Pular para o conteúdo principal

Paris 2024: Brasil busca vaga no revezamento misto da macha atlética País compete domingo (21) no Mundial por equipes em Antalya (Turquia)

  A seleção brasileira de atletismo disputa neste domingo (21)  o Mundial de marcha atlética por equipes, em Antalya (Turquia), que reunirá 431 atletas de 52 países, que buscam a classificação para a Olimpíada de Paris. Com duas vagas individuais (Caio Bonfim e Erica Sena) garantidas em Paris na prova dos 20 quilômetros, o Brasil quer carimbar mais algumas no revezamento misto, prova que estreará no programa olímpico dos Jogos de Paris. A delegação brasileira conta com 14 atletas (seis mulheres e oito homens) no Mundial de Antaly. Duas duplas competirão na maratona no revezamento misto: Caio Bonfim e Viviane Lyra, e Gabriela Muniz e Max Batista dos Santos.  Eles completarão a distância de 42.195 km em etapas: a primeira delas - 12.195 km - será percorrida por um atleta homem, e depois os atletas (mulheres e homens) se alternarão nos demais trechos de 10 km.  As primeiras 22 equipes carimbam vaga em Paris 2024. Além disso, as cinco primeiras colocadas ganham o direito de garantir uma se

A POÉTICA DO CANCIONEIRO POPULAR NO ESPETÁCULO FELA DA GAITA

Unindo dança, teatro e música, a montagem engloba pesquisas sobre a “commedia dell'arte”, o uso de máscaras para construir personagens e a movimentação articular existente na manipulação de marionetes
reduzido.png
Foto: Flaviana OX


A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, entre os dia 28 a 31 de agosto, o espetáculo Fela da Gaita, do grupo tocantinense Lamira Artes Cênicas. Uma poética elaborada em torno do universo do Romanceiro Popular do Nordeste, a montagem agrega dança, teatro e música numa mesma intenção: enaltecer a genialidade dos artistas do Nordeste brasileiro. Além do espetáculo, a companhia vai ministrar uma oficina.

A obra leva ao palco situações do cotidiano dos repentistas, histórias que são comumente retratadas nos cordéis, no teatro de mamulengo, nos repentes, nas cantorias, criadas pelo poeta cantador, o coquista, o aboiador, o glosador, o cordelista, o mamulengueiro e outros. “A proposta é fazer uma releitura que relaciona o universo do Romanceiro Popular, com o universo urbano e globalizado da atualidade. Nosso intuito é produzir uma nova experiência estética para o nosso público”, explica a diretora geral do espetáculo, Carolina Galgane.

João Vicente, diretor artístico do espetáculo, explica que o processo de montagem de Fela da Gaita englobou pesquisas sobre acommedia dell'arte, o uso de máscaras para construir personagens e a movimentação articular existente na manipulação de títeres (marionetes). “Colocamos em cena vários elementos do teatro, da dança, da literatura e da música para compor esse espetáculo que é, na verdade, uma grande homenagem aos artistas populares nordestinos e suas ricas obras”, explana Vicente. Jhon Weiner é o criador da maquiagem que remete aos personagens da commedia dell'arte às cores do sertão e à alegria do povo nordestino, numa leitura lúdica de suas histórias e vivências.

Além do roteiro e das coreografias exclusivas, o figurino do espetáculo também é um grande destaque, fruto de uma ampla pesquisa da figurinista Patrícia Fregonesi. Na cenografia e cenotécnica também não aconteceu diferente, Renato Moura e Vivian de Oliveira são os responsáveis por um trabalho minucioso, boa parte dos elementos utilizados foi feita de forma artesanal, como as máscaras de alguns personagens e as cortinas do cenário que consumiram 85 quilos de barbantes.

Mais de 40 profissionais estiveram envolvidos diretamente na produção e execução do espetáculo. Entre outras conquistas, o Fela da Gaita alcançou a primeira colocação estadual no Prêmio Arnaud Rodrigues (2011).

Oficina: No dia 30 de agosto, das 9h às 12h, a companhia ministra a oficina A fisicalidade como interseção entre o teatro e a dança.Destinada a artistas e interessados nas artes cênicas, a oficina tem como objetivo proporcionar a vivência e a experiência dos métodos de preparação do elenco da Lamira Artes Cênicas, transitando por jogos teatrais, exercícios de construção de personagens, preparação do corpo cênico (estado de jogo), a musicalidade, o ritmo e a coordenação motora aliada a sequências de movimentos. São 25 vagas. A inscrição é gratuita e deverá ser feita via e-mail até o dia 29 de agosto para: apoio@lamira.com.br.

Sobre a Lamira: É um grupo de artes cênicas de Tocantins, que busca na fisicalidade o ponto de interseção entre dança, teatro, circo e música para a construção de sua estética. Suas produções partem do trabalho conjunto entre coreógrafos, diretores e pesquisadores das mais diversas áreas, fomentando, fortalecendo e desenvolvendo as artes cênicas como linguagem cultural. Desde seu início, a Lamira constrói espetáculos que servem de referência estética a Palmas, capital onde está inserida, e vem representando a produção cênica tocantinense pelo Brasil em mais de 15 estados.

Serviço:
Dança “Fela da Gaita”
Local: 
CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: 28 a 31 de de agosto de 2014
Horário: quinta a sábado às 20h, domingo às 19h
Valor do ingresso: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
Duração do espetáculo: 45 minutos
Classificação indicativa: Livre
Vendas a partir do dia 27 de agosto, das 10h às 20h
Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais
Serviço de manobrista gratuito no local para o espetáculo adulto

Oficina "A fisicalidade como interseção entre o teatro e a dança"
Data:
 30 de agosto (sábado)
Horário: Das 9h às 12h
Público alvo: artistas das artes cênicas, com idade a partir de 14 anos.
Vagas: 25 alunos
Inscrição: gratuita, através do e-mail apoio@lamira.com.br, até o dia 29 de agosto.
Informações: (85) 3453-2770

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.