Pular para o conteúdo principal

Suspeito da morte de adolescente no Passaré é apreendido pela PCCE na Capital

  Um trabalho investigativo realizado pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) resultou na apreensão em flagrante de um adolescente, de 17 anos, suspeito de envolvimento na morte de um outro adolescente que ocorreu nas proximidades de uma instituição de ensino municipal, na manhã da última terça-feira (23), no bairro Passaré, que fica na Área Integrada de Segurança 7 (AIS 7) de Fortaleza. A apreensão do adolescente ocorreu na tarde dessa quarta-feira (24). Os trabalhos policiais foram realizados pela 7ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Com os trabalhos investigativos que iniciaram após o crime, os policiais civis identificaram o suspeito. O adolescente é apontado como o autor dos disparos da arma de fogo que ocasionou a morte da vítima. Na tarde dessa quarta, o adolescente foi localizado e conduzido para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), unidade especializada da PCCE, onde foram realizados os procedimentos cabíveis. A ação contou com

ESPAÇO CULTURAL CORREIOS FORTALEZA EXPÕE 50 AUTORRETRATOS E DEPOIMENTOS CONTRA A DISCRIMINAÇÃO SEXUAL


A partir do dia 14 de maio, a exposição “Condenados - no meu país, minha sexualidade é um crime” se instaura no Espaço Cultural Correios Fortaleza para exibir 50 autorretratos e depoimentos, colhidos nos contatos e pesquisas sobre a discriminação sexual em 80 países, pelo fotógrafo e jornalista francês Philippe Castetbon. Através desse projeto, a luta pelo respeito aos Direitos Humanos e combate à Homofobia no mundo ganhou um forte e verdadeiro aliado, ao ampliar as visões e discussões acerca das questões envolvidas, que até 08 de julho ganham espaço ao adentrar no Ceará e inserir os Correios no circuito internacional por onde a exposição e atividades paralelas já circularam como em Paris, Montpellier, Genebra e Viena, e no Brasil em São Paulo (SP) e Salvador (BA).
Com entrada gratuita, a mostra, que tem patrocínio dos Correios, produção nacional da Domínio Público Agência Cultural, produção local da Dedo-de-Moça Produtora e conta com o apoio cultural do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, reúne meia centena de imagens com rostos encobertos por mãos ou objetos, aliadas a fortes testemunhos do que enfrentam – ou têm que driblar – os retratados, sub judice pelas leis que ainda vigoram em seus países, dentre os quais Bangladesh, Uganda, Síria, Iémen, Líbano, Etiópia e Granada, onde a homossexualidade é crime e destrato cotidiano. Dessa maneira, Castetbon conseguiu exprimir a dualidade entre a necessidade de exposição dos retratados para encontros amorosos fortuitos, mesmo diante do medo de serem reconhecidos, e a discriminação, nada velada, que lhes pode tomar os direitos civis, quando não, as próprias vidas.
Tamanhas realidades, impactantes e discriminatórias, são as máximas que permeiam e predominam nas histórias que acompanham as contundentes fotos. Mas, além da exposição, o projeto também amplia os vislumbres e discussões com outras atividades e visitas guiadas, incluindo duas (02) monitoriais especiais pelo próprio curador Philippe Castetbon, abertas ao público nos dias 02 e 03/06, às 15h.
No dia 23/06, ainda durante o período da mostra, haverá o lançamento do livro “Condenados - no meu país, minha sexualidade é um crime”, às 19h, no Auditório do Dragão do Mar, contendo todos os autorretratos e depoimentos dos envolvidos, seguido de debate em torno da temática “Os Direitos Humanos e a homossexualidade no Brasil e no mundo”. Ainda acontecerão outros dois encontros com as abordagens “Saúde física e psíquica das minorias sexuais” e “O papel social da arte”, com ilustres convidados, que ocorrerão, respectivamente, nos dias 30/06 e 07/07, também às 19h no Auditório do Dragão do Mar.
Na abertura ao público em geral, aos alunos de escolas das redes particular e pública de ensino, às pessoas em situação de risco social e aos portadores de necessidades especiais, o atendimento será monitorado por jovens com prática formativa em exposições. O intuito das ações é compartilhar, pela conscientização e envolvimento, o processo que resultou nessa investigação sociológica do jornalista francês que, ao escolher, por acaso, um site de encontros na WEB, Castetbon viu ser possível contatar homens em quase todos os países onde a homossexualidade é proibida e condenada por leis, levando-o a entender melhor como se integram os desejos de relacionamentos diante da ilegalidade proibitiva. Tanto que, ao se exibir, a maioria dos retratados esconde os rostos com as mãos ou com outros artifícios, defendendo suas identidades. Ao criar uma relação de confiança, Castetbon conseguiu a cooperação de todos, que lhe cederam as imagens e depoimentos.
O jornalista e fotógrafo mostra como esses homens, condenados ao terror, humilhação, exclusão, prisão e violência, fuga ou morte, convivem com regimes de opressão e perseguição, e como a internet virou um escapatório alento. Nesse espaço de liberdade temporária, puderam encontrar certo conforto, conversar com pares e afins, quebrando a solidão, o silêncio e, quem sabe, até se apaixonarem.
A exposição reforça o papel social que a arte tem, de provocar discussões e reflexões que contribuam positivamente na formação e desenvolvimento dos cidadãos, melhorias na qualidade de vida, fortalecendo as relações de tolerância e boa convivência com as diferenças. Já que, historicamente, a arte tem sido responsável por inúmeras transformações de comportamento e costumes nas sociedades.

SERVIÇO: Exposição “Condenados – no meu país, minha sexualidade é um crime”

Abertura para convidados e imprensa: 14/05 (quinta-feira), a partir das 17h

Visitação: De 14/05 a 08/07/15, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, aos sábados, de 8h às 12h. Entrada franca.

Visitas guiadas com o curador: 02 e 03/06, às 15h.

Local: Espaço Cultural Correios Fortaleza (R. Senador Alencar, 38 – Centro – Fortaleza). Telefone: (85) 3255-7262

Lançamento do livro “Condenados – no meu país, minha sexualidade é um crime” e ciclo de debates: 23/06, às 18h (livro) e às 19h “Os Direitos Humanos e a homossexualidade no Brasil e no mundo” (debate); 30/06, às 19h “Saúde física e psíquica das minorias sexuais” (debate); e 07/07, às 19h “O papel social da arte” (debate)

Local: Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (R. Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema - Fortaleza). Telefone: (85) 3488-8600

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.