Pular para o conteúdo principal

Incêndio atinge prédio em construção em Recife Segundo o Corpo de Bombeiros, ainda não há informações sobre vítimas

  Um incêndio atingiu um prédio em construção no bairro da Torre, zona oeste do Recife, na noite desta quinta-feira (28). Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, ainda não há informações sobre vítimas.  Vídeos divulgados nas redes sociais mostram o incêndio de grandes proporções. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 20h05min da noite de hoje. Inicialmente, foram enviadas quatro viaturas ao local: duas de combate a incêndio,  uma plataforma e uma de comando operacional.  Por questão de segurança, a Neoenergia, concessionária de energia que atende a região, informou que desligou preventivamente a rede elétrica nas imediações do edifício. “Equipes da distribuidora permanecem na localidade auxiliando os trabalhos do Corpo de Bombeiros. O serviço na área será imediatamente restabelecido assim que houver condições segura para a população”, informou a empresa.  O prefeito do Recife, João Campos, disse que acionou o Centro de Operações do Recife (COP) para monitorar os e

Festival Internacional Sete Sóis Sete Luas chega a sua 6ª edição no Ceará fortalecendo cada vez mais o intercâmbio entre culturas e linguagens artísticas

O Festival Internacional Sete Sóis Sete Luas (FSSSL) chega este ano a sua 6ª edição no Ceará, que acontece de 14 a 22 de novembro em Aquiraz.  O evento conta com o patrocínio da Coelce e do governo do Estado do Ceará, através do VI Mecenas, ampliando uma relação de intercâmbio e difusão da arte que já acontece há cinco anos no município de Aquiraz, representando o Brasil na Rede Internacional Cultural composta por 40 cidades de 11 países.

Visando o desenvolvimento sociocultural, o acesso ao conhecimento estético e a exportação de produtos culturais, o FSSSL, apresentará nessa edição de 2014 uma programação voltada para as artes visuais de rua e música instrumental executada com instrumentos artesanais por artistas locais, nacionais e internacionais, através de oficinas de formação, que chamamos de Eclipse Criativo e espetáculos musicais.

A abertura do evento acontece no próximo dia 14 (sexta), às 10hs, no Centro Cultural Tapera das Artes, com um encontro e do Luthier Fernando Sardo com os jovens estudantes de Luthieria e,  as 16h, é a vez do artista italiano Ozmo Gionata Gesi ter o primeiro contato com os jovens de Aquiraz, recepcionado pelos artistas cearenses do Grupo Acidum, culminando na  realização de um mural artístico colaborativo.

No final de semana seguinte, dias 21 e 22 (sexta e sábado), acontecem os espetáculos musicais, abertos ao público em geral,  com o Grupo SIGNO, de Fernando Sardo, aliado a oficina  e Lutheria Experimental de Instrumentos Artesanais, e  o Grupo Português GALANDUM GALUNDAÍNA, que além do espetáculo oferecerá oficina de formação para crianças e jovens oriundos de vários projetos de musicalização no Estado do Ceará. A programação musical também oferece sabores cearenses como o Coco do Iguape, Capoeira da Prainha, Orquestra Bachiana Jovem de Aquiraz e a apresentação do Grupo Uirapuru, orquestra de barro do povoado de Moita Redonda,  em Cascavel.


Mais:

O projeto resulta, artisticamente, na troca de saberes e conhecimento estético, na democratização do acesso às diferentes camadas da população; na difusão da cultura de diferentes povos e regiões, na fruição entre artistas e plateia, além de proporcionar para as crianças e adolescentes de projetos sociais convidados Oficinas Formativas Internacionais de Música e Artes Plásticas, o que chamamos de Eclipse Criativo, proporcionando aos alunos de musica o acesso às diversidades culturais do mundo luso mediterrâneo.

A  permanência do Estado do Ceará nessa Rede de Festivais estabelece significativos avanços no diálogo internacional para a classe artística. A ação proposta durante o processo nesses 5 anos, através da difusão e promoção do Ceará em outros países, expõe e deflagra uma total sintonia e abertura para investimentos na área Cultural. A cada ano, a realização do Festival no Ceará, materializou o sentido de “pertencimento” da comunidade e o valor representativo do Ceará em escala nacional e internacional. Foram ações contínuas planejadas para benefício da cidade, em conexão com as diretrizes universais, que fazem desse intercâmbio um fortalecimento de identidades e propagação de ações culturais com grande participação de todos. Vários artistas cearenses como Vando Figueiredo, Zé de Olavo, Marjorie e Carlos Macedo, Weaver Lima, vivenciaram novos mercados culturais e exportaram seus trabalhos para outros países em virtude da Rede Sete Sóis Sete Luas.


PROGRAMAÇÃO FSSSL  2014
ECLIPSE CRIATIVO (14 a 21 DE NOVEMBRO)
Local : Centro Cultural Tapera das Artes

Oficina de Lutheria de Instrumentos Artesanais, com Luthier Fernando Sardo
Período -14 a 20/novembro
Horário - 08:00 as 17:00hs

Oficina de Arte Urbana,  com o artista Italiano Ozmo Gionata Gesi e o Grupo Acidum, streat art do Ceará)
Período – 15 a 20/novembro
Horário – 08:00 as 17:00hs

Oficina de Música, com o grupo Galandum Galandaína de Portugal
21/novembro
Horário – 16:00hs

MOSTRAS E ESPETÁCULOS MUSICAIS 
Local: Teatro Tapera das Artes

Sexta 21 de novembro
18:00hs - Mostra das Oficinas de Arte Urbana e Lutheria 
18:30hs - Coco do Iguape
19:00hs -  Orquestra Bachiana Jovem de Aquiraz
20:00hs -  Espetáculo Espetáculo Musical Signos, de Fernando Sardo

Sabado 22 de novembro
18:00hs - Mostra da Gastronomia do Festival 7Sois7Luas
18:30hs - Capoeira da Prainha
19:00hs - Orquestra de Barro Uirapuru
20:00hs - Grupo Galandum Galundaína



SOBRE OS ARTISTAS :

OZMO (Toscana, Itália)
Gionata Gesi, Ozmo na arte, se forma na Academia de Belas Artes de Florença e no início dos anos noventa se concentra na pintura e no writingEm 2001, o artista mudou-se para Milão, onde, além da atividade na galeria, trabalha no espaço público com o nome de Ozmo juntamente com um pequeno grupo de amigos, estabelecendo as bases da Street Art italiana, da qual é um dos pioneiros incontestáveis. E um dos primeiros 'street artist' italianos que aparece em um contexto institucional durante a exposição Assab One do 2004. Em Milão assina intervenções monumentais em centros sociais e espaços alternativos, como o Leoncavallo, onde Ozmo realiza uma de suas obras murais mais que o crítico Sgarbi definirá "a Capela Sistina do contemporâneo." Entre os projetos mais importantes incluem uma obra de 300 metros quadrados no centro de Danzika, na Polónia, a participação na Bienal de Moscovo como um dos artistas escolhidos para representar a Itália na Rússia, uma pintura de parede de mais de 40 metros de Foligno, a outra intervenção Big Fish Eats Small Fish em 2011, em Londres e o wallpainting de 300m2 construído em 2012 no terraço do Museu de Arte Contemporânea de Roma MACRO que passa a fazer parte da coleção permanente do museu. As suas obras de formato pequeno e grande aparece, bem como na Itália e em toda Europa, em EUA, México, Cabo Verde estabeleceu-o como um artista de renome internacional.

GALANDUM GALUNDAINA (Portugal)
 4 músicos em palco"Música colossal portuguesa. Vêm de terras de Miranda. É mais que música portuguesa. É a futura raiz de um povo. Bordem a oiro este nome na vossa memória fixa" João Bonifácio - suplemento Y, Público, 15 de Abril de 2005Em 1996 nasce no extremo norte de Portugal, o grupo de música tradicional mirandesa Galandum Galundaina, com o objectivo de recolher, investigar e divulgar o património musical, as danças e as línguas das terras de Miranda. O grupo faz a ligação entre a antiga geração de músicos e a geração mais jovem, assegurando a continuidade da rica tradição cultural desta região. Os instrumentos utilizados são muito interessantes e de grande riqueza cultural: gaitas, flauta pastoril, sanfona, castanholas, pandeireta... O repertório do grupo apresenta melodias tradicionais e, ao mesmo tempo, ritmos modernos, sempre com uma grande capacidade de transmitir fortes emoções ao público. Após 15 anos de existência Galandum Galandaina é um dos mais internacionais grupos portugueses, fazendo parte do seu roteiro importantes festivais de música tradicional/”world music” em Portugal, Espanha, França, Bélgica, Alemanha, Cuba, Cabo Verde, Brasil, México e Malásia.

SIGNOS -Fernando Sardo
“Signos“ é um trabalho contemporâneo de integração de música, lutheria, artes plásticas, resultado de uma pesquisa que remete à descoberta de novas sonoridades, plasticidades e estética.Nas composições são utilizadas esculturas sonoras e instrumentos de sopros, cordas, percussão e esculturas sonoras, criados e construídos com matéria – prima orgânica como bambu, cabaça, madeira, pedra, argila e matérias sintéticas como plástico, vidro, pedra, papel, metal e sucatas.O resultado musical é a fusão de diferentes e novos timbres e a harmonia entre a matéria prima e o refinamento sonoro, o que possibilita englobar elementos musicais de diferentes etnias e estéticas.

GRUPO ACIDUM
O Acidum é um projeto de coletivo nascido na cidade de Fortaleza-Ce, que vem realizando trabalhos referentes à Arte Urbana. Criado pelo artista Robézio (a.k.a AC/D1) em 2006. O projeto Acidum já realizou diversas proposta de ações e interações coletivas com outros artistas pelo Brasil, tendo fechado uma primeira fase de 5 anos de experiências com mais uma ação no suporte de uma publicação (livro/obra) intitulado de “Entregue às Moscas” em outubro de 2011 . Hoje as ações do Acidum seguem encabeçadas pelo casal Terezadequinta e Robézio, assumindo vários trânsitos e facetas de atuação. Além de ações colaborativas entre si e com outros artistas em projetos diversos. Seja com murais, design, fotografia, graffiti, Lambe-Lambe, Tatuagem, Stickers, Stencils, projetos áudio visuais ou exposições o coletivo deixa uma de suas marcas principais que é o experimentalismo e sua matriz de inspiração na arte urbana.
Em estruturas acessíveis ou inabitadas, o Acidum baseia fundamentalmente seu fazer artístico, subvertendo as noções de espaços reconhecidos como áreas estéreis, tanto no âmbito museológico como no baldio. Mencionando nestes espaços, possibilidades poéticas de atuação, seja pela arquitetura ou explorando o próprio peso simbólico que tais lugares carregam em seus campos de visualização e trânsito, criando micro-universos numa relação entre Obra-espaço-observador. As ações e construções criativas do Acidum têm como característica marcante seu repertório de seres obscuros, propagandas insanas, lendas urbanas, grafias desordenadas, cenários entorpecedores, elaborados a partir de um processo ritual de criação e produção.

GRUPO UIRAPURU- Orquestra de Barro
O Grupo Uirapuru- Orquestra de Barro é fruto da pesquisa realizada através de instrumentos orgânicos, na busca de uma identidade sonora e visual. Pesquisa essa, que começou de forma intuitiva utilizando materiais naturais como cabaça, bamboo e outras matérias primas orgânicas. Percebe-se hoje a relação íntima com a ancestralidade no trabalho desenvolvido por Tercio Araripe com as crianças e jovens da comunidade de Moita Redonda, no município de Cascavel-Ceará-Brasil, distante a 60km de Fortaleza, onde há várias gerações se trabalha de forma artesanal o barro, colhido do rio Malcozinhado que banha o pequeno povoado.  
O fazer artístico para Tércio Araripe é sagrado, e desde 2005 trabalha com as senhoras na criação de vários instrumentos musicais feitos de barro, como violas, flautas, marimbas, tambores que são tocados pelos seus filhos e netos, que fomam o Grupo Uirapuru- Orquestra de Barro. Várias linguagens artísticas tem sido trabalhadas ao longo desses quase dez anos de existência da Orquestra, e novas formas de expressões culturais interagem com a tradição do barro, feito em Moita Redonda.

ORQUESTRA BACHIANA JOVEM TAPERA DAS ARTES
Formada por crianças e adolescentes moradores do Município de Aquiraz a Orquestra de Cordas , é parte do Programa de Cultura Tapera das Artes- Um Toque de Classe, com direção artística pedagógica do Maestro Ênio Antunes, e apoio do Maestro João Carlos Martins, contemplando mais de 300 alunos. Com repertório formado por músicas de clássicos internacionais, e compositores marcantes da cultura nordestina, como Luis Gonzaga e Humberto Teixeira, a Orquestra Bachiana Jovem de Aquiraz, regida pelo Maestro Marcelo Buzzi, encanta pela excelência na execução de seus temas, levando em seus acordes os tons da história de 30 anos da Instituição TAPERA DAS ARTES.

COCO DO IGUAPE

A Dança do Coco do Iguape é uma tradição que é passada de geração a geração. Resgata a cultura local, tal como a nordestina. Além de promover a socialização de seus dançantes e de seus filhos, para que assim possa perpetuar a tradição popular.
Coco significa cabeça, de onde vêm as músicas, de letras simples. Com influência africana e indígena, é uma dança de roda acompanhada de cantoria e executada em pares, fileiras ou círculos durante festas populares do litoral e do sertão nordestino. A característica mais marcante do grupo de dança do coco do Iguape é a forte pisada de chão e a simpatia com que é conduzida a dança, levando para dentro da roda seu público.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.