características científicas de lado, ao que parece a prefeita Luizianne Lins não se vestiu assim em vão. Se vestiu assim para desviar a atenção de quem a ataca. Ou mesmo, para entrar no clima do Carnaval. Bela ou não, a Cidade dirigida por ela sofre de problemas de planejamento. A própria reconheceu a falta de um órgão nesse sentido. Resultado: obras inacabadas, ou em andamento, como queiram, buracos e lixo espalhados pela rua. Existem aqueles que culpam a Cagece, no caso da buraqueira, e a própria população por jogar lixo na rua. Mas a sensação é que Fortaleza não é mais tão pequena e bela como uma joaninha. Inchou e muito. São mais pessoas morando, mais carros circulando e casas e prédios sendo erguidos. Assim como as joaninhas, que utilizam as anteninhas para se localizar e procurar alimentos, a prefeita precisa procurar um norte a fim de se planejar melhor o desenvolvimento, até o momento, desordenado na Cidade. Sugestões à parte, o Carnaval promovido pela Prefeitura foi belo. O investimento se fez necessário como política pública. A festa não precisa se igualar aos grandes destinos da folia, como Salvador, Recife e Rio. Começou pequeno, mas está grandioso pelas atrações de qualidade que oferece e pelos turistas que atraí. Ainda segundo os biólogo, para se defender, a joaninha se deita de barriga para cima a fim de que não apareça a sua cor vibrante. No caso da prefeita, de nada adianta se esconder da população, como fez no Carnaval, entrando discretamente no acesso atrás do palco no Aterrinho da Praia de Iracema. Deveria ter feito como o cantor Martinho da Vila. Entrou pela entrada da imprensa e das pessoas com deficiência, cumpimentando todo o público. Diferente do cantor,se quiser retomar sua popularidade, tem que enfrentar os "predadores" de frente.

Ovos de Páscoa começam a ser vendidos em lojas do Pão de Açucar, em Fortaleza

"As lojas do Grupo Pão de Açúcar de Fortaleza recebem a primeira leva de ovos de Páscoa de Marcas Exclusivas. As novidades ficam por conta dos mini ovos Qualitá, de 40g e 80g, feitos com puro chocolate ao leite, que chegam como um aperitivo para os consumidores. Preços sugeridos: R$1,99 (40g) e R$3,99 (80g).

“É apenas o começo. Só 5% dos ovos pequenos estarão nas gôndolas neste momento. Queremos que o consumidor experimente e perceba a qualidade do chocolate dos ovos exclusivos do Grupo”, conta Wellington Juliani, gerente de desenvolvimento de produtos.

Para 2011 a marca Qualitá lança seu Planeta Páscoa com diversas opções de ovos de personagens com brindes para crianças e adolescentes. A grande novidade é a quantidade de brindes que vem fora dos ovos, são oito versões com um total de catorze brindes. Taeq oferece ovo de chocolate ao leite diet. E a linha premium Pão de Açúcar tem como lançamento o sabor Extra Milk com língua de gato.

“Em relação ao ano passado, esperamos um incremento de 30% em vendas. Os lançamentos chegam no início de março para atender a todos os bolsos e gostos”, complementa Juliani.

Planeta Páscoa Qualitá
Neste ano Qualitá lança seu Planeta Páscoa. Com um portfólio variado, a linha oferece cinco sabores de 250g - Ao Leite, Crocante, Trufa, Cereja e Chocolate Branco, além do Ovo Qualitá ao Leite tamanho família de 460g.

Para crianças e adolescentes, a marca oferece ovos de personagens conhecidos, como Peixonauta, Susi, Penelope, Naruto, Wolverine and The X-Men e Hanna Montana, entre outros, recheados com brindes:


· Peixonauta (120g) - em duas versões: com um peixonauta de pelúcia acompanhado de um copo e outro com um pratinho.
· Susi (160g) - duas opções de ovos: pônei da Susi com pente e mini boneca Susi Princesa
· Penélope Charmosa (120g e 160g) - o ovo de 120g traz uma caneca e de 160g um gloss
· Naruto (160g) - em duas versões: com superbandana e outro com acessórios infláveis
· Wolverine and The X-Men (120g e 160g): copo (120g) e relógio (160g)
· StockCar (120g): traz duas opções de brindes, um com carro cofre e adesivos e outro com squeeze
· Hanna Montana (160g) – traz como gift uma bolsa

· Malhação (120g) – com um squeeze

Os preços são convidativos, variam de R$ 9,99 a R$16,99.

Pão de Açúcar lança ovo de páscoa Extra Milk com língua de gato
A marca Pão de Açúcar traz o lançamento do ovo Extra Milk com Língua de Gato (340g) que custa R$ 19,99. A linha conta com outras opções de ovos premium (340g): Dark Cacau (com 70% cacau), Gianduia, Branco com Frutas Vermelhas e Nuts. Há também os ovos Trufado ao Leite e Trufado Branco com Damasco, agora em novas caixas de 420g. Preços sugeridos: R$ 19,99 (340g) e R$ 29,99 (420g)

Taeq tem ovo diet
A marca de saúde e bem estar do Grupo Pão de Açúcar coloca nas gôndolas uma opção com menos caloria e zero açúcar na versão ovo de chocolate ao leite diet. Com 200g, o ovo é feito sem adição de açúcar e possui baixo teor de calorias e de sódio. Em sua composição estão presentes a inulina, que tem alto teor de fibras, e o colágeno - importante fonte de proteína. Pode ser consumido por diabéticos. Porção de 25g tem 106 kcal. Preço sugerido: R$ 20,50 ."
Fonte: Divulga Ação - Assessoria de Imprensa do Grupo Pão de Açucar no Ceará.

Clipping. Chove em 77 municípios cearenses nesta quarta-feira (09)

"A atenção dos motoristas deve ser redobrada na volta para casa, principalmente por causa da chuva que, nas últimas 24 horas, já atingiu 77 municípios cearenses, incluindo Fortaleza.

A precipitação mais forte foi registrada em Quixeramobim, no sertão central: 86 milímetros.

A lista segue com Maranguape, na Região Metropolitana, com 82,6 milímetros; e Ipueiras, nos Inhamuns, 75,3. Na capital cearense, choveu 71 milímetros. "
Fonte: TV Diário

Clipping. Depois das férias, Luizianne Lins reaparece vestida de Joaninha

"Depois de 10 dias de férias, a prefeita Luizianne Lins voltou ao cargo e reapareceu, no domingo de carnaval (6), vestida de joaninha. Ela compareceu ao Aterrinho da Praia de Iracema para prestigiar os shows de Roberta Sá, As Chicas e de Zé Renato, atrações do Carnaval 2011, custeado pela Prefeitura de Fortaleza.

A prefeita curtiu o show do palco montado nas proximidades da Caixa D´água dos Peixinho. O presidente da Câmara, vereador Acrísio Sena, deixou o comando municipal no sábado (5). "
Fonte: Portal Jangadeiro Online

Clippping. Agressão e protestos durante show no aterrinho da Praia de Iracema

"Na madrugada desta quarta-feira, durante o show da cantora Tereza Cristina, no aterrinho da Praia de Iracema, vários estudantes foram agredidos pela Guarda Municipal enquanto
tentavam manter uma faixa de protesto contra o aumento da passagem de ônibus.

A faixa era assinada pelo Diretório Central dos Estudantes da UFC e da Uece.

Guardas Municipais tentaram arrancar a faixa das mãos de um estudante, e, quando outras pessoas tentaram intervir, foram agredidas com spray de pimenta e cassetetes. "
Fonte: Blog do Eliomar de Lima

Manchetes dos jornais cearenses após o Carnaval

Clipping. Balanço parcial já aponta 77 mortes em todo o Estado durante feriadão

"77 mortes violentas. Este foi o número registrado pelas autoridades policiais em todo o Estado do Ceará desde o início da “Operação Carnaval 2011”, às 7 horas da última sexta-feira (4), até o começo da noite de terça-feira (8).

O balanço ainda é parcial e só deve ser concluído ao meio-dia desta quarta-feira de Cinzas. À tarde, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) deverá apresentar os números finais durante coletiva de imprensa.

Em 2010, o balanço parcial registrou 45 mortes. Ou seja, um aumento de 32 mortes do ano passado para este ano.

Números

Dessas 77 mortes violentas registradas nas últimas 96 horas, a maior parte foi de homicídios, sendo 26 no Interior, 16 na Capital e outros seis na Região Metropolitana.

Em seguida, vêm os acidentes de trânsito, com o registro de 20 óbitos. Desses, dez casos foram em estradas e os outros dez, em vias de zona urbana ou rural. Nas rodovias estaduais (as CEs), foram oito mortes.

Já nas rodovias federais (as Brs), foram registrados 57 acidentes até a noite desta terça-feira. Desses, houve registro de 43 feriados e duas mortes.

Afogamentos
Em todo o Ceará, pelo menos nove pessoas morreram afogadas em açudes, rios e praias durante o Carnaval. Outras duas ainda estão desaparecidas. "
Fonte: Portal Jangadeiro Online

Clipping. Mototaxista sai para fazer corrida e é vítima de latrocínio em Cedro

" A polícia apreendeu o adolescente de iniciais L. S. S., de 15 anos, acusado do latrocínio no qual tombou morto o mototaxista Cristiano Sobral do Nascimento, de 26 anos, mais conhecido por Bolinha, que residia no município de Cedro. Ele saiu para fazer uma corrida por volta das 23 horas de segunda-feira e a dupla que o contratou terminou matando-o com várias facadas no pescoço que quase degolou o rapaz. Antes, teve as mãos marradas e a violência foi tanta que a faca quebrou. "
Fonte: Site Miséria

Clipping. Igreja celebra Quarta-feira de Cinzas com missa

"A abertura oficial da Campanha da Fraternidade acontece nesta quarta-feira (09), em todo o Brasil.

Em Fortaleza, o lançamento será feito nesta quinta (10) pelo arcebispo dom José Antonio Tosi, às 9h, no Centro de Pastoral Maria, Mãe da Igreja.

O tema deste ano é "Fraternidade e a Vida no Planeta". O objetivo é fazer com que a sociedade se una em defesa da vida.

Celebrações durante o dia

Hoje, a igreja católica celebra a Quarta-Feira de Cinzas. Na Catedral Metropolitana de Fortaleza serão 2 missas; uma ao meio-dia e às 18h30.

No Santuário Sagrado Coração de Jesus contou com celebração às 7h; as próximas acontecem às 16h e às 18h.

Ao todo, 5 missas vão ser celebradas na Igreja de Fátima: às 7h e 9h; meio-dia, 15h e 19h.

Também na Igreja da Glória, às 11h, 17h e 19h tem celebração; assim como na Paróquia de São Vicente, às 11h30; 17h30 e 19h. "
Fonte: TV Diário

Clipping. Carnaval termina com dois mortos em Itapipoca

" Um fim de Carnaval triste na cidade de Itapipoca (Zona Norte). Nesta madrugada de quarta-feira, em meio à folia no parque de exposições da cidade, segundo as primeiras informações liberadas pelo Comando de Policiamento do Interior (CPI), foram registradas duas mortes.

Em meio a uma confusão, Francisco H0enrique Costa Teixeira (19) foi assassinado a tiros e facadas pelo menor de iniciais J. R. L. S (17), que se encontra apreendido na delegacia local. Outro jovem, Celso Júnioir de Sousa Patrício (24), foi lesionado a tiros e faca e se encontra internado no hospital de Itapipoca.

Também no parque de exposições desse município, nesta madrugada de quarta-feira, mais um crime resultante de briga. A vítima foi Adriano Pinto da Silva (21). Ele levou três tiros. A Polícia não soube precisar o autor ou autores do crime. "
Fonte: Blog do Eliomar de Lima

Chuva em Juazeiro do Norte – CE

"A instabilidade associada ao tempo abafado e úmido provoca chuva fraca em Juazeiro do Norte, no sul do Ceará. A temperatura é de 22 graus."
Fonte: Climatempo

Chuva e trovoadas em Fortaleza – CE

" Nuvens bastante carregadas avançam para a capital cearense e provocam chuva fraca a moderada e trovoadas em Fortaleza. A temperatura é de 23 graus."
Fonte: Climatempo

Bom dia !!

Bom dia a todos!! Começa uma semana mais curta que outras.

Blog compartilha conhecimento na madrugada

O Blog Ceará é Notícia aproveita o horário da madrugada para compartilhar conhecimento. O professor João Teles, da Uece, nos encaminhou uma lista de referências bibliográficas a história dos índios cearenses e insiste na tecla surrada da negação dos nativos. Leia, anote e pesquise:

ÍNDIOS DO CEARÁ: UMA BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ARAGÃO, Raimundo Batista. Índios do Ceará e Topônimos Indígenas. Fortaleza: Barraca do Escritor Cearense, 1994. 159 p.
BARROS, Paulo Sérgio. Confrontos Invisíveis: colonialismo e resistência indígena no Ceará. São Paulo: Annablume, 2002. 99 p.
PINHEIRO, Joceny (Org.). Ceará, terra da luz, terra dos índios : história, presença, perspectivas. Fortaleza : MPF/Funai, 2002. 166 p.
PORTO ALEGRE, Maria Sylvia. Documentos para a História Indígena no Nordeste: Ceará, Rio Grande do Norte e Sergipe. São Paulo: FAPESP, 1994. 269 p.
CORDEIRO, José. Os Índios no Siará: massacre e resistência. Fortaleza, 1989. 271 p.
PORTO ALEGRE, Maria Sylvia. Fontes Inéditas para a História Indígena no Ceará. Fortaleza: UFC/NEPS, 1992.


Com informações de João Teles - Especialista em Docência pela UECE

terça-feira, 8 de março de 2011

Será que se anuncia tempestade em Fortaleza??

Princípio de uma tempestade em Fortaleza e na Região Metropolitana. A chuva já mostrou sua cara em Maracanaú e Horizonte. Ao que parece, relâmpagos já clareiam o ceú da capital cearense. Vamos aguardar. Em Juazeiro do Norte, agora à noite, estava chovendo forte com relâmpagos e trovões.

Flash das ruas. Samba de Rainhas começa a se apresentar no último dia do Carnaval no Aterrinho da Praia de Iracema

Foto compartilhada pelo
twitter do vereador Acrísio Sena

O que vem por aí. Dois anos da Festa Fliperama

"Sábado, 12 de março, no Acervo Imaginário, o Coletivo Fliperama apresenta a FLIPERAMA #28. Comemorando dois anos de residência da festa no Acervo Imaginário.

Hoje, quando se fala em festa na cidade de Fortaleza, a Fliperama é sempre citada como uma das melhores e é sucesso de público e de crítica.

Trazendo como DJs: Dado, Danny Husk e Marquinhos, referências na discotecagem de indie rock na cidade, a Fliperama apresenta um repertório bastante diversificado (Rock, Pop, Indie, Eletrônica), onde o público canta e dança a noite inteira. Certeza de diversão e bons sons.

SERVIÇO: FLIPERAMA #28 (Aniversário de dois anos) // DJs: Dado, Danny Husk e Marquinhos // A partir das 22:00h // Ingressos: R$ 15,00, no local (até meia-noite, apenas R$ 13,00) // Inf: (85) 3221.4894 / 3212.1627 - http://meadiciona.com/FLIPERAMA "


Com informações de Lívia Andrade

Zé Menezes: no palco de Guaramiranga, um patrimônio da música brasileira

" O chorinho deu o tom da noite de segunda-feira de Carnaval no Festival Jazz & Blues, com um representante do primeiro time de compositores do gênero musical essencialmente brasileiro. Zé Menezes, na juventude de seus 89 anos, mostrou por que segue compondo e gravando, cuidando do registro de sua obra, um patrimônio da música nacional, compartilhado com o público de Guaramiranga.

Se novas gerações de ouvintes seguem admirando as obras dos históricos compositores do choro, quem assistiu à apresentação de Zé Menezes, ladeado com simplicidade e competência pelo teclado de Marcelo Caldas e por Daniela Spilman no sax e na flauta, não teve dúvidas de estar diante de um criador igualmente genial. Tirando os frevos da abertura e do encerramento (pérolas melódicas como “Terra quente” e “Frevo pra Dani”, homenagem à colega de palco), foram contados 13 choros, em demonstrações da riqueza de caminhos e possibilidades do gênero imortalizado por Pixinguinha, Jacob, Nazareth. E, por que não, por Zé Menezes, cearense de Jardim, que adotou o Rio de Janeiro como palco para sua música.

A elegância de Zé Menezes, sempre se revezando entre o bandolim e o violão tenor, arrancou aplausos de pé, em muitos momentos. “O violão tenor é um instrumento praticamente em extinção. Tenho este desde 1935 e tenho mais ciúme dele que da mulher e das minhas filhas”, contou, depois de mandar o “Seresteiro”.

Das recordações da convivência com Radamés Gnatalli veio “Todo azul”, aplaudida como “Gafieirando” e, principalmente, o balanço irresistível de “Gafieira carioca”. Quebrando a sequência de choros, a beleza da valsa “Pensando em ti”, composição de 1939. “Eu já tocava nas rádios do Ceará naquele tempo”, testemunhou. Pena que hoje, salvo exceções, nem tanto, acrescentamos.

Sem deixar de mostrar seus maiores sucessos – “Nova ilusão” e “Comigo é assim”, com mais de 30 regravações cada, e o famoso tema dos Trapalhões -, Zé Menezes contagiou ouvintes e colegas músicos, com mais temas de melodia e fluência impressionantes, como “Tô querendo”, “Gosto de você” e o magistral “Contrapontando”. Zé Menezes segue escrevendo sua história de louvável contribuição à música. E já marcou novo encontro com o público cearense: “Quero voltar quando completar 100 anos. E quero vocês aqui”. "

Por Dalwton Moura, jornalista e crítico musical
Fonte: Site do Festival de Jazz & Blues de Guaramiranga

Momento " Pracas do meu braziu" igual ao site Kibeloco



Fotos tiradas no Aterrinho da Praia de Iracema

Erasmo Forte não é mais do Guarany de Sobral

" A ressaca de carnaval vai durar ainda mais na cabeça do treinador de futebol Erasmo Forte, que após sofrer duas derrotas em jogos amistosos, durante o período do Carnaval a frente do Guarany de Sobral, acabou por receber cartão vermelho da diretoria (leia-se Luizinho Torquato). Para os jogos oficiais envolvendo Quixadá, na quinta-feira, e Icasa, no domingo o time será comandado pelo veterano do futebol Cabeça Chata, Teco-Teco."
Fonte: Blog do Wilson Gomes

Clipping. Quadro de saúde de Marcela Oliveira é estável

" É estável o quadro de saúde de Marcela Paes de Andrade Lopes de Oliveira, 22 anos, filha do senador Eunício Oliveira, após cirurgia para correção de fratura na vértebra L1 da coluna vertebral. Ela estava entre os passageiros de um helicóptero que fez um pouso forçado no último domingo (6).

O acidente ocorreu a cerca de 150km de Brasília, próximo à rodovia GO-225, nos limites de Corumbá com Cocalzinho e Águas Lindas. Uma falha mecânica obrigou o piloto a realizar procedimento de pouso forçado. Além de Marcela, estavam no helicóptero o namorado, Ricardo Fenelon Júnior, 24 anos, e o piloto Sérgio Alexandre Martins. Ambos tiveram apenas escoriações leves.

No próximo sábado(12), Marcela deve ser submetida a uma cirurgia complementar para correção da fratura. "
Fonte: Portal Cnews