Pular para o conteúdo principal

Polícia Civil captura suspeito de ameaça e violência psicológica contra mãe em Sobral

  Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) capturou, nesta quinta-feira (25), um homem de 29 anos, suspeito de ameaça e violência psicológica contra a própria mãe, uma idosa de 72 anos. A captura aconteceu na cidade de Sobral – Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Estado. A investigação, desencadeada pela Delegacia de Defesa da Mulher de Sobral, unidade especializada da PCCE, aponta que o suspeito, com antecedentes por nove crimes de ameaça, uma lesão corporal dolosa, além de crime de violência doméstica e dano, causava conflitos em casa. Diante da situação, a PCCE solicitou um mandado de prisão preventiva contra o investigado. O pedido foi deferido e cumprido pelos policiais civis da DDM de Sobral. O homem foi colocado à disposição da Justiça. Denúncias A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa So

Comitiva técnica de Santa Quitéria visita Caetité

Três representantes da Secretaria de Meio Ambiente de Santa Quitéria (CE) e um integrante da ONG Cactus percorreram o município de Caetité (BA) durante quatro dias, no início deste mês, para conhecer melhor o trabalho das Indústrias Nucleares do Brasil (INB) e a interação da empresa com a população da cidade baiana, onde está localizada a única mina de urânio atualmente em atividade no país. A viagem foi motivada pelo fato de em Santa Quitéria estar em processo de licenciamento um projeto de lavra e beneficiamento da jazida Itataia, onde o urânio se encontra associado ao fosfato, e a INB formar junto à empresa Galvani o consórcio responsável pelo empreendimento.

O grupo esteve com representantes da Associação de Agricultores Familiares e Remanescentes de Quilombos Riachenses, na comunidade Riacho da Vaca, que fica próxima à unidade da INB de Caetité, conversou com representantes do Sindicato dos Trabalhadores rurais do município, da Secretaria municipal de Meio Ambiente, do Movimento das Mulheres Camponesas da Bahia e da Associação de Moradores do Bairro da Feira Velha.

Todas as oportunidades de contato com a comunidade foram aproveitadas para tirar dúvidas. “Aproveitamos o dia a dia, na hora de comer um sanduíche, por exemplo, para fazer questionamentos e tentar conhecer de fato a realidade não só da indústria, mas da população de Caetité”, contou Júlio César Muniz, da ONG Cactus, esclarecendo que viajou por conta própria: “Para poder ter a isenção, fazer nosso trabalho como a gente tem que fazer e passar para população de Santa Quitéria o que escutamos da população de Caetité”.

A ONG que Júlio César representa presta assistência técnica para aproximadamente 2.500 famílias de agricultores nos municípios de Santa Quitéria, Itatira e Canindé, no entorno da jazida de Itataia. Para o representante da Cactus, valeu a pena ouvir os caetiteenses: “Eu prefiro estudar, conhecer, para depois tirar minhas conclusões, e não ser oposição ou a favor sem ao menos saber a realidade. Volto mais tranquilo”.

O biólogo Diego Matos Moura se surpreendeu positivamente com o que viu e ouviu em Caetité. “A aceitação é grande em relação à mina. Eu esperava um receio maior do que eu encontrei conversando com as pessoas. Nós estivemos reunidos com várias instituições, visitamos comunidades locais, no entorno da mina, e a grande maioria dos depoimentos desmistificou todo tipo de prejuízos que haviam sido citados por algumas pessoas que visitaram Santa Quitéria com informações completamente equivocadas, até promovendo um desserviço”, opinou.

O grupo também esteve na Unidade de Concentrado de Urânio da INB. O sanitarista ambiental José Bezerra de Souza Júnior ficou impressionado com a harmonia entre os diversos setores da unidade e a segurança que envolve todo o processo de mineração e beneficiamento do urânio: “Tudo de acordo com o que li sobre normas da Cnen (Comissão Nacional de Energia Nuclear). Me impressionou a segurança que é essa atividade que Santa Quitéria vai receber”.

O secretário de Meio Ambiente de Santa Quitéria, Homero Novaes, pela segunda vez em Caetité, lembrou que a exploração do urânio sempre leva a questionamentos, por isso a troca de experiências é importante. “Tivemos várias respostas às nossas dúvidas e estamos voltando com o sentimento do dever cumprido em Caetité”, afirmou, destacando que ainda pretendem visitar Poços de Caldas (MG), onde funcionou a primeira unidade de beneficiamento de urânio do Brasil, Resende (RJ), onde está instalada a Fábrica de Combustível Nuclear da INB, e Angra dos Reis (RJ), município que abriga as usinas nucleares brasileiras, operadas pela Eletronuclear. “Provavelmente a gente voltará outras vezes a Caetité, porque são muitos anos de história, uma história que não é só de Caetité, é do Brasil, do mundo, que é a questão das energias”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.