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Em debate realizado na manhã deste sábado, 4/7, professores cearenses definiram mobilização em apoio a um novo projeto de lei que visa à ampliação do acesso a mestrado e doutorado para a categoria. O projeto de lei, proposto pelo deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE), amplia o acesso a cursos de pós-graduação, estabelecendo a criação de novos cursos em regime de colaboração entre municípios e estados, para professores da educação básica (educação infantil, ensino fundamental e médio) de rede pública. Os cursos serão direcionados às áreas de Física, Química, Matemática, Letras, História, Biologia, Geografia, Educação Física, Filosofia, Sociologia, Artes e Educação, com duração de dois anos.
O projeto, que também determina que sejam oferecidas bolsas de estudo para docentes e orientadores e que haja cooperação entre as instituições públicas de ensino superior, recebeu o apoio de professores cearenses na reunião convocada pelo deputado Chico Lopes, na manhã deste sábado, contando com a participação do presidente do Sindicato Apeoc, Anízio Melo, e da professora Marisa Aquino, assessora da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc), além de professores da rede pública e de representantes da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES).
“O projeto tem o objetivo de ampliar o acesso dos professores da educação básica a oportunidades de cursar mestrado e doutorado, indo além da especialização e fazendo pós-graduação na mesma área do conhecimento trabalhada por eles na sala de aula”, aponta Chico Lopes, ressaltando que, assim, os professores cursariam mestrados profissionais aprimorando-se nas disciplinas que ensinam e tendo o compromisso de, concluído o curso de pós-graduação, permanecer em sala de aula, em benefício do aluno.
“A ideia é que esse professor, após ter tido acesso a um mestrado ou doutorado, possa beneficiar o estudante com os conhecimentos e experiências adquiridos nessa nova formação”, ressalta o deputado, frisando que, como encaminhamentos da reunião deste sábado, será agendado um debate ampliado com professores no Sindicato Apeoc e serão solicitadas audiências com os secretários estaduais de Educação, Maurício Holanda, e de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Inácio Arruda, para evoluir no debate sobre o projeto de lei e a busca de facilitar o acesso desses professores a cursos de mestrado e doutorado.
"Posteriormente, quando tivermos maior mobilização, solicitaremos audiência com o ministro da Educação, para levar essa sugestão e reforçar a importância desse tema para os professores e os estudantes", complementou Chico Lopes.
Marisa Aquino, professora e assessora da Seduc, elogiou a proposta, parabenizou o deputado Chico Lopes pela iniciativa e apontou que “quase 70% dos professores têm especialização, mas a reivindicação da categoria é o acesso a mestrado e doutorado, sem ter que morar fora do Ceará para isso”. Reforçou que a Secretaria está à disposição para o debate.
Apoio da Apeoc
O professor Anízio Melo, presidente do Sindicato Apeoc, destacou a importância da iniciativa e atendeu prontamente a solicitação de realização de um debate ampliado sobre o projeto de lei, a ser promovido no Sindicato. Também lembrou que está sendo formada uma comissão para debater a regulamentação da cessão de professores para pós-graduação no Estado e que o atual cenário econômico pode representar um empecilho à ampliação do acesso à pós-graduação para professores da educação básica, neste momento.
“Mas é preciso construir a luta. Durante muito tempo também se falava que “um terço” (da carga horária dos professores para atividades extrassala, direito conquistado por emenda de Chico Lopes à lei do piso salarial do magistério) era difícil de conquistar, e conquistamos”, ressalvou.
Sugestões e contribuições
Durante o debate, a estudante Yara destacou que a infraestrutura das escolas também precisa ser reforçada, para permitir melhor desempenho dos professores que retornarem dos cursos de mestrado e doutorado.
O professor Vagner elogiou o projeto e apontou eu a ampliação do acesso público à pós-graduação, prevista pela iniciativa do deputado Chico Lopes, será “muito importante para combater as máfias que existem na formação do professor no Interior do Estado, que sugam o dinheiro público para as Prefeituras, que precisam cumprir a lei da formação continuada”.
O professor Eudston sugeriu incluir a área de conhecimento de Artes entre as que poderão ter professores beneficiados com bolsas para pós-graduação, o que foi imediatamente acatado pelo autor da matéria, deputado Chico Lopes.
Expectativa por acesso ao mestrado
A professora Tânia Sampaio fez questão de manifestar seu entusiasmo com a possibilidade de, após toda uma vida dedicada ao magistério, ter acesso ao mestrado. “Tenho 53 anos e continuo na expectativa de uma oportunidade de fazer meu mestrado. Sei o quanto isso melhora a sala de aula. Não se admite um professor sem uma formação continuada. Não tem condições”, afirmou.
“Cheguei em sala de aula em 1985. Hoje é totalmente diferente. Quando você imaginaria que teria uma sala com cada aluno com um celular na mão? Já estou quase me aposentando, mas ainda estou sedenta desse mestrado, dessa formação”, testemunhou.
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