Pular para o conteúdo principal

Agefis apreende cerca de mil litros de lixo em operação contra descarte irregular no Vila União

  Prefeitura de Fortaleza intensifica fiscalização e apela à colaboração da comunidade contra descarte irregular de resíduos   COMPARTILHAR   Durante a operação, o veículo envolvido foi apreendido e o responsável autuado A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) flagrou mais um caso de descarte irregular de resíduos sólidos. A ação ocorreu no final da tarde de quinta-feira (18/04), no bairro Vila União, onde cerca de mil litros de lixo estavam sendo despejados em área pública quando os fiscais agiram. A operação recebeu o apoio da Inspetoria de Proteção Ambiental (IPAM) da Guarda Municipal de Fortaleza. A Prefeitura, por meio da equipe da Agefis, tem aumentado a vigilância em relação ao descarte inadequado de resíduos em toda a cidade. As equipes de fiscalização estão ativas dia e noite, realizando vistorias em locais suscetíveis a serem utilizados como pontos de descarte, além de responder às denúncias da população. Segundo os fiscais responsáveis, a maioria dos resíduos dessa f

Parceria entre Destra, Cepam e Moto Amiga regulamenta cinquentinhas em Caruaru

Com o apoio do Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Moto em Pernambuco (Cepam) e do Projeto Moto Amiga, Caruaru será a primeira cidade de Pernambuco a regulamentar os ciclomotores, conhecidos como cinquentinhas. Esta semana, a Autarquia Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes (Destra) deu início ao Processo e os proprietários têm até o dia 31 de maio para comparecer à sede da Autarquia e fazer o cadastro.

Para isso, é necessário levar os seguintes documentos: nota fiscal original do veículo e cópia, RG original e cópia (o mesmo nome constante na nota fiscal), CPF original e cópia (o mesmo nome constante na nota fiscal), e cópia do comprovante de residência. Com a conclusão do cadastro, a Destra emitirá uma autorização com validade de 30 dias para que o proprietário efetue o registro, matrícula e emplacamento junto a uma unidade Ciretran/Detran em Caruaru.

“Esse cadastramento irá auxiliar na regularização deste tipo de veículo que comumente encontramos sendo pilotados por menores de idade, vindo a causar transtornos e acidentes, onde dificilmente o condutor consegue ser penalizado", explica o diretor-presidente da Destra, Cel. Jaílson Pacheco. Após o encerramento do período, a Destra dará início à fiscalização e os veículos que forem encontrados sem emplacamento serão apreendidos.

A regulamentação das cinquentinhas em Caruaru está sendo possível graças a uma parceria com o Cepam e com o projeto Moto Amiga, desenvolvido pelos concessionários da Honda e que tem como objetivo realizar ações preventivas para alertar os usuários de motocicletas sobre os riscos do uso incorreto do veículo duas rodas. A primeira reunião entre representantes do Cepam, Moto Amiga e Destra aconteceu no dia oito de janeiro, em Caruaru.

Na ocasião, foram definidas ações para a regulamentação e fiscalização das cinquentinhas e para georeferenciar os 20 pontos onde acontecem mais acidentes no município. As medidas integram o projeto Salvando Vidas, que tem como objetivo desenvolver ações preventivas, educacionais e de fiscalização em Pernambuco para tentar reduzir o número de mortes no trânsito. Também participaram dos encontros representantes do Corpo de Bombeiros, Samu, Colégio Atual e da concessionária Honda local.

O Colégio Atual é um dos parceiros da iniciativa em Caruaru e está trabalhando com o tema “Trânsito” na grade extracurricular de ensino, além de promover debates e palestras sobre o assunto. “Nosso objetivo é desenvolver nos jovens a consciência sobre a importância de se respeitar as leis de trânsito”, pontua o diretor pedagógico, Eduardo Barbosa.

O coordenador do Cepam, médico João Veiga, comemorou o início da regulamentação das cinquentinhas em Caruaru. “Essa iniciativa é muito importante para salvar vidas, que é a coisa mais importante em uma gestão pública. O Cepam tem a missão de estimular as autoridades municipais, estaduais e federais a desenvolver ações nesse sentido”, destaca.

Para o representante do projeto Moto Amiga, Guto Alves, a iniciativa de Caruaru deveria ser seguida por outras cidades do estado, já que a falta de fiscalização das cinquentinhas é um dos fatores do alto número de mortos em acidentes com motos em Pernambuco. “Vamos continuar trabalhando, em parceria com o Cepam, para que as prefeituras regulamentem as cinquentinhas. Com isso, estamos ajudando a salvar vidas”.

Mortes aumentam

De acordo com dados preliminares, o número de mortos em acidentes com motos deve crescer de 8% a 10% em 2014, em relação a 2013, passando de 757 para cerca de 820. O alerta é do Cepam (Comitê de Prevenção aos Acidentes de Moto em Pernambuco) e se baseia nos números registrados até o mês de julho. A estimativa revela que a meta de reduzir em 6% esse tipo de morte não será cumprida em 2014. Pela primeira vez, desde que o Cepam foi criado, em 2011, a expectativa é ter um aumento no número das mortes. Cidades do Interior registram os maiores índices. O retrocesso, segundo o Cepam, está diretamente ligado à falta de compromisso dos municípios com a fiscalização.

Segundo o Cepam, Pernambuco tem 22 mortes com acidente de motos para cada 100 mil habitantes, mais que o dobro da média considerada como epidemia pela Organização Mundial de Saúde, que é dez mortes para cada 100 mil habitantes. Só no município de Trindade, na região do Araripe, estão sendo registrados 100 acidentes com mortes para cada 100 mil habitantes.

O mapeamento das mortes no estado registra que a Região do Araripe aparece em primeiro lugar, com 60 mortes para cada 100 mil habitantes. Em Segundo vem a Região do Pajeú, com 55 mortes para 100 mil habitantes. A Região do Pólo Têxtil no Agreste está em terceiro, com 40, e a Região Metropolitana do Recife registra 22 mortes para cada 100 mil habitantes.                                                                                                   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.