Pular para o conteúdo principal

*Prefeitura de Fortaleza entrega 1ª Unidade Móvel do Projeto Costurando o Futuro* _O equipamento

 funcionará, por dois meses, no bairro Antônio Bezerra_   A Prefeitura de Fortaleza entrega, nesta segunda-feira (29/04), a primeira Unidade Móvel do Projeto Costurando o Futuro. O equipamento idealizado pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE) ficará estacionado na Praça São Francisco das Chagas, no bairro Antônio Bezerra. Além de ser itinerante, a nova unidade também apresenta outra novidade, pois diferente das demais já instaladas pelo programa, ela vai disponibilizar máquinas de costura para iniciantes e cursos para quem deseja aprender a costurar. O Costurando o Futuro é uma das ações da Prefeitura de Fortaleza que têm por objetivo capacitar e fomentar o empreendedorismo na cidade. Os projetos Fortaleza Capacita e Fortaleza + Futuro, por exemplo, realizam capacitações em parceria com o Senai, Senac e Sebrae, com as próprias costureiras do ateliê, para que se tornem empreendedoras qualificadas e donas do próprio negócio.   *Serviço:* Entrega da 1ª Unidade Móvel

“OS PIRATAS”, DE CARLOS CÂMARA EM CARTAZ NO TEATRO DO SESC EMILIANO QUEIROZ

De autoria do dramaturgo cearense Carlos Câmara e  direção geral de Marcelo Costa, está em cartaz no Teatro Sesc Emiliano Queiroz, a  comédia musical “ Os Piratas”, que ficará durante todo o mês de maio, aos sábados e domingos, sempre às 19h30.
 
Encenada pela primeira vez em 1923,  sendo remontada nos anos de 1936 e 1937, a comédia musical do dramaturgo Carlos Câmara(1881-1939) retrata sobre fortaleza no final dos anos 20.
 
 O espetáculo tem como pano de fundo, a praia do Mucuripe, onde  vive Garibalde Leão Bravo; futebolista de profissão, empregado público nas horas vagas e cortejado por todas as garotas da capital. É amigo dos piratas Gonçalo Raposo e Agripino.
 
No local, também mora Benedito Caititu, um soldado matuto do interior que é apaixonado por Xandoca afilhada de Desidéria das Dores Jacarandá, mãe de Albertina, que é vizinha do inglês Robertson Taylor.
 
Sem perder a essência do sertão, o dramaturgo retrata a chegada do figurão exótico Marcolino Gavião Jacarandá; um tabelião e escrivão geral que vem do cariri para capital visitar sua cunhada  com os filhos Catarina e Nicolau.
 
SOBRE O AUTOR:

Escritor de peças de teatro, advogado, jornalista, Carlos Torres Câmara, nasceu  em Fortaleza em 3 de maio de 1881 e  faleceu em 11 de março de 1939. Teve grande destaque na dramaturgia cearense por ter fundado o Grêmio Dramático Familiar, em 1918,  tendo produzido as peças mais populares nos teatros de Fortaleza no começo do século XX.

Aos 16 anos, Câmara iniciou suas atividades no teatro, entrando em 1898 para o "Grêmio Taliense de Amadores". Nesse mesmo ano, iniciou na vida literária e boêmia através do "Clube Adamantino", sociedade literária fundada em 1896, publicando a revista "A Estréia" que tinha ele como diretor. Também, em 1898, o escritor  iniciou a carreira profissional como amanuense (escrevente copista) da Assembleia Legislativa do Ceará.

Seu nome está eternizado em várias homenagens: No Teatro Carlos Câmara ; em uma  rua que leva seu nome em Fortaleza e, no Troféu Carlos Câmara, que premia desde 1987 as personalidades que contribuem para  artes cênicas do Ceará .

Suas peças teatrais contêm uma crítica de costumes sobre a sociedade cearense da época.

SOBRE O DIRETOR:
 
Com uma vivência teatral de 50 anos, Marcelo Farias Costa é ator, dramaturgo, diretor, pesquisador, historiador e professor de teatro. Foi diretor  do Teatro por quase 30 anos e chefe do Departamento Cultural do IBEU-CE.

Como dramaturgo tem escrito importantes textos da dramaturgia cearense. Autor premiado nacionalmente com a peça “Corações Guerreiros”.

Tem várias obras publicadas, tais como a “Trilogia do Desamor e outros textos”, Delírio, uma trajetória teatral.  Já como pesquisador e historiador escreveu os livros de mais relevância para a cultura teatral cearense. Entre eles: “História do Teatro Cearense”, “Panorama do Teatro Cearense”, “Carlos Câmara, mestre da Burleta”, “Didascália”, e “Teatro em primeiro plano”. 
 Como diretor tem construído um monumento vivo a arte feita no Ceará, num trabalho continuado, com persistência e determinação.

SERVIÇO:
Comédia musical “Os Piratas”
Local: Teatro SESC Emiliano Queiroz
Av. Duque de Caxias, 1701 – Centro (em frente ao DNOCS)
Data: Maio 2014 (Sábado e Domingo )– 19h30min,.
Ingresso: 6 reais (inteira) 3 reais (meia)
Informações: (85)-8710-9434

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.