Pular para o conteúdo principal

Santos bate Bragantino e chega à final do Campeonato Paulista Copa do Nordeste tem definição dos classificados para as quartas

  Santos derrotou o Bragantino por 3 a 1, na noite desta quarta-feira (27) em Itaquera, para garantir a classificação para a final do Campeonato Paulista. Desta forma o Peixe retorna a uma decisão de estadual após um hiato de oito anos. Agora o time da Vila Belmiro aguarda a outra semifinal para conhecer o seu adversário na final do Paulista. Palmeiras e Novorizontino jogam pela outra vaga na decisão a partir das 21h35 (horário de Brasília) da próxima quinta-feira (28) no Allianz Parque. A vitória do Santos foi construída com gols de Giuliano, Guilherme e Joaquim, enquanto Eduardo Sasha marcou o gol de honra do Massa Bruta. Quartas da Copa do Nordeste A noite desta quarta-feira também foi de definição das oito equipes classificadas para as quartas de final da Copa do Nordeste. Pelo Grupo A avançaram o Sport (após vitória de 3 a 0 sobre o Juazeirense), o CRB (que bateu o Altos por 2 a 0), o Botafogo-PB (que goleou o Bahia por 4 a 0) e o Ceará (que superou o Itabaiana por 2 a 1). Já no G

Cine-teatro São Luiz será reinaugurado segunda, 22/12, com a Orquestra Eleazar de Carvalho e o filme “Anastácia”

Tudo pronto para a reinauguração de um dos mais simbólicos e afetivos patrimônios do povo cearense. O São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Governo do Estado, volta à cena na próxima segunda-feira, 22/12, às 19h, como cine-teatro, com uma programação especial que inclui apresentação de cantores líricos interpretando temas natalinos e a Orquestra Eleazar de Carvalho executando peças de Alberto Nepomuceno, além da exibição do filme “Anastácia, a Princesa Esquecida”, de Anatole Litvak – o mesmo filme exibido na noite de inauguração do São Luiz, em 26 de março de 1958.

Os ingressos para a noite de reinauguração serão distribuídos gratuitamente, a partir das 9h da manhã da segunda-feira, 22/12, na bilheteria do próprio São Luiz, que retorna com uma nova configuração, de cine-teatro, após investimento de R$ 15,2 milhões pelo Governo do Estado, nas obras de restauração e recuperação. Um ingresso por pessoa.

A noite de reabertura do São Luiz também contará com a presença de convidados especiais: cearenses que vivenciaram a inauguração do cinema, no final da década de 50, época em que a imponência e o luxo do cinema se faziam acompanhar pela exigência de paletó. Também será agendada uma sessão especial para os trabalhadores que atuaram nas obras do novo Cine-teatro São Luiz. A nova configuração do espaço – viabilizada a partir da instalação de uma tela móvel de exibição e da reestruturação da caixa cênica redescoberta atrás da tela original – permitirá que o São Luiz receba, além de sessões de cinema, espetáculos de teatro, dança e música.

Essa versatilidade será demonstrada na noite de reinauguração, com o público sendo acolhido, no luxuoso hall do teatro, pelos cantores Franklin Dantas e Giovana Bezerra interpretando a “Ave Maria” de Gounoud e canções tradicionais natalinas. Já no palco principal, a Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho, mais importante formação camerística do Ceará, cuja organização administrativa foi reestruturada neste ano com apoio da Secult, interpretará peças de Alberto Nepomuceno, destacando o São Luiz como um novo espaço para a cena musical do Estado.

Encerrando a programação, todos serão convidados a assistir ao mesmo filme exibido na inauguração do São Luiz, “Anastácia – A Princesa Esquecida”, do diretor ucraniano Anatole Litvak, com a atriz Ingrid Bergman como protagonista, como destacavam as fotos feitas na ocasião, com o grande letreiro que se tornaria uma das marcas do São Luiz. O elenco de “Anastácia” também conta com Helen Heyes, Akim Tamiroff e Martita Hunt, vivendo, como descreve o programa original, “a história intensa de uma mulher cujo futuro estava perdido nas sombras do passado”.

Palco para os artistas cearenses
Essa programação especial, com a exibição do mesmo filme que marcou a noite de abertura do São Luiz, é uma forma de celebrar e fazer refletir sobre passado e presente, a tradição deste espaço e a modernidade dos seus novos equipamentos, o reencontro entre o São Luiz e o povo cearense, entre a cidade de ontem e a de hoje. É uma forma de destacar tanto o cuidado que se teve em manter os aspectos originais da arquitetura e da decoração do São Luiz quanto a simbologia do cinema para a nossa gente e o retorno como cine-teatro e como o cinema mais bonito do Brasil”, enfatiza o secretário da Cultura, Paulo Mamede.

A reinauguração do São Luiz é um marco para o nosso Estado e abre toda uma nova série de possibilidades, com a configuração de cine-teatro. Um espaço privilegiado, de grande trajetória e de muita beleza, agora à disposição da cidade para começar uma nova história, democratizando o acesso aos filmes, gerando uma nova movimentação noturna no Centro, garantindo um novo espaço para os realizadores locais e também para os artistas do teatro, da dança, da música, entre outras linguagens”, complementa o gestor.

A cidade ganhará um equipamento cultural multilinguagens, uma nova opção para os artistas e produtores desenvolverem seus espetáculos e projetos”, reforça o secretário adjunto da Cultura, Paulo Victor Feitosa. “Além de apresentar a produção audiovisual cearense, o São Luiz poderá contemplar o público do Centro com acesso também aos filmes do circuito comercial, mas com localização e ingressos mais acessíveis. Assim como teremos um novo espaço, com características únicas, diferenciadas, para espetáculos de dança, música e teatro de artistas e grupos locais e convidados”.

Obras e características
Iniciadas em dezembro de 2013, as obras de restauração e recuperação do Cine São Luiz incluíram um pacote de melhorias nos sistemas de iluminação, acústica, climatização, piso e revestimento, além de novos assentos (também na tradicional cor vermelha) e equipamentos de projeção. O investimento de R$ 15.287.832,21 feito pelo Governo do Estado, através da Secult, possibilitará que o equipamento histórico-cultural seja devolvido à sociedade como um dos mais modernos da atualidade.

Ao mesmo tempo, o Cine São Luiz terá preservada sua memória, pois as características arquitetônicas originais, em suas qualidades estéticas e históricas, foram mantidas. Com a adaptação do São Luiz à nova configuração de cine-teatro e às normas técnicas e de acessibilidade, a capacidade foi reduzida de 1.500 para 1.100 lugares (destes, 300 ficam no piso superior).

Inaugurado em 1958 e fechado desde julho de 2010, o Cine São Luiz, tombado pelo Governo do Estado em 1991, em reconhecimento a seu valor como patrimônio histórico e arquitetônico, também recebeu novos equipamentos de projeção e de áudio, para se adequar à configuração de cine-teatro. Além da abertura de um amplo palco, com capacidade para grandes espetáculos, também foram feitos reparos em outros espaços, como camarins, o fosso para receber músicos de orquestra.

Com a conclusão das obras, a Secult cumpre com o compromisso de entregar o equipamento pronto até o fim deste ano. A finalização da restauração do espaço foi um trabalho em conjunto realizado pela equipe de restauro, coordenada pelo restaurador José Luiz Motta, sob a supervisão de profissionais como o engenheiro Paulo Renato, da Secult, o arquiteto Robledo Duarte, do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), do Governo do Estado, e o engenheiro José Cardoso, da Construtora Granito, responsável pela execução da obra.

Mais sobre a história do São Luiz
Erguido no local onde funcionara o Cine Polytheama, o São Luiz teve suas obras iniciadas em 1938, quando da demolição do cinema anterior, conforme descreve, no livro “A Tela Prateada”, o pesquisador e especialista na história do cinema no Ceará Ary Bezerra Leite. A inauguração do São Luiz, porém, só seria realizada 20 anos depois, graças aos efeitos da Segunda Guerra Mundial e, segundo o pesquisador, também a causas “nunca claramente explicadas”, em contraste com a intensa expectativa popular pelo novo cinema. O prédio em obras na Praça do Ferreira alimentava a ansiedade pelo início das atividades do São Luiz.

Dois dias antes da inauguração oficial, o filme “Suplício de uma Saudade”, com Jennifer Jones e William Holden, foi exibido em uma sessão especial, para convidados e imprensa. Entre outros filmes da programação inaugural estavam “O Príncipe Encantado”, de Laurence Olivier; “Meus Dois Carinhos”, com Frank Sinatra, Rita Hayworth e Kim Novak; “Juventude Transviada”, com James Dean, e “Trapézio”, com Gina Lollobrigida e Burt Lancaster.

O São Luiz já chamava atenção como um dos mais luxuosos cinemas do Brasil, com um hall de entrada em mármore, três lustres de cristal checos, escadarias, carpetes e pinturas imponentes. A decoração lateral do salão do cinema projetado pelo arquiteto cearense Humberto da Justa Menescal, com a participação de Humberto Monte, José Euclides Caracas e Oscar Dubeux Pinto, foi concebida por Osório Ferreira e Marcelino Guido Budini. A pintura ambiente ficou a cargo da empresa Shaffer e Harvath. A decoração parte de referências da art-déco, ressaltando formas geométricas e lineares, além de uma infinidade de cores e texturas, de encher os olhos.

Entregando o São Luiz ao público cearense, sinto-me feliz de ter podido realizar uma aspiração que sempre tive, de dotar Fortaleza com uma casa de espetáculos à altura do seu progresso e do seu povo”, destacou Luiz Severiano Ribeiro, no programa impresso distribuído ao público quando da inauguração do São Luiz, complementando: “O São Luiz está na vanguarda dos melhores cinemas e com as mais modernas instalações, som e ar-condicionado. Saudando o povo de minha terra, sentir-me-ei reconhecido se meus conterrâneos fizerem do São Luiz o seu cinema”.

Em 1995 o Cine São Luiz passou a sediar o Cine Ceará, principal festival de cinema do Estado e um dos mais longevos no calendário nacional de eventos do setor. Em outubro de 2007 foi arrendado à Federação do Comércio do Estado do Ceará, passando a funcionar como Cine São Luiz – Centro Cultural Sesc Luiz Severiano Ribeiro. Em outubro de 2011, o prédio do Cine São Luiz foi adquirido pelo Governo do Estado do Ceará. As obras de reforma e restauro garantiram que o equipamento cultural agora retorne à cena, como cine-teatro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.