Pular para o conteúdo principal

TJA: Oswald Barroso é homenageado em show nesta SEXTA, 19h, em grande espetáculo coletivo, com música, teatro e literatura. Entrada franca

  Iniciativa da classe artística, em parceria com a Biblioteca Estadual do Ceará (Bece) e com o Theatro José de Alencar (TJA), o “Sarau Ceará Mestiço”, em homenagem ao escritor cearense, dramaturgo, folclorista e ativista da cultura popular, Oswald Barroso, irá reunir mais de 20 artistas no próximo dia 26 de abril (sexta-feira), das 19h às 21h30. O evento acontecerá no palco da Praça Mestre Boca Rica. Organizado pela poeta e produtora cultural Marta Pinheiro, o Sarau será composto por intervenções literárias, musicais e teatrais de nomes como: Adriano Kanu, Alan Mendonça, Almir Mota, Apá Silvino, Calé Alencar, Carri Costa, Dalwton Moura, Ernesto Cartaxo, Eugênia Neri, João Pirambu, João Victor Barroso, Jon Soarez, Júlia Barros, Klévisson Viana, Marta Pinheiro, Parahyba de Medeiros, Pingo de Fortaleza, Raymundo Netto, Rejane Reinaldo, Ricardo Pinheiro, Rosemberg Cariry e Vanéssia Gomes. O nome do evento é uma alusão ao  “Ceará Mestiço”, livro homônimo publicado por Oswald em 2019. Nele,

Tire todas as dúvidas sobre vacinação contra sarampo

A campanha de intensificação da vacinação para eliminar o surto de sarampo no Ceará, que começou no dia 23 de deste mês de março, vai até o dia 18 de abril. Devem ser vacinadas crianças a partir de seis meses, adolescentes e também jovens com até 29 anos de idade, em Fortaleza e Caucaia. Para deixar a população ainda mais bem informada sobre a vacinação, quem deve ou não se vacinar, a Coordenadora Estadual de Imunizações, Ana Vilma Leite Braga, responde as principais questões levantadas pela população sobre a vacinação contra o sarampo.

Com que idade se deve tomar a vacina do sarampo?

Por causa do surto de sarampo, todas as crianças que completam seis meses de idade precisam receber a primeira dose da vacina tríplice viral, que além de proteger contra sarampo, evita a caxumba e rubéola). Quando completam 1 aninho devem ser vacinados pela segunda vez. Com 1 ano e três meses precisam ser vacinados de novo para garantir a efetiva proteção.

Crianças com 5 anos ou mais que tomaram as 3 doses na vacinação antes dos 5 anos, devem se vacinar novamente agora durante a campanha?
Sim. A campanha é para vacinar todo mundo que tem de 5 a 29 anos, indiscriminadamente, ou seja, mesmo que já tenha tomado doses anteriores a recomendação é tomar novamente.

Adolescentes a partir dos 12 anos que por causa do surto se vacinaram recentemente, antes da campanha de intensificação, devem se vacinar novamente?
Sim. É preciso se vacinar de novo.

Mulheres grávidas podem se vacinar?
Não podem. A vacina é de vírus vivo atenuado. Gestante não pode tomar. Ela pode tomar assim que tiver o bebê, ainda na maternidade, para proteger o bebê através dos anticorpos maternos presente no leite materno.

Adultos acima de 29 anos, vacinados ou não, podem se vacinar?
Se tiver comprovação de vacinação, não precisa. Se não tiver é importante se vacinar, está recomendado na rotina dos postos de saúde.

Quem já teve sarampo deve se vacinar?
Não. Quem já teve sarampo tem anticorpos deixados pela doença e não precisa se vacinar.

Quem está com diagnóstico de virose e apresenta febre pode se vacinar?
É melhor não tomar, deve aguardar ficar bom da virose e/ou febre. Quando estiver recuperado pode tomar.

Pacientes oncológicos em tratamento podem se vacinar?
Não. Esses pacientes são imunodeprimidos, não devem tomar a vacina, pois a vacina é de vírus vivo atenuado e está contraindicada para esses pacientes.

O sarampo mata ou deixa sequelas?

O sarampo pode matar, principalmente quando ocorrem complicações como pneumonia, broncopneumonia, desidratação e, mais raramente, a encefalite. As complicações ocorrem principalmente em crianças menores de 1 ano e desnutridas. Pessoas com baixa imunidade (transplantados, pessoas em tratamento de câncer, pessoas em uso de corticóides, diabéticos, pessoas HIV-positivo com sintomas) também podem evoluir para as formas graves da doença. Quando curado, o sarampo só deixa sequelas se uma das complicações tiver sido a encefalite.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.