Pular para o conteúdo principal

Santos bate Bragantino e chega à final do Campeonato Paulista Copa do Nordeste tem definição dos classificados para as quartas

  Santos derrotou o Bragantino por 3 a 1, na noite desta quarta-feira (27) em Itaquera, para garantir a classificação para a final do Campeonato Paulista. Desta forma o Peixe retorna a uma decisão de estadual após um hiato de oito anos. Agora o time da Vila Belmiro aguarda a outra semifinal para conhecer o seu adversário na final do Paulista. Palmeiras e Novorizontino jogam pela outra vaga na decisão a partir das 21h35 (horário de Brasília) da próxima quinta-feira (28) no Allianz Parque. A vitória do Santos foi construída com gols de Giuliano, Guilherme e Joaquim, enquanto Eduardo Sasha marcou o gol de honra do Massa Bruta. Quartas da Copa do Nordeste A noite desta quarta-feira também foi de definição das oito equipes classificadas para as quartas de final da Copa do Nordeste. Pelo Grupo A avançaram o Sport (após vitória de 3 a 0 sobre o Juazeirense), o CRB (que bateu o Altos por 2 a 0), o Botafogo-PB (que goleou o Bahia por 4 a 0) e o Ceará (que superou o Itabaiana por 2 a 1). Já no G

Caixa Cultural Fortaleza recebe exposição de xilogravuras do artista Rubem Grilo




A CAIXA Cultural Fortaleza inaugura no dia 15 de janeiro, terça-feira, às 19 horas, a exposição: Rubem Grilo Xilográfico 1985–2012: Matrizes, Xilogravuras, Colagens e Desenhos, que ficará em cartaz até o dia 17 de fevereiro.

*Palestra com o artista no local no dia 16 de janeiro, quarta-feira, às 10h

A mostra, que tem curadoria do próprio artista, um dos mais importantes xilogravadores brasileiros vivos, é um passeio pelos trabalhos realizados nos últimos 27 anos, com foco na produção realizada desde 2005. Apresenta 168 obras: 132 xilogravuras em diferentes formatos, 6 matrizes e 30 trabalhos realizados com colagens e desenhos.

Ao reunir uma etapa de grande autonomia da trajetória de Rubem Grilo, a exposição revela um artista mais profundo e amadurecido. Nela, o público terá a oportunidade de conhecer uma primorosa seleção de obras, cujos temas e abordagens ganham ampla densidade e configuração dramática, adquirindo abrangência filosófica. Paralelamente ao mergulho em questões humanas fundamentais, depura-se do processo criativo de Rubem Grilo este fato plástico essencial: a síntese gráfica como elemento construtivo da visualidade que caracteriza a sua obra.

Rubem Grilo apresenta na CAIXA Cultural Fortaleza xilogravuras, desenhos e colagens de alto padrão técnico, gráfico e visual. Trata-se de relevante conjunto de seus 42 anos de atividade profissional, que exemplifica o estágio de amadurecimento alcançado por sua obra. Embora não seja uma retrospectiva, a exposição permite avaliar a coerência e a singularidade de seu trabalho, que incluem a depuração da linguagem gráfica e os contínuos desdobramentos decorrentes de uma trajetória em constante processo de acumulação.

De grandes dimensões e ainda não entintadas, as seis matrizes exibidas – placas de madeira por intermédio das quais as cópias xilográficas são impressas – são um dos pontos altos da mostra. O visitante, ao ver o desenho e a gravação nessas placas, os quais constituem etapas preparatórias para a impressão gráfica das gravuras, tem acesso tanto à técnica empregada quanto ao primeiro registro feito pelo artista. Isso é muito relevante porque, após a entintagem das matrizes para a realização da tiragem, esse registro inicial acaba sendo perdido em razão do emprego de solventes na limpeza das mesmas.

Os desenhos e colagens, realizados entre 2009 a 2012, reúnem outra importante vertente do trabalho de Rubem Grilo presente na exposição. A mudança de tratamento e de visualidade, bem como o diálogo entre diferentes mídias, estabelecido pela síntese gráfica no pensamento da imagem, motivam o espectador a estabelecer sua própria leitura do universo visual criado pelo artista.

Como explica o próprio Rubem Grilo, o componente temporal da mostra reforça a ideia de um processo que inclui a busca de afirmação de identidade e, ao mesmo tempo, transformações em aberto: “Escolhi a xilogravura pelo fato de ela ser simples, direta, quase rudimentar, e me permitir o envolvimento com duas experiências básicas e complementares, o desenho e a gravação. Não se trata de uma escolha nostálgica. Tem a ver com uma visão de mundo, a concentração em mim mesmo, propiciada pela intensidade da prática manual e do olhar, em busca do aprimoramento e autoconhecimento por meio da dilatação da experiência”.

O artista realizou em 2001, no MAUC, a exposição Arte Menor e Objetos Imaturos, composta de aproximadamente 600 xilogravuras em formato miniatura. A exposição atual, na Caixa Cultural, é a segunda grande exposição do artista na cidade. Segundo Luiz Eduardo Meira de Vasconcellos, que apresenta a exposição, “a trajetória de Rubem Grilo alia à síntese gráfica e visual uma paciente e ininterrupta indagação da condição humana, cujos desdobramentos dignificam a função sociocultural exercida pelo artista. [...] Sem abrir mão do rigor e da inventividade que caracterizam essa indagação, suas recentes colagens têm ampliado os limites plásticos a que o papel como material de trabalho normalmente se submete”.

Em outro texto crítico reproduzido no catálogo, escrito por Adriana Maciel , lê-se: “Há em Grilo uma ampla liberdade de criação, que lhe possibilita avançar em territórios dispares com a mesma desenvoltura e consistência. O humor, a solidão, a densidade do drama humano e a construção de uma ideia pura sem excessos convivem com o barroco. Intrínseca a esses diálogos, a inteligência prevalece num universo em que, tratando-se da criação, tudo é permitido.”


Esta exposição foi apresentada, em diferentes versões, na CAIXA Cultural Rio de Janeiro em 2009, na CAIXA Cultural Salvador e na CAIXA Cultural São Paulo em 2010, e na CAIXA Cultural Brasília em 2011.

  • SERVIÇO - Exposição RUBEM GRILO XILOGRÁFICO
Período: 15 de janeiro a 17 de fevereiro
Local: Caixa Cultural Fortaleza (Av. Pessoa Anta 287, Praia de Iracema) - galeria principal
Visitação: terça a domingo, das 10h às 20h
Informações: (85) 3453-2750 | www.caixa.gov.br/caixacultural

Com informações compartilhadas, via e-mail, pela jornalista Juliana Lousada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.